TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICA PEDAGOGICO NA ORGANIZA~ÇAO ESCOLAR

Monografias: A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICA PEDAGOGICO NA ORGANIZA~ÇAO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido como Projeto Educativo é um documento democrático, dinâmico e contínuo de reflexão, é elaborado coletivamente pela escola em sua unidade e deverá contemplar a parceria de toda a comunidade, tornando de suma importância, pois une a direção, professores equipe escolar e alunos e seus familiares, com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição e direcionar suas ações e intenções de melhorar cada vez mais, tornando uma ferramenta de apoio para todos na organização da escola.

DESENVOLVIMENTO

O projeto busca uma direção, é uma ação coletiva e intencional e é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão.

Ele possui uma intencionalidade e retrata a identidade da escola. É ele que indica a direção, o norte, os rumos da escola. É por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.

Para a construção do projeto é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico que vai além de agrupamento de planos e ensino e de atividades diversas, o projeto não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

Para que se possa falar de um projeto impregnado por uma intencionalidade significadora, impõe-se que todas as partes envolvidas na prática educativa de uma escola estejam profundamente integradas na constituição e vivenciarão dessa intencionalidade. [...] para tanto, impõe-se que toda a comunidade escolar seja efetivamente envolvida na construção e explicitação dessa mesma intencionalidade (SEVERINO, 1998, p. 89).

O Projeto Político-Pedagógico é o instrumento balizador para o fazer educativo e, por consequência, expressa a prática pedagógica das instituições e dos cursos, dando direção à gestão e às atividades educacionais.

Por meio do projeto pedagógico em ação, se formarão as personalidades dos alunos e se fortalecerá cada um dos membros da escola que, consciente dos objetivos a serem trabalhados, seu significado e os valores que o sustentam, reavaliarão, na própria prática, as suas vidas e as suas prioridades. Reside aí, neste processo de gestão da educação, o grande valor da construção coletiva e humana do projeto pedagógico formador (FERREIRA 2001, p. 112).

CONCLUSÃO

Neste estudo, foram traçadas reflexões acerca da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Os resultados indicam que é um processo de planejamento participativo, dinâmico, político e flexível, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, visando uma educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com