TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades dos minerais

Ensaio: Propriedades dos minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Ensaio  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  534 Visualizações

1- Explique no que são baseadas e para que servem as propriedades físicas dos minerais.

R: São baseadas na composição química e na estrutura cristalina dos minerais. As propriedades físicas dos minerais são utilizadas para identificar minerais e diferenciar minerais similares.

2- Um estudante de engenharia coletou um mineral na Bolívia e considerou-o que era uma moscovita com clivagem perfeita. Analise essa situação.

R: O estudante de engenharia errou, pois uma moscovita tem clivagem proeminente.

3- Explique de que forma pode ser utilizada a propriedade física, dureza para diferenciar um quartzo leitoso de uma calcita branca.

R: A propriedade dureza é baseada na capacidade de um mineral riscar o outro. Pegando os dois minérios e riscando um com o outro, o que ficar riscado é a calcita branca, pois o quartzo possui uma dureza maior.

Explique qual a principal origem dos minerais.

R: A partir do resfriamento do magma (quando um magma começa a perder temperatura os elementos químicos se combinam de acordo com determinada estrutura cristalina e os minerais vão se formando).

4- Explique o motivo pelo qual o diamante é tão diferente do grafite, levando em conta que ambos tem a mesma composição química.

R: O diamante e o grafite são minerais Poliformos, ou seja, eles têm a mesma composição química porem forma cristalina diferente, então quer dizer que são minerais diferentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com