TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Ambientais Na Mata Araucária

Artigo: Problemas Ambientais Na Mata Araucária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  20.183 Visualizações

Problemas ambientais

A erradicação da mata araucária ocorre, hoje, principalmente devido a interesses econômicos. A mata possui muitas árvores de grande valor, como as espécies Imbuia e Pinheiro-do-Paraná (Araucária) — serve para construção e para a retirada da celulose, além do fato de ela se encontrar quase que totalmente em regiões de solo muito fértil, a famosa “terra-roxa” (solo de origem vulcânica e altamente produtivo presente em apenas 1% do território nacional), fazendo com que a Araucária fosse suprimida, na maior parte da região onde incide, para o plantio de monoculturas e pastoreio.

Outro fator que está ligado a degradação ambiental, são as queimadas, muitas vezes originadas pelos homens, com principal finalidade econômica (manejo de animais, lavouras, entre outros), outro fator que auxilia na propagação do fogo é o tempo com baixo índice de umidade, além de cigarros jogados na natureza.

O desmatamento traz resultados catastróficos pois o solo descoberto, deixado no lugar da antiga mata, sofre erosão e carregamento pela chuva; provocando assoreamento nos rios e grandes enchentes, como a que atingiu Santa Catarina em 1983.

Hoje a floresta araucária corre o risco de desaparecer, isso porque restam apenas 3% da forma original e apenas 0,22 % estão sobre proteção de Unidades de Conservação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com