TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Fontes De Energia.

Casos: Principais Fontes De Energia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

1- CARVÃO MINERAL

É uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão.

1.1- ORIGEM E FORMAÇÃO

O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos. Por meio de uma grande pressão e temperaturas extremamente elevadas foram gradativamente se transformando em minério de carvão, isso há 300 milhões de anos.

1.2 ETAPAS (FASES) DO CARVÃO:

As etapas de formação do carvão são divididas em quatro. A primeira ocorre com a constituição da turfa (se forma a medida que camadas superficiais de musgos se juntam com outras plantas, comprimindo as camadas mais profundas), a segunda com a formação do linhito, a terceira com a origem do carvão betuminoso, e a quarta e última com a constituição do antracito.

2- PRETRÓLEO:

O petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio e quantidades bem menores de oxigênio, Nitrogênio e Enxofre.

2.1 ORIGEM E FORMAÇÃO:

A origem do petróleo está relacionada com o início da decomposição dos primeiros vegetais que surgiram na Terra. A maioria dos compostos identificados no petróleo é de origem orgânica, mas até que a matéria chegue ao estado de petróleo são necessárias condições especiais.

O petróleo é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos. Ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra. Para se formar, são necessárias algumas condições. Inicialmente, deve haver a matéria orgânica adequada à geração do petróleo. Este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias. O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos. A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e pressão por períodos longos.

2.2 ORGANIZAÇÕES: OPEP E ANP:

OPEP: A Organização dos Países Exportadores de Petróleo surgiu na Conferência de Bagdá no dia 14 de setembro de 1960. É uma organização intergovernamental permanente, objetivando administrar de forma centralizada a política petroleira dos países membros. A sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo entre 1960-1965 foi em Genebra, na Suíça, no entanto, foi transferida para Viena, na Áustria, em 1º de Setembro de 1965.

ANP: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, criada em 1997 , é o órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil.

Suas finalidades são:

*Estabelecer regras por meio de portarias, resoluções e instruções normativas.

*Promover licitações e celebrar contratos em nome da União com os concessionários em atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, bem como de transporte e estocagem de gás natural.

*Zelar pelo cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com