TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Solos

Artigo: Os Solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

O Solo da Floresta Amazônica

É pobre em nutrientes. A fertilidade está associada à decomposição das folhas, que é rápida e enriquece o solo com nutrientes. A acumulação de materiais orgânicos, porém, dá-se na parte superficial do solo e os nutrientes são rapidamente aproveitados pelas plantas.

O solo da Caatinga

A Caatinga tem o solo raso, rico em minerais, mas com pouco húmus, já que a decomposição é prejudicada pelo calor e pelo excesso de luz. As muitas rochas na superfície e o solo rico em areia prejudicam a retenção de água durante a época das chuvas. Por isso, muitas plantas têm raízes profundas e bem ramificadas para conseguir alcançar as reservas de água subterrânea.

O solo dos Campos

Apresenta baixa concentração de nutrientes e é sensível à erosão, pela falta de plantas de grande porte que podem sustentá-lo melhor. Na região Sul do Brasil, as áreas cultivadas com arroz, milho, trigo e soja, sem preparo adequado, vêm causando a arenização.

O solo do Pantanal

Na superfície, o solo é muito fértil graças à grande quantidade de húmus trazido pelas cheias dos rios. As plantas da região são adaptadas para sobreviverem ao período das cheias.

O solo do Cerrado

Tem cor vermelha ou vermelho-amarelada, é bem permeável e drenado, graças à sua grande porosidade. A quantidade de materiais orgânicos neste solo é baixa e, durante a seca, a decomposição do húmus é muito lenta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com