TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Geografia Econômica

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curso de Licenciatura em Geografia

Disciplina: Geografia Econômica

Docente: Paulo Eduardo Vasconcelos De Paula Lopes

Discente: Oséas Oliveira Fernandes

RA: 8068207

Pólo: Ji-Paraná

2020

Descrição da Atividade.

Baseado no conteúdo estudado na Unidade 1 da obra Geografia Econômica (2013), escolha dois autores da economia política clássica e elabore um texto crítico de, no máximo, duas laudas, comparando as teorias e apontando sua importância para o desenvolvimento da economia espacial.

Adam Smith considerado o pai da Economia Política sua principal obra Riqueza das nações desenvolveu diversos conceitos, nela, Smith teorizou a origem do valor, bem como a questão do preço do trabalho e outros assuntos, como a livre concorrência e o aumento da riqueza como fonte de crescimento da economia, a palavra valor tem dois significados diferentes, o de utilidade e o de poder de compra, sendo o primeiro valor de uso, e o segundo valor de troca.

Uma vantagem de Adam Smith foi perceber que toda a riqueza é gerada através do trabalho e que o progresso e o bem-estar de qualquer nação provém da produtividade de sua economia e da divisão do trabalho. Para Adam Smith a teoria de divisão do trabalho acrescentará a produção e a produtividade ele refere à maneira como os seres humanos se preparam para repartir as tarefas do dia a dia esse procedimento é capaz de produzir não só a velocidade, como também muito mais eficiência no sistema de produção.

Na visão smithiana cabe também ao Estado manter o exercício da livre concorrência no mercado, o governo não precisa interferir na economia. Com um mercado livre ocorrerá um equilíbrio entre a oferta e a procura de produtos, isso irá constituir um preço justo que a sociedade espera e um aperfeiçoamento da qualidade dos produtos e o acréscimo no ritmo de produção. Isto ocorre   porque a sociedade, na procura por lucros, irá retribuir às exigências do mercado. No entanto em certos momentos, restrições do governo sobre a economia são necessárias.

Adam Smith criticou rigorosamente o mercantilismo e defendeu o liberalismo econômico.

As teorias de Adam Smith foi muito importante para o desenvolvimento da economia espacial o que nó vivemos hoje é algo de alguma teoria do passado por ex: na década de 1970 surgiu o neoliberalismo que é uma readaptação do liberalismo, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

 Na minha perspectiva a livre concorrência dos produtos no mercado é muito bom porque através da concorrência podemos comprar os nossos produtos com um preço melhor.  E a economia política clássica com suas teorias e fundamentos são de grande valor para compreendermos o crescimento do capitalismo, que é o atual sistema do Brasil e de boa parte do planeta.

Thomas Robert Malthus, considerado teórico da superpopulação, esteve em contato direto com a realidade social que vivia a Inglaterra naquela momento histórico no final do século XVIII, onde enfrentava diversos problemas socioeconômicos (o êxodo rural, o desemprego, o aumento populacional e outros) decorrentes do desenvolvimento da Revolução Industrial. A Teoria de Malthus é uma teoria demográfica lançada há mais de 200 anos, que se justifica na vinculação entre o crescimento da população e o crescimento da produção agrícola. De acordo com seus relatos, a superpopulação geraria uma explosão demográfica que acharia sérios impedimentos na disponibilidade de recursos alimentares, provocando a generalização da pobreza e problemas de ordem social.  A velocidade do crescimento populacional seria mais rápido que a velocidade do crescimento dos alimentos, que a população iria aumentar tanto que seria impossível produzir alimentos para o grande números de pessoas no planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com