TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Park Lagos

Trabalho Escolar: Park Lagos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. ÍNDICE DE ILUSTRAÇÃO................................................................................03

2. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

3. MEIO AMBIENTE .............................................................................................. 05

4. IMPACTO AMBIENTAL ...................................................................................06

5. RESOLUÇÕES ....................................................................................................07

6. PROJETO ANALISADO.....................................................................................09

7. ESPECIFICAÇÕES .............................................................................................10 7.1 Problemas analisados antes da construção ........................................... 11 7.2 Sobre Sambaquis ...................................................................................... 11 7. INFRAÇÕES APÓS A CONSTRUÇÃO .............................................................13 8. DIAGNÓSTICO......................................................................................................15 9. CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS ...........................................................16 9.1 Positivos......................................................................................................16 9.2 Negativos....................................................................................................16 9.3 Nulos...........................................................................................................17 10. CONCLUSÃO.......................................................................................................17 11. BIBLIOGRAFIA..................................................................................................19

ÍNDICE DE ILUSTRAÇÃO

Figura 1 – Vista aérea do terreno antes da construção.......................................................09

Figura 2 - Planta baixa do Shopping park Cabo Frio.........................................................11

Figura 3 - Ilustração do Shopping Park Lagos Cabo Frio .................................................11

Figura 4 - Vista aérea do Shopping Park Lagos Cabo Frio ...............................................15

1. INTRODUÇÃO

Não há um conceito nascido por alguém que seja o primeiro ou o último, e não há limites para expressar este contexto tão fascinante e misterioso deste mundo social e ambiental ilimitado que este trabalho aborda. Este mundo do meio ambiente se perde num passado e futuro, e nunca estará estabilizado, encerrado de uma só vez, sempre se modificará no desenrolar das pesquisas subsequentes e futuras.

A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e informações em outros locais.

No âmbito da sociologia, o meio ambiente é o conjunto de todos os fatores materiais ou imateriais que afetam o indivíduo e que vão desde a paisagem até à mentalidade da época. Os sociólogos partidários da teoria do meio ambiente consideram o indivíduo como produto das suas relações sociais.

Já há algum tempo existe uma preocupação com a importância da educação e a relação dos professores de história para elucidar a importância em cuidar deste nosso universo. A ação dos professores e o papel da escola em relação à sociedade têm mudado constantemente, acompanhando as transformações mais gerais e que deram feição às inúmeras práticas de ensino e aprendizagem ao longo do tempo. As iniciativas pedagógicas procuram responder às novas demandas sociais, reorientando as práticas educacionais, revendo conteúdos, metodologias e, claro, a formação de professores, entre outras medidas de interação e mudanças sociais que contribuem diretamente para esta conscientização do cuidado com o meio ambiente.

Em contra partida as necessidades básicas que impulsionam a grande maioria de atividades econômicas implica em um impacto ambiental também. Indústrias energéticas e mineradoras (por exemplo: uma central hidrelétrica ou uma mineração) causam um impacto ambiental acentuado. Os resíduos resultantes das indústrias são normalmente eliminados de três formas: na água, na atmosfera ou em áreas isoladas.

Neste trabalho será abordado o impacto ambiental causado pela construção do Shopping Park Lagos em Cabo Frio, cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro. Será

apresentado o projeto com suas intenções após a conclusão da obra. Algumas controvérsias no decorrer da construção e os aspectos negativos e positivos destes impactos. Será uma análise superficial, tendo em vista que o trabalho enfoca mostrar o diagnóstico destes impactos, esperando este elucidar e mostrar para quem possa interessar a necessidade de estudos pré-eliminares com responsabilidade para que obras de grande, como de pequeno porte, sirvam para melhorar a qualidade local da região analisada.

Sendo assim, o impacto ambiental é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos ao meio ambiente.

2. MEIO AMBIENTE

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.

Encontramos algumas definições na literatura e a título de ilustração colocamos abaixo:

“Conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com