TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS EROSIVOS NA ÁREA CENTRAL URBANA

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

Escola Estadual Presidente Vargas

DISCIPLINA DE INICIAÇAO CIENTIFICA

PROFESSORA IZAMARA

O que sabemos é uma gota.

O que ignoramos é um oceano.

(Isaac Newton)

ANÁLISE AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS EROSIVOS NA ÁREA CENTRAL URBANA NO MUNICÍPIO DE JARDIM – MS.

DOURADOS - MS

2017

Luanna Maciel, Laís Duarte,Stefany Lauren

ANÁLISE AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS EROSIVOS NA ÁREA CENTRAL URBANA NO MUNICÍPIO DE JARDIM – MS.

DOURADOS - MS

Novembro de 2017

ANÁLISE AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS EROSIVOS NA ÁREA CENTRAL URBANA NO MUNICÍPIO DE JARDIM – MS. [1]

                                                                                 

                                                             

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo geral identificar e analisar o processo de erosão do córrego Grotão, buscamos através deste estudo tratar da fragilidade ambiental da relação relevo-solo e dos graus de proteção pertinentes ao uso da  terra,  demonstrando a sua repercussão sobre os processos erosivos na área central urbana do município de Jardim/MS. Associado aos processos erosivos atuais, buscamos dados fundamentais para os estudos de planejamento ambiental e recuperação da área degradada, que se encontra próximo a nascente, localizada entre a Av. Cel. Stuck e a Rua 1º de Maio, visando à recuperação da área, em função do uso e ocupação inadequados do solo surgem desmoronamentos, solapamentos por ocasião do período de fortes chuvas que acabam causando destruição de toda ordem e a intensa ocupação dos terrenos próximos às ocorrências erosivas, favorecendo o assoreamento do leito do córrego.

Palavras chaves: Área degradada, erosão, planejamento ambiental, área urbana.

INTRODUÇÃO

O campo de pesquisa da Análise Ambiental é uma perspectiva que vem sendo utilizadas pela maioria das chamadas ciências ambientais e sua importância vem crescendo com a conscientização progressiva dos problemas relativos à conservação e uso adequado do potencial ambiental. O homem, através de uma ação ou de um empreendimento pode provocar impactos no ambiente degradando-o ou destruindo-o, às vezes, de forma irreversível. Para reverter essa situação, é preciso reunir vários especialistas que poderão oferecer soluções paliativas ou totalmente satisfatórias.

O estudo da degradação ambiental não deve ser realizado apenas sob o ponto de vista físico. Na realidade para que o problema possa ser entendido de forma global, integrada, devemos levar em conta as relações existentes entre a degradação ambiental e a sociedade causadora dessa degradação que, ao mesmo tempo, sofre os efeitos e procura resolver, recuperar e reconstituir as áreas degradadas (Cunha & Guerra, 2003).

O escoamento se processa através de um canal central desenvolvendo erosão concentrada, gerando ravinamentos e sulcos.  A declividade do terreno, as formas do relevo, regularidade e extensão do declive têm influência direta na intensidade da erosão.

Segundo GÓES (1994), áreas de encostas cujos solos sofreram e sofrem por ações antrópicas irracionais apresentam riscos de erosão do solo. Tal risco varia de acordo com os níveis de instabilidade ambiental e o grau de erosão do solo. O rápido processo de erosão do solo pode ser ampliado por um conjunto de fatores (chuva, escoamento, solo, encosta, cobertura vegetal e práticas conservacionistas).

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

.[pic 1]

A área analisada está localizada entre a rua 1º de Maio e rua Marechal Rondon com uma extensão de aproximadamente 100m.

Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios). De acordo com a figura 01.

[pic 2]

A nascente ideal é aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, localizada próxima do local de uso e de cota topográfica elevada, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia.

Por se tratar de uma nascente, e dada à degradação em sua mata ciliar bem como em seu solo, a área não apresentava condições de se recuperar naturalmente. O trabalho consistiu de análises de campo, onde foi detectada a degradação do solo em uma nascente pelo pisoteio do gado, a ocupação por habitações e a degradação da mata ciliar.

Pode se observa que a ocupação humana do solo apresenta o fator decisivo na aceleração dos processos erosivos, que são comandados pelos seguintes fatores naturais: volume d’água que atinge o terreno e sua distribuição no tempo e espaço; cobertura vegetal; tipo de solo/rocha e topografia.

[pic 3]Figura: Início do Leito do Córrego                                              Fonte: MACIEL, H.R, setembro, 2013.

Podemos perceber que um dos fatores que contribui para o aumento da erosão na área é a presença humana, mas que se faz presente por necessidade.

 PROPOSTAS PARA SOLUÇÃO DA ANÁLISE

A proteção das matas ciliares está prevista na Legislação Ambiental Brasileira, contida na Constituição brasileira de 1988 e modificada ao longo dos anos para melhor atender às questões ambientais. No artigo 1º sendo áreas de preservação permanente por lei as áreas “coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. Desta maneira está assegurada por meio da Legislação Ambiental brasileira a importância das matas ciliares em protegerem rios, nascentes e lagos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com