TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os grandes biomas terrestres- Regiões temperadas e frias

Pesquisas Acadêmicas: Os grandes biomas terrestres- Regiões temperadas e frias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  2.661 Visualizações

Página 1 de 6

Os grandes biomas terrestres- Regiões temperadas e frias

A terra compreende várias esferas, intimamente relacionadas entre si. Na verdade, a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera formam um único conjunto- a biosfera ou ‘’esfera da vida’’, que é a parte da terra onde estão os seres vivos.

A biosfera é integrada por grandes conjuntos denominados biomas, termo proposto em 1916 pelo ecologista Clements, para designar ‘’uma comunidade de plantas e animais’’, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. Cada bioma e representado por um tipo de vegetação principal, que lhe confere uma característica visual próprio.

1. Principais biomas do mundo

A distribuição dos biomas terrestres e seus tipos de vegetação e fauna estão estreitamente ligados ao clima, uma vez que são as diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas varias regiões do planeta que facilitavam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida. Desse modo, a cada tipo climático corresponde um bioma, marcado por uma determinada cobertura vegetal.

O relevo, as águas continentais e oceânicas e os solos também influenciam na distribuição dos biomas na superfície da terra. Os biomas, portanto, não se distribuem aleatoriamente, mas conservam certa sequência, tanto no sentido horizontal como no sentido vertical.

Em um mesmo bioma, podemos encontrar vários ecossistemas, marcados pela presença de flora, fauna e clima próprios, como, por exemplo, a floresta Amazônica e a mata Atlântica, que são ecossistemas do bioma das florestas tropicais e que, por sua vez, também possuem diferentes ecossistemas em seu interior.

Entre as diferentes paisagens naturais existentes na superfície da terra, encontramos áreas aonde os elementos naturais vão mudando gradativamente até assumirem as características de outra paisagem.

2. Biomas das regiões temperadas e frias

A tundra, a taiga, a floresta temperada, as pradarias, as estepes e a paisagem mediterrânea são biomas típicos das regiões temperadas e frias.

Tundra

Formada há cerca de 10 mil anos, a tundra é o bioma mais jovem e mais frio da terra. Está associada aos climas da classificação de Koppen. A maior área de ocorrência desse bioma são as regiões próximas do oceano Glacial Ártico. Como a Antártica é quase totalmente recorta por uma calota de gelo, a tundra aparece somente em pequenas áreas nesse continente. Devido à localização dos lugares onde se forma, também é chamada tundra polar.

Nas áreas de tundra polar, os solos permanecem gelados a maior parte do ano, assim como os rios e o lagos. Esse tipo de solo é chamado permafrost. O inverno é extremamente gelado, com temperaturas abaixo de 0°C. Em algumas regiões, essa estação parece ser uma longa noite. Não há quase precipitações; formam-se apenas gelo. Por esse motivo, esse bioma, apresenta-se basicamente como um deserto gelado.

A estação mais quente dura mais ou menos sessenta dias e a temperatura mais alta não ultrapassa 10°C. A tundra, portanto, só cresce nos períodos de degelo. Suas principais espécies são os musgos e os liquens, plantas rasteiras, pois as árvores não sobrevivem nesse tipo de clima. É um ambiente pouco apropriado para a vida humana e para a existência de fauna e flora. Apenas as áreas de tundra no hemisfério norte são habitadas por humanos.

Alguns cientistas consideram existir também a tundra alpina, que ocorre em montanhas muito elevadas. A formação de tundra nessas áreas depende, portanto, do fator altitude, que interfere nas temperaturas, deixando-as mais baixas. Na tundra alpina, como a inclinação do terreno não favorece a acumulação de água, o solo não fica congelado. Tanto a tundra alpina quanto a tundra polar possuem ecossistemas cuja composição botânica é influenciada pelas condições do solo e do clima.

Taiga

Também chamada de floresta boreal, porque ocorre no hemisfério norte, entre as latitudes de 50° e 60° N. Nessa região, a incidência dos raios solares é um pouco menos inclinada do que na região da tundra.

Esse é um bioma típico das áreas de clima temperado continental, com invernos muito rigorosos, queda de neve e verões quentes. Nas áreas de taiga, os solos, de modo geral, são pouco férteis e congelam no inverno. Porém, sob as temperaturas mais altas do verão, os solos descongelam em sua camada superficial.

Podemos dizer que a taiga é uma floresta homogênea, pois é formada quase só por coníferos, como os pinheiros, que possuem folhas aciculifolidas, resistentes ao frio e perene. Cobre grandes extensões da Rússia, do Alasca, da Noruega, da Suécia, da Finlândia e do Canadá. Na Escandinávia e no Canadá alimenta importantes indústrias madeireiras de papel e celulose, das quais a madeira que fornece é a principal matéria- prima.

Floresta temperada

A floresta temperada recobria áreas que hoje são as mais povoadas da superfície terrestre- Europa, China, Japão e leste da América do Norte. No hemisfério sul, pode ser encontrado na Austrália, na Nova Zelândia e no Chile.

É uma vegetação típica de clima temperado oceânico. Recebe os raios solares com uma inclinação bem menor do que nas regiões frias, portanto nas áreas de ocorrência dessa floresta as temperaturas são mais altas. As estações do ano são bem divididas: o inverno é frio, com queda de neve, e os verões são quentes e chuvosos. É uma floresta decídua, perde folhas no inverno. No outono,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com