TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos Econômicos

Trabalho Universitário: Planos Econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

Contexto Histórico: Tancredo Neves faleceu e seu vice José Sarney assume a presidência. Sarney visava à implantação de reformas visando estabilizar a economia e obter apoio popular.

PLANO CRUZADO: Primeiro dos planos. Lançado em 28/02/1986. Economia fechada.

Medidas: Troca da moeda nacional-Mil cruzeiros passou a valer um cruzado; e o congelamento de preços e dos salários.

- Congelamento de preços de bens e serviços;

- Reforma monetária, alterando a moeda que passou a se chamar cruzado;

- Criação de um tipo de seguro-desemprego para quem fosse dispensado sem justa causa ou em virtude do fechamento de empresas;

- Salários passam a ser reajustados pelo chamado gatilho salarial, que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.

-Com isso, houve um rápido aumento no poder de compra dos assalariados. Desta forma, houve o forte apoio popular e de economistas dos partidos de oposição.

Fracasso: Comerciantes ficam insatisfeitos devido a escassez dos produtos e por terem que aderir ao congelamento dos preços. Passa a haver a cobrança do ágio (o valor que você paga a mais para ter alguma coisa, quando existe uma concorrência.)

- A inflação volta a subir/descongelamento dos preços: Consequências:

*Cobrança de ágio

*Falta de concorrência dos produtos importados.

*Elevação de preços e nas cotações do dólar em relação a moeda nacional.

*Manutenção do déficit público ( Ciranda financeira)

Plano Cruzado II: Reajustes nas tarifas públicas e forte aumento dos impostos indiretos, reduzindo o poder de compra da população.

Decretada a Moratória’ ( Fazer uma nova dívida para pagar uma antiga), bloqueando imediatamente o ingresso de capital estrangeiro e dificultando negociações com o mercado internacional.

PLANO BRESSER: Segundo plano. Julho 1987.

Contexto Histórico: Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda do Governo José Sarney em abril de 1987 após fracasso do Plano Cruzado. Pouco depois de sua posse, a inflação no Brasil atingiu a marca de 23,21%.

Medidas: Conter o déficit público. Instituiu o congelamento dos preços, dos aluguéis, dos salários.

Para conter o déficit público, foi decidido desativar o gatilho salarial (reajuste dos salários pela inflação), além do aumento de impostos, corte de subsídios do trigo e o adiamento de obras de grande porte já planejadas. O país passou também a negociar com o FMI e suspendeu a moratória.

No entanto, os esforços de Bresser não deram certo. Com isso, o ministro pediu demissão em janeiro de 1988 e foi substituído por Maílson da Nóbrega.

PLANO VERÃO: Janeiro de 1989.

Medidas: Entre as medidas adotadas estavam um novo congelamento, a criação do cruzado novo e o comprometimento de conter os gastos públicos.

Substituto de Bresser na Fazenda, Maílson da Nóbrega lançou no dia 16 de janeiro de 1989. Houve o congelamento dos preços e salários, a criação de uma nova moeda, o cruzado novo, que inicialmente era atrelada em paridade ao dólar.

Plano Collor: Março de 1990.

Contexto Histórico: Anunciado no dia 16 de março de 1990, um dia após a posse do presidente Fernando Collor, o plano foi um conjunto de reformas econômicas que visavam controlar a inflação crescente nos anos anteriores. Oficialmente, o nome do plano era Brasil Novo, mas ficou conhecido popularmente como Plano Collor.

Medidas: Estabilização econômica, baseado no confisco econômico por 18 meses dos depósitos bancários. Esperava reduzir o consumo e frear a inflação.

Entre as medidas adotadas estavam:

- Substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro;

- Congelamento de 80% dos bens privados por 18 meses;

- Taxas elevadas em todas as transações financeiras;

- Fim da maior parte dos incentivos fiscais;

- Preços reajustados por entidades públicas;

- Abertura da economia para o comércio exterior;

- Congelamento temporário dos salários e preços;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com