TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAR E DESENVOLVER O TERRITÓRIO E A REGIÃO (SBPC 2013)

Casos: PLANEJAR E DESENVOLVER O TERRITÓRIO E A REGIÃO (SBPC 2013). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAR E DESENVOLVER O TERRITÓRIO E A REGIÃO (SBPC 2013)

No segundo dia da 65ª Reunião Anua da SBPC 2013 realizou-se no Centro de Ciências Biológicas da UFPE a mesa redonda intitulada: Planejar e desenvolver o território e a região. Esta mesa foi coordenada pela professora da UFPA Edna Maria Ramos de Castro, e contou ainda com a participação dos professores: Tania Bacelar de Araújo (UFPE), Rainer Randolph (UFRJ) e Tania Maria Diederichs Fischer (UFBA). A mesa teve inicio às 9:00hs e foi até às 11:30hs da manhã do dia 23 de julho de 2013.

No decorrer das falas de cada participante puderam-se adquirir grande conhecimento a respeito de como se deu o planejamento regional no Brasil, como ocorre este planejamento nos dias atuais e quais as perspectivas para o futuro. A professora do Departamento de Geografia da UFPE, Tânia Bacelar, fez um levantamento histórico das fases de desenvolvimento do país, enfatizando os planos econômicos, como o plano de metas, os Planos nacionais de desenvolvimento (PNB I e PNB II), o plano cruzado e o plano real. A mesma salientou ainda a importância que as superintendências regionais (SUDENE, SUDESUL, SUDAM, SUDECO e SUFRAMA) tiveram no desenvolvimento do país.

Foi destacado ainda a heterogeneidade econômica, fisiografica e cultural existente em todo território brasileiro, e por isso a necessidade de planos e programas de desenvolvimento que atenda estas diferenças. Utilizou-se como exemplos os programas que foram desenvolvidos na Região Nordeste do Brasil, como a criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), da CHESF (Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco), e da CVSF (Comissão do Vale do São Francisco). Tais iniciativas se deram devido a grande desigualdade entre as regiões no Brasil, visto que as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste estavam em meados do século XX estagnadas economicamente se comparadas às regiões sul e sudeste.

Em seguida falou-se das atuais abordagens do planejamento regional, com destaque para o desenvolvimento sustentável. Desenvolver com sustentabilidade é uma característica que passa a fazer parte dos atuais planos regionais, destacaram-se no debate os planos de desenvolvimento sustentável no semiárido e também na fronteira agrícola brasileira. Além disso, foi ressaltado ainda como estratégias para o planejamento territorial no Brasil, a importância dos arranjos produtivos locais e do desenvolvimento de áreas rurais.

No fim do debate foi ressaltado a necessidade de pensar um desenvolvimento futuro, onde possa-se unir o geral ao local, a partir da adoção de metodologias que possa integrar estas escalas. A mesa redonda foi de grande importância para os alunos de Geografia e áreas afins, pois através dela pôde-se conhecer como se deu o processo de planejamento regional no Brasil, e ainda instigar a pesquisa no assunto afim de buscar alternativas para um desenvolvimento mais integrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com