TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os distintos usos do solo na area central da cidade de Poços de Caldas MG

Por:   •  30/8/2016  •  Artigo  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

Tendo em vista a inter-relação econômica e socioespacial entre a urbanização e as atividades comerciais, Cleps (2004, p. 128) descreve que:

“A urbanização foi um importante instrumento para ampliar a capacidade do comércio, pois, à medida que a cidade se expandia, criavam-se novos pontos de atração para a localização dos novos tipos de estabelecimento comerciais, ou seja, novas centralidades.“

O município de Poços de Caldas, com uma população de 163 mil habitantes (IBGE, 2015), é considerado, dentro da rede urbana brasileira, como um “centro sub-regional”, e exerce significativa influência sobre municípios dos estados de Minas Gerais e de São Paulo (IBGE: REGIC, 2007). Por seu contingente populacional e por seu papel na rede urbana, Poços de Caldas é uma “cidade média”, e possui expressiva diversificação econômica, sendo as principais atividades produtivas as indústrias, a extração mineral, o turismo, o comércio e as prestações de serviços.

O objetivo deste trabalho é demonstrar como a área central de Poços de Caldas, que historicamente tem no turismo uma atividade de significativa importância para a economia e as relações socioespaciais, atualmente apresenta uma diversidade de usos do solo, que reflete o crescimento populacional, as dinâmicas de apropriação do espaço, e o aumento da importância da cidade na rede urbana regional.

Anais da 4ª Jornada Científica da Geografia UNIFAL-MG

30 de maio a 02 de junho de 2016

Alfenas – MG

www.unifal-mg.edu.br4jornadageo

399

No contexto da área central de Poços de Caldas, serão elucidadas a presença de um comércio diversificado, e a formação de “coesões” atreladas ao turismo e a prestação de serviços no setor de saúde, que apresentam como indutores, respectivamente, o conjunto formado pelo Parque Afonso Junqueira e a Praça Pedro Sanches para o turismo, e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas para os serviços de saúde. Assim, para atingir os objetivos propostos neste trabalho, foram realizadas análises no plano diretor municipal de Poços de Caldas, as consultas bibliográficas e em recursos cartográficos, a produção de imagens, e os trabalhos de campo em distintos setores da área central da cidade, em especial os que apresentam formações de coesões atreladas ao turismo e aos serviços de saúde.

A área central da cidade de Poços de Caldas

Historicamente os atrativos turísticos estão alocados na área central de Poços de Caldas, tais como as fontes de águas termais, os balneários hidrotermais (Termas Antônio Carlos e Balneário Mário Mourão) e o teleférico. Tal situação propiciou, desde o final do século XIX, a implantação de hotéis, restaurantes e espaços para práticas culturais, de eventos e de recreação, neste setor da cidade, o que favorece a interação dos visitantes com o cotidiano dos moradores (ANDRADE, 2011).

No centro da cidade, além dos atrativos e dos estabelecimentos de hospedagens e de alimentação, existe uma expressiva infraestrutura de apoio a atividade turística, composta por agências de receptivo, feiras de artesanato, lojas especializadas em produtos locais e regionais, mercado municipal, e opções variadas de entretenimento, tais como salas de cinema, teatros e centros culturais, bares com música ao vivo, museu, dentre outras .

Poços de Caldas possui relevante importância para a rede urbana regional, provendo produtos e serviços para seus moradores e para os oriundos dos espaços urbanos e rurais circunvizinhos. A maior parte dos estabelecimentos comerciais e de prestações de serviços está alocada na área central, onde também se encontram os principais atrativos e estabelecimentos de apoio a atividade turística. Esta situação colabora para que o centro da cidade se estabeleça como um espaço de vivências de moradores e visitantes, e, devido a isso, apresente distintas funções produtivas, socioculturais e político-administrativas, que se materializam na paisagem urbana, por meio de edificações, terminais de transportes, praças, vias, monumentos e fontes.

A população municipal, entre 1950 e 2015, cresceu de 25.237 para 163.677, sendo 97,6% urbana (IBGE: Censo Demográfico 1950; Estimativa Populacional, 2015). Com isso, a disputa pelo espaço e os resultados de suas modificações funcionais, refletem tanto na verticalização, com a difusão de prédios para fins habitacionais e de prestações de serviços na área central (figura 2), mas também em bairros como Jardim dos Estados, Country Club e Quisisana, quanto na expansão urbana em direção às zonas sul, leste e oeste. Concomitante a estes processos, o centro de Poços de Caldas se consolidou como espaço para circulação, consumo de produtos e serviços, entretenimento, moradia, dentre outros fins.

A prioridade para a implantação de estabelecimentos comerciais, em Poços de Caldas, se dá geralmente na localização central ou em suas proximidades, devido aopotencial da área e a relação com o crescimento urbano, assim como as facilidades de acesso pelos meios de transportes. Verifica-se, assim, os aspectos que contribuem para a maior atração de comerciantes e consumidores, gerando um melhor gerenciamento da área, criando centros comerciais, galerias, edifícios de escritórios, agregando uma coesão no espaço voltado ao comércio diversificado e necessário a cidade média, como bancos, comércios locais, grandes redes de franquias e comércios de necessidades comuns, lojas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com