TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INVESTIGAÇÃO DO USO DE AMOXICILINA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

INVESTIGAÇÃO DO USO DE AMOXICILINA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Grupo 3

Lucas Viana

Maísa Junqueira

Yasmine Meneses

1 Introdução

1.1 Problematização

A Amoxicilina é uma penicilina semi-sintética, divergindo da ampicilina apenas por apresentar a hidroxila em vez do hidrogênio. Como apresenta o grupo amino, seu espectro de ação é amplo, tendo, em relação à ampicilina, maior biodisponibilidade e contando que a presença de alimentos não interfere em sua absorção. É ácido-resistente, mas como sofre inativação das beta-lactamases produzidas por várias bactérias, é ingerida apenas por via oral, na forma triidratada (KOROLKOVAS e FRANÇA, 2008)

Wannmacher (2004) alerta que o gasto com antibióticos, no Brasil correspondem a 12% do total das prescrições ambulatoriais, chegam a 15 bilhões de dólares, anualmente, grande parte usado de forma incorreta, como por exemplo, para tratar infecções de etiologia viral. A autora ainda menciona que, além de muitos médicos desconhecerem a aplicação e a ação dos antibióticos, também sofrem pressões dos fabricantes, no sentido de que prescrevam os medicamentos mais recentes e mais caros e também dos planos de saúde, para que não solicitem exames de alto custo, como as culturas.

Segundo Matias (2001) a automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas.  As causas para automedicação são inúmeras, dentre tantas podemos facilmente citar algumas como a grande impossibilidade de uma boa parte das pessoas terem um acesso ao atendimento médico, seja por questões financeiras ou por próprio hábito de tentar solucionar os problemas de saúde corriqueiros tomando por base a opinião de algum conhecido mais próximo.

1.2 Pergunta de pesquisa

        Quais são as orientações recebidas pelo usuário de amoxicilina? Quem orientou? Quem prescreveu?

1.3 Objetivo

Investigar o perfil de tratamento com o antibióticos Amoxicilina na cidade de Campos dos Goytacazes. Buscando saber se sua orientação está correta, dosagem, para que doença, seus efeitos colaterais e medicamentos semelhantes. Enfatizando a importância na orientação do uso racional de medicamentos, principalmente das classes de antibióticos e seus malefícios a longo prazo.

1.4 Hipótese

        Os pacientes que chegam nas drogarias para comprar o medicamento nem sempre recebem orientações corretas da forma de uso e de armazenamento. Usuário sem receitas justificando sua utilização muitas vezes de forma errônea e indevida. Também com receitas com dosagens incorretas. E uso por tempo excessivo podendo acarretar em resistência bacteriana.

1.5 Justificativa

Este estudo poderá servir como base para elaboração de programas para orientação sobre amoxicilina e cumpra como facilitadores do conhecimento, para a conscientização sobre uso indiscriminado de antibióticos.

2  Referencial teórico

2.1 Automedicação

2.1.1 Conceito

Segundo o Conselho Federal de Farmácia a automedicação é conceituada como a pratica de ingerir substancias de ação medicamentosa sem o aconselhamento ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado.  Ocorre quando o indivíduo sem competência analisa por si próprio sua necessidade de medicamentos, seja por verificação de eficiência anterior ou por indicação de outra pessoa não qualificada.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) afirma que no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), todo ano, cerca de 20 mil pessoas morrem, no País, vítimas da automedicação (Haak, 1988, Villarino Et Al., 1997, Casa Grande Et Al., 2004 apud Conselho Federal de Farmácia, 2016).

Certo nível de automedicação pode ser considerado aceitável desde que ocorra de forma responsável. Este nível de automedicação pode ser benéfico para o sistema público de saúde. Como por exemplo dores de cabeça, muitas vezes resultante de estresse e cansaço, cólicas menstruais ou abdominais.

2.1.2 Complicações

2.1.2.1 Intoxicação

Vai depender da quantidade de tempo que a droga foi usada e a mesma dose. Isto pode levar a reações secundárias graves, como parte dos sintomas comuns. No entanto, nenhum dos sintomas deve ser ignorado, porque pode levar a complicações graves se não forem tratadas a tempo. Como:

  1. Erupções
  2. Coceira e inchaço
  3. Inflamação
  4. Náusea
  5. Problemas digestivos
  6. Descamação da pele das mãos e pés
  7. Desenvolvimento de bolhas e feridas na boca, nas costas e nos órgãos genitais
  8. Apreensões
  9. Falta de ar
  10. Congestão nasal
  11. Dor na região abdominal
  12. Escurecimento da urina
  13. Sangue nas fezes
  14. Enfraquecimento do fígado
  15. Infecções fúngicas
  16. Inicio de doença renal

2.2 Antibiótico

2.2.1 Conceito

 Os antibióticos foram primeiramente definidos como substâncias químicas produzidas por várias espécies de microrganismos, vegetais e animais, que impedem o crescimento de outros. Contudo, o desenvolvimento da indústria farmacêutica viabilizou a síntese de antibióticos de origem semissintética e sintética.

Os antibióticos são usados para melhorar uma infecção e eliminar ou diminuir o crescimento bacteriano. Porém há riscos de que com o tratamento venha reações desagradáveis tais como: resistência bacteriana e interação medicamentosa

2.2.2 Amoxicilina

A amoxicilina é uma penicilina semissintética de acordo com Goodman e Gilman (2006 apud Scarcela, Muniz, Cirqueira 2011), as concentrações plasmáticas máximas são alcançadas em cerca de duas horas, sendo média de 4g/ml, a cada 250mg. A maior parte da dose é excretada em uma forma ativa na urina.[pic 1]

As indicações são para o tratamento de infecções do aparelho respiratório, como bronquite, faringite bacteriana, otite média aguda e sinusite, bem como para doenças gonocócicas e febre tifóide. Pode ser usada para tratamento de infecções de feridas causadas por queimaduras da pele e do tecido mole, do trato biliar e do trato geniturinário.

A Amoxicilina é contra-indicada para quem for sensível às penicilinas, na gravidez, na lactação, insuficiência renal, mononucleose infecciosa e infecções causadas por estafilococos penicilino-resistentes e nas produzidas por bacilo piociânico, riquétsias e vírus. O alopurinol administrado concomitantemente com Amoxicilina aumenta o risco de acidentes cutâneos; com heparina ou anticoagulantes orais altera a coagulação do sangue; junto com betabloqueadores aumenta o risco de choque anafilático, sendo que o cloranfenicol diminui o seu efeito e quimioterápicos bacteriostáticos interferem no seu efeito bactericida (KOROLKOVAS e FRANÇA, 2008 apud Scarcela, Muniz, Cirqueira 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com