TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagem Na Geografia

Trabalho Escolar: Paisagem Na Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  820 Visualizações

A PAISAGEM NA GEOGRAFIA

Paisagem: unidade visível caracterizada por fatores de ordem social, cultura e natural em que o passado e o presente estão representados, ou seja, tudo aquilo que se vê num lance de olhar.

Representa uma determinada visão que temos dos lugares, e que nem sempre são belas e encantadoras.

A paisagem representa o espaço

Sempre que o espaço se transforma, as paisagens que o representam também mudam. Isso acontece porque as paisagens são os retratos de um determinado momento. Em alguns casos essas transformações são rápidas em outros levam muito tempo para acontecer. Por isso, podemos afirmar que a paisagem representa um espaço dinâmico.

As diferentes paisagens

Podem ser classificadas de acordo com os elementos que as compõe, de maneira geral elas podem ser paisagens naturais e humanas:

• Naturais: referem-se aquelas em que predominam os elementos naturais.

• Humanas: se caracteriza pelo predomínio das interferências dos seres humanos.

Atualmente restam pouquíssimas paisagens naturais, assim hoje classificamos de acordo com as características mais marcantes e resultantes do processo de organização do espaço pelos seres humanos.

Paisagens intensamente humanizadas: são aquelas em que a ação do homem é intensa, predominando as construções, a agropecuária ou a mineração. Exemplos: grandes cidades.

Paisagens pouco humanizadas: são aquelas em que a ação humana não transformou intensamente os elementos naturais. Ex.: as áreas de florestas nas quais se desenvolvem o extrativismo.

Paisagens indiretamente humanizadas: aquelas em que o ser humano, mesmo sem ter contato direto interferem moderadamente. Ex. Antártica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com