TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Industrializacao

Seminário: Processos De Industrializacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Processo da Industrialização no Mundo

Nos últimos dois séculos o mundo se alterou muito rápido, tudo para suprir as necessidades de uma população em franco crescimento e atender as indústrias de matéria-prima que advém da natureza, configurando uma dinâmica diferente no espaço geográfico.

As alterações provocadas pelo modelo de desenvolvimento capitalista desvendaram uma nova realidade não só na natureza, mas também nas relações sociais.

No que se refere ao processo de industrialização, o mundo, as civilizações e as sociedades se industrializaram em etapas e ao longo das décadas da seguinte forma: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial. O processo de industrialização é um dos pilares da modernização da sociedade. A indústria, tal qual conhecemos hoje, surgiu há dois séculos e passou por muitas transformações. A industrialização se preocupava em se expandir horizontalmente, com aumento cada vez maior de indústrias, agora esse processo ocorre de forma vertical, com uma busca incessante de aperfeiçoamento e incremento tecnológico.

Assim, a industrialização pode ser divida em três fases:

A Primeira

Revolução Industrial foi o modelo de indústria baseado em técnicas rudimentares, baseada na máquina a vapor, utilizando o carvão como fonte de energia. Ela surge na Inglaterra no final do século XVIII e perdura até o final do século XX. Além da máquina a vapor, a Indústria Têxtil também foi importante nesse período, consolidando a Inglaterra como grande potência mundial.

A Segunda

Revolução Industrial, ocorrida no começo do século XX até meados da década de 1970, foi caracterizada principalmente pela mudança da fonte energética e pelo tipo de indústria. A máquina a vapor e o carvão deram lugar aos automóveis e ao petróleo e seus derivados. Essa época industrial ficou conhecida pelo chamado modo de produção fordista, que era um modelo de produção baseado na exploração de seustrabalhadores e produção de mercadorias em larga escala. O filme Tempos Modernos, com Charles Chaplin, mostra uma bela sátira de como era a vida na fábrica no período fordista. Em meio a essa Revolução é que os EUA tornaram-se a grande economia mundial.

A Terceira

Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica-Informacional está em andamento desde os meados de 1970. Nessa Revolução há um predomínio de indústrias baseadas num alto nível tecnológico, tais como a robótica, a biotecnologia, tecnologias da informação, entre outras. A indústria automobilística não perdeu espaço, pois o incremento tecnológico em seus produtos foi muito alto. Graças a essa revolução, houve uma mudança no modo de produção: antes fordista agora toyotista. Basicamente, seria a mudança de um modelo rígido para um flexível. Além, é claro, de uma exigência de mão de obra qualificada, diferentemente das duas outras revoluções.

As principais mudanças que ocorreram da primeira até a terceira revolução foram, portanto, o modelo de indústria, o modo de produção, a qualidade da mão de obra e as relações de trabalho.

Se pensarmos nas etapas do processo de industrialização deveríamos criar uma nova, a Quarta Revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com