TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

População Brasileira

Artigo: População Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

A população brasileira

O que é população?

População é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de um país, território, região, cidade, bairro, etc. Por exemplo: podemos falar, em população mundial, população brasileira, população paranaense, população curitibana, etc.

Uma área do conhecimento que estuda a população nos seus mais variados aspectos é a demografia (demo vem do grego e significa povo) é sinônimo de populacional. Assim, os estudos demográficos abrangem uma série de temas relacionados à população tais como: crescimento, distribuição por faixas de idade e pelos setores da economia, preconceito racial, deslocamentos espaciais (migração), distribuição pelo território, etc.

Em todos esses temas, as análises demográficas consideram causas e conseqüências dos processos ou dos fatos, procurando apontar os problemas e as possíveis soluções, essas informações são agrupadas em censos demográficos, que no Brasil são realizados, a cada dez anos, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos censos, são feitas algumas estatísticas sobre a população do país.

De acordo com o número total de habitantes e com o tamanho do território que ocupa, uma população pode ser reconhecida de duas maneiras:

● População absoluta, que é o número total de habitantes de um país, estado, cidade, etc.

● População relativa ou densidade demográfica, indica a concentração de habitantes por quilômetro quadrado. A densidade demográfica é obtida dividindo-se a população absoluta (número total de habitantes) pela área territorial (em quilômetros quadrados) indicando quantas pessoas, em média, vivem em cada quilômetro quadrado do país.

Assim, a população absoluta indica se uma região ou país é pouco ou muito populoso e a população relativa indica se região ou país é pouco ou muito povoado. Consideram-se áreas pouco povoadas as que possuem menos de 3 hab./km² ou as vezes existem áreas que são consideradas verdadeiros vazios demográficos porque possuem número próximos a 0 hab./km², como por exemplo a Antártida e os desertos em geral, nesses lugares as condições naturais (clima, solo, etc.) geralmente são pouco favoráveis à vida de grupos humanos. Outras áreas apresentam densidade demográfica superior a 100 hab/km² e são consideradas de grande concentração populacional. As regiões densamente povoadas em geral são territórios de ocupação antiga como a China e a Índia ou ocupação relativamente recente (após a Revolução Industrial), onde há muitas industrias e grandes cidades, como São Paulo.

CRESCIMENTO POPULACIONAL

Uma população cresce de duas maneiras pelo crescimento natural ou vegetativo e pela migração. Onde o crescimento natural/vegetativo corresponde à diferença entre a taxa de natalidade (nascimentos) durante um ano e a taxa de mortalidade (óbitos) durante um ano, verificadas numa população. A taxa de migração corresponde à diferença entre a imigração e a emigração.

O povoamento de um lugar geralmente se deve ao fenômeno das migrações populacionais. As migrações, também denominadas fluxos migratórios, correspondem a todos os movimentos que o homem realiza ao se deslocar de um lugar para outro, esse deslocamento apresenta dois momentos distintos: a emigração, que é o movimento de saída do lugar de origem e a imigração que é o movimento de chegada ao lugar de destino, onde pode permanecer por um determinado período de tempo, ou então ficar definitivamente.

As migrações podem ser espontâneas, quando as pessoas se deslocam de maneira voluntária (desejo pessoal), forçadas quando as pessoas são obrigadas a se deslocar contra a sua vontade, por diferentes razões (religiosas, políticas, catástrofes naturais), internacionais, quando as pessoas mudam de um país para outro e internas, quando ocorrem dentro do próprio país.

Levando-se em conta os movimentos que o homem realiza no espaço geográfico, os povos podem ser considerados nômades (quando se deslocam permanentemente, não possuindo uma área fixa de moradia, como os ciganos) ou sedentários (habitam uma área fixa).

As migrações internacionais apresentam dois lados distintos, a emigração (saída de pessoas de um país) e a imigração (entrada de pessoas num país). Portanto emigrantes, são pessoas que saem de seu país para tentar uma nova vida no exterior e imigrantes são os estrangeiros que vieram residir no país.

As migrações internas ocorrem quando os deslocamentos populacionais se realizam dentro de um mesmo país, não alterando o total da população, ou seja, não aumenta e nem diminui o número total de habitantes do país. Portanto, essas migrações podem ser de diversos tipos como:

Migração rural-urbana, que consiste na saída de pessoas do campo para residir na cidade, nos países subdesenvolvidos é conhecido como êxodo rural, porque ocorre com grande intensidade;

Migração inter-regional, que ocorre de uma região para outra, dentro do país. Normalmente acontece de uma região mais pobre (falta de emprego) para uma região mais rica (oferta de emprego ou outras oportunidades).

Migração sazonal ou transumância são movimentos periódicos que ocorrem de acordo com período ou a estação do ano, como o sertanejo nordestino, que na época da seca vai para a zona da mata trabalhar como empregado em grandes propriedades agrícolas e na época das chuvas do sertão retorna para cultivar sua própria terra.

Migração pendular ocorre diariamente nas grandes cidades, onde inúmeras pessoas moram distantes do seu trabalho, saem de casa pela manhã e voltam à noite como os bóias-frias (pessoas que moram nas cidades e vão diariamente às fazendas realizar trabalhos agrícolas) outras pessoas se deslocam das cidades pequenas consideradas cidades-dormitórios rumo a cidades próximas que apresentam maiores possibilidades de trabalho tanto no comércio como na indústria. Essa situação de longos deslocamentos diários é vivida por pessoas que moram em grandes cidades (como São Paulo, Rio de Janeiro), em bairros distantes dos principais centros de atividade comercial e industrial, essas pessoas necessitam de várias horas para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa.

A migração brasileira

O Brasil é um país caracterizado, historicamente pelo predomínio da chegada de imigrantes no país, que ocorreu oficialmente em 1808, quando D. João VI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com