TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que as nações fracassam?

Por:   •  18/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

23/08/2016, Nova Iguaçu.

Georges Flexor – História econômica geral e do Brasil.

Aluna: Milena Gomes Santos.

FICHAMENTO

 Título: Por que as nações fracassam? As origens do poder, da prosperidade e da pobreza.

Nome do capítulo: Tão próximos, mas tão diferentes.

Número do capítulo: um.

Autores: Daron Acemoglu e James Robinson.

Tradução: Cristiana Serra.

Editora: Crown Publishing Group.

Capítulo um: Tão próximos, mas tão diferentes.

Palavras chaves: desenvolvimento econômico, democracia, instituições, governo, exploração.

O capítulo começa narrando as diferenças de povos com iguais condições geográficas, mas com seu desenvolvimento econômico totalmente distinto, eliminando, portanto, a hipótese do desenvolvimento econômico estar interligado ao posicionamento geográfico. Nogales, Arizona, oferece os serviços básicos para a subsistência da população, sua democracia funciona e o governo dá auxílio para que seus habitantes consigam crescer economicamente; enquanto isso, os moradores de Nogales, Sonora, não tem nenhum auxílio governamental. A população vive a mercê da corrupção e da criminalidade, os serviços básicos para manutenção da sociedade são precários, resultando na baixa expectativa de vida.

O sucesso ou fracasso econômico de uma nação está relacionado à forma com que as instituições econômicas investem e incentivam a população. As instituições econômicas dependem do direcionamento do governo, que, por sua vez, irá determinar se a população receberá incentivos que os faça prosperar economicamente ou se estarão submetidos a instituições que beneficiam uma parcela da sociedade que só está interessada em seu enriquecimento pessoal. Por exemplo, os investimentos e incentivos que as instituições econômicas dão a Nogales, Arizona, propiciam maior facilidade de sucesso econômico, pois o governo age em prol da população, diferentemente do governo de Nogales, Sonora.

Estas desigualdades econômicas não são particulares as metades de Nogales. É perceptível em todo mundo a miséria de algumas nações e a riqueza de outras. O México, por exemplo, teve sua colonização baseada na exploração das riquezas e trabalho escravo, e carrega vestígios disso em suas instituições extrativistas, que atrapalham no desenvolvimento econômico. E não acontece diferente no resto do mundo. A colonização, a forma de governo e as instituições influenciam diretamente no sucesso ou fracasso econômico de uma nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com