TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos Transgênicos

Ensaios: Produtos Transgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

Produtos transgênicos

Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.

O DNA desses alimentos é modificado.

Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total.

Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroteno, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.

Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, como a batata, o mamão, o feijão e banana. Outros são modificados para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem também alimentos que têm o seu amadurecimento prolongado, resistindo por muito mais tempo após a colheita.

Principais Produtores

Os Estados Unidos, a Argentina, o Canada e a China são os maiores produtores de transgênicos e correspondem a cerca de 99% da produção mundial. Atualmente, os produtos com organismos geneticamente modificados (OGMs) são cultivados em pelo menos 16 países (Estados Unidos, Argentina, Canadá, China, África do Sul, Austrália, Índia, Romênia, Espanha, Uruguai, México, Bulgária, Indonésia, Colômbia, Honduras e Alemanha), sem contar o Brasil.

Conforme relatório do ISAAA (Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia), a área global de culturas transgênicas, em 2002, chegou a 58,7 milhões de hectares, crescimento 10% superior em relação a 2001. Os números são estimados.

O ISAAA não incluiu o Brasil, que vinha plantando a soja transgênica de forma ilegal há cinco anos, no relatório divulgado este ano. Após a edição da Medida Provisória liberando o plantio e a comercialização do grão modificado no País, o Brasil já passa a figurar oficialmente no relatório com os dados de 2003, o que contribuirá com a elevação da área global de plantios transgênicos. Somente o Rio Grande do Sul planta 3,8 milhões de hectares com soja, segundo a Federação da Agricultura do Estado (Farsul). Estima-se que 90% dessa área já esteja plantada com transgênicos, provenientes de sementes contrabandeadas da Argentina.

Principais cultivos

Os principais cultivos geneticamente modificados no mundo são a soja, o milho, o algodão e a canola. Entre 1996 e 2002, conforme o relatório do ISAAA, o principal atributo dessas culturas foi a tolerância a herbicidas (75% do total), com a resistência a insetos em segundo lugar (17%). Genes acumulados para tolerância a herbicidas e resistência a insetos, desenvolvidos em milho e algodão, ocupa 8% da área mundial.

A soja tolerante a herbicida é o cultivo transgênico dominante no mundo, plantada comercialmente em sete países: Estados Unidos, Argentina, Canadá, México, Romênia, Uruguai e África do Sul, além do Brasil. Essa variedade ocupa 62% da área global de OGMs, que corresponde a 36,5 milhões de hectares.

A segunda espécie mais cultivada é o milho Bt (com gene resistente a insetos), equivalente a 13% da área total de transgênicos, plantada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África do Sul, Espanha, Honduras e Alemanha. O terceiro cultivo mais importante, conforme o ISAAA, é a canola tolerante a herbicida, que ocupa o equivalente a 5% da área total de transgênicos, plantada no Canadá e nos Estados Unidos.

Benefícios e Malefícios

Benefícios

• Aumento da produção

• Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)

• Resistência aos agrotóxicos

• Aumento do conteúdo nutricional

• Maior durabilidade e tempo de estocagem

Malefícios

• A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.

• Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.

• Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas

Funcionário fiscalizando produtos transgênicos. (São Paulo). 2009.

Produtos orgânicos

Produtos orgânicos são todo aquele produzido sem o uso de adubos químicos, defensivos ou agrotóxicos. Ele é mais saudável porque não contém as substâncias químicas que os produtos tradicionais absorvem dos defensivos agrícolas geralmente usados nas lavouras, ou mesmo na produção de proteína animal onde podem ser utilizados antibióticos.

Os alimentos orgânicos vêm roubando a cena dos produtos tradicionais por possuírem, principalmente, duas características: são mais saudáveis e não agridem o meio ambiente.

Modo de Produção

Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Pressupõe ainda a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.

A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável. O mundo está cada vez mais rápido e o homem, por necessidade, acompanha a rapidez das máquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com