TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Geografia (Globalização)

Trabalho Escolar: Portfólio De Geografia (Globalização). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O trabalho irá falar um pouco sobre o conceito e os problemas da Globalização. Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma conexão / comunicação / reunião entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas se comunicam, realizam transações financeiras, comerciais e espalham aspectos culturais pelo planeta inteiro. Um dos problemas é que a técnologia está evoluindo demais e com isso, as pessoas estão deixando de conversar pessoalmente com os outros, estão esquecendo do mundo lá fora.

GLOBALIZAÇÃO

O meu entendimento sobre a globalização é que: o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, tendo relações comerciais e culturais, mas a globalização apenas se tornou verdadeira após a queda do socialismo no leste europeu e União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força, disparou o processo de globalização econômica. As empresas passaram a utilizar recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e de boa qualidade. Foi quando entrou o uso da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite, etc. Dentro desse processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, com objetivo principal, aumentar as relações comerciais entre os outros. Surgindo a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o Nafta, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortaleceram cada vez mais. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebrou e está quebrando barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, criando uma grande conexão / vício global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar e arrumar um bom emprego.

CONCLUSÃO

A conclusão que tenho sobre esse assunto, é sobre os aspectos negativos da globalização: crise econômica de 2008 que aconteceu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda de bolsas de valores, falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O mesmo caso aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa. A globalização favorece a transferência de empresas e empregos. Países que oferecerem boas condições (mão-de-obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima barata, etc.) costumam atrair as empresas que saem de países onde o custo de produção é alto, este fato acaba ocasionando desemprego, principalmente, nos países mais desenvolvidos. Muitas empresas transferiam suas bases de produção para países como China, Índia, etc. E também sobre o fato da nova era tecnológica estar dominando tudo e todos e não deixando eles terem uma vida fora da famosa Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com