TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empreendedorismo Na Podologia

Ensaios: Gestão Empreendedorismo Na Podologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

A) O que é Hanseníase?

E uma doença infecciosa crônica causada pelo mycobacterium leprae também conhecido como bacilo de Hansen(Parasita intracelular).

A predilação pela pele e nervos periféricos confere características peculiares a está moléstia, tornando o seu diagnóstico simples.

O Brasil continua sendo o segundo país em número de casos no mundo, após a Índia.

Aproximadamente 94% dos casos conhecidos nas Américas e 94% dos novos diagnosticados são notificados pelo Brasil.

A hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase no Brasil é feito nos Centros Municipais de Saúde (Postos de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.

A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença,6meses para a forma mais branda e 12 meses para a forma mais graves.

Quais as formas que ela apresenta?

 Hanseníase indeterminada: forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos e para as outras formas da doença em cerca de 25% dos casos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com

diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças.

 Hanseníase tuberculóide: forma mais benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorrem alterações nos nervos próximos à lesão, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.

 Hanseníase borderline (ou dimorfa): forma intermediária que é resultado de uma imunidade também intermediária. O número de lesões é maior, formando manchas que podem atingir grandes áreas da pele, envolvendo partes da pele sadia. O acometimento dos nervos é mais extenso.

 Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa): nestes casos a imunidade é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos). Órgãos internos também são acometidos pela doença.

B) Quais formas irão acometer os nervos periféricos.

O acometimento dos nervos periféricos pode se dar antes, durante ou após o tratamento.

Um dos principais troncos nervosos periféricos acometidos na Hanseníase e as pernas acometendo o nervo fibular comum e ramificações, e o nervo posterior, com comprometimento dos pés.

Fonte de Pesquisa:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0037-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com