TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Ciclos Econômicos Do Brasil

Artigos Científicos: Principais Ciclos Econômicos Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

Principais ciclos econômicos do Brasil

Cana-de-açúcar – o ciclo da cana se inicia no século XVI, quando Américo Vespúcio traz da Ilha da Madeira as primeiras mudas de cana-de-açúcar. Na época a mão de obra escrava dos negros e índios era predominante, os recursos para a cultivação da cana eram poucos, o que fez com que os portugueses se aliassem aos holandeses para financiar o cultivo da cana.

Os maiores produtores de cana eram a Bahia e Pernambuco, por conta do seu tipo de solo extremamente fértil chamado massapé, encontrado em florestas tropicais, por isso, para a sua produção era preciso o desmatamento de áreas imensas de florestas.

Para organizar a produção, o sistema Plantation foi inserido pelos portugueses em suas plantações. Esse sistema consistia em: produção monocultura, uso de mão de obra escrava, latifúndio e exportação. Atualmente, a cana, que já não é tão importante, é usada apenas para a produção do álcool, alimentos para o gado e como ingrediente na preparação de rapadura, melado, aguardente, etc.

Ouro – após a diminuição da produção açucareira no Brasil, os portugueses estavam buscando novas fontes de renda para a colônia, essa nova fonte foi o ouro. Após o seu descobrimento, os portugueses passaram a investir muito nas minerações com a mão-de-obra, equipamentos e compra de terrenos para a exploração e extração do ouro. As primeiras minas exploradas foram as de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A extração do ouro ficou por conta dos grandes proprietários rurais e comerciantes, a Coroa Portuguesa lucrava com os impostos cobrados em cima da Casa de Fundição.

Nos dias de hoje o ouro ainda é muito valioso, todos os países buscam ter quantidades enormes de ouro por acharem que ele é um dos ativos financeiros mais confiáveis do mundo. Com ele são feitos todos os tipo de joias, de comidas a enfeites, carros, bebidas com quantias do metal, equipamentos domésticos, etc.

Borracha – Na metade do século XIX, a borracha ganhou uma grande importância no mercado, descobriram que a extração do látex na Amazônia poderia ser muito lucrativa. Com a criação das fábricas de automóveis no final do século XIX, a demanda pelo produto aumentou significativamente já que a borracha é a principal matéria-prima na produção dos pneus.

Hoje temos muito mais do que pneus feitos de borracha, é possível perceber que a borracha foi modificada de tantas maneiras que pode ser usada para qualquer coisa como, por exemplo, material escolar, calçados, brinquedos, equipamentos de limpeza, etc. E ainda pode ser reciclada, para que essas coisas sejam recriadas sem necessidade de se extrair mais látex.

Café – as primeiras mudas foram trazidas por Francisco de Melo Palheta, durante o século XVIII. Somente a partir do século XIX que o café, produzido principalmente no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, ganhou importância para o comércio brasileiro. O café se tornou o “ouro negro” após a queda da exportação de algodão, açúcar e cacau, se tornando a mais nova oportunidade de gerar grandes lucros ao Brasil.

Com o crescimento dos lucros gerados pela exportação de café, os fazendeiros paulistas puderam investir no desenvolvimento de indústrias no Rio e em São Paulo. Além de ser outra forma de renda, a cafeicultura impulsionou o início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com