TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podologia

Artigos Científicos: Podologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.403 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A principal responsabilidade da Ciência do Solo é gerar conhecimento e tecnologia para que o solo se constitua, em termos permanentes, na base dos sistemas de produção de alimentos e de matérias primas.

A Ciência do Solo tem sido responsável por significativa parcela do desenvolvimento de tecnologia, que permite o uso intensivo dos solos, com limitações de vários tipos e graus.

O solo é dividido em camadas horizontais, chamados de horizontes. As características que podem ser levadas em conta para diferenciação dos horizontes dependem do conhecimento da pessoa que está realizando o trabalho e são baseados em alguns critérios como textura, cor, consistência, estrutura, atividade biológica, tipo de superfície dos agregados, etc.

A seguir, faremos um breve estudo de um perfil de solo da nossa região.

ANÁLISE DE PERFIL DO SOLO

RELEVO

O relevo da região pertence à depressão do Jequitinhonha. Caracteriza-se por superfícies modeladas em rochas do complexo cristalino, apresentando aspecto de suaves colinas que descambam para o leste. A topografia do município corresponde em 25% plana, 45% ondulado e 30% montanhoso. Níveis mais elevados aparecem formando serras, como a da Sapucaia, Pontalete, Quatro Patacas, Topete, Oratório, etc. O município apresenta uma altitude de 230 m. O ponto de altitude máxima é de 1.115 m na Serra da Agulha e a altitude mínima é de 208 m na região do São Simão. O relevo varia de suave ondulado ao escarpado, sem posicionamento preferencial das encostas. O material de origem, também como o anterior, pode ter sido fornecido diretamente pela decomposição da rocha local, como proveniente de depósito de movimento de massa. Quanto à predisposição a erosão, apresenta moderada suscetibilidade de degradação, em virtude principalmente dos teores de silte e materiais primários presentes no perfil, além do menor grau de coesão dos agregados. O desmatamento, o uso incorreto e a falta de medidas de controle de erosão pluvial são as causas principais da deflagração dos processos erosivos, que são agravados à medida que a declividade do terreno aumenta. Apresentam como utilização principal a pecuária.

SOLO

Solos minerais bem desenvolvidos, profundo a muito profundos, pouco erodidos, acentuadamente drenados, ácidos, bastante porosos e de fertilidade natural baixa (latossolo vermelho - amarelo).

Também aparecem solos bem desenvolvidos medianamente profundos a profundos, bem moderadamente drenados, porosos, de consistência friável e firme possuindo boas reservas de nutrientes para as plantas (podzólico vermelho - amarelo), associados a minerais pouco desenvolvidos, rasos, bastante suscetíveis à erosão, moderada a acentuadamente drenados e com restrições ao uso agrícola devido a pouca profundidade (solos litólicos).

Existem outras associações que apresentam, como componente dominante, solos rasos, muito suscetíveis à erosão, moderadamente drenados, porosos, permeáveis e possuindo elevada fertilidade natural (combissolo + podzólico vermelho - amarelo).

O solo é rico em minerais, predominando as rochas graníticas, grafites, pedras preciosas e semipreciosas.

VEGETAÇÃO

A cobertura vegetal predominante é o cerrado arbustivo aberto, caatinga e remanescentes de Mata Atlântica, em pequenos pontos isolados. As forrageiras abundantes que constituem a monótona fisionomia atual são capim colonião, meloso e brachiárias.

A atual paisagem, regional, deve-se à ocupação agrícola e ao rápido ciclo de lavouras de subsistência que foram devastando a vegetação florestal estacional semidecídua.

Há ainda a reserva da Mata Escura localizada do outro lado do rio Jequitinhonha, com diversidade de fauna e flora.

DESCRIÇÃO DOS HORIZONTES

• Horizonte O.

Possui grande acúmulo de matéria orgânica, de cor escura e rico em nutrientes.

• Horizonte A.

Acúmulo de matéria orgânica parcialmente Humificada. Observa-se a translocação de materiais para o Horizonte B. Possui muita matéria orgânica.

• Horizonte B.

Possui acúmulo de materiais do Horizonte A. Solo mais intemperizado. Apresenta fertilidade natural muito baixa, agravada pela alta concentração de alumínio; espessura superior a 1,0 m; alto teor de sesquióxidos de ferro e alumínio; baixo teor de materiais primários; acréscimo gradual do teor de argila em profundidade; coloração amarelada a avermelhada; textura média e argilosa; baixa relação silte/argila; boa permeabilidade, e baixa susceptibilidade natural a erosão.

• Horizonte C.

Saprólito (rocha alterada pelo intemperismo), características do material de origem. Rocha rica em minerais primários e sem estrutura desenvolvida. Componentes da rocha original mais resistentes ao intemperismo.

ESPESSURA

• Horizonte O. Aproximadamente 30 Cm.

• Horizonte A. Aproximadamente 1 metro.

• Horizonte B. Aproximadamente 1 metro e meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com