TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Fisicas Dos Minerais

Ensaios: Propriedades Fisicas Dos Minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  1.331 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

No dia vinte e seis de julho, foi realizada a primeira aula prática da disciplina de geologia da engenharia. Com a finalidade de instituir conhecimentos sobre as propriedades físicas do mineral de Quartzo. A turma foi dividida em grupos e com o auxílio de uma apostila de determinações dessas propriedades foi feita a análise do material. Conseguimos obter as informações necessárias apenas observando o material e discutindo sobre as características que o mesmo apresentava. Conforme foi entramos em um acordo para salvar nossas respostas e logo após foram vistos os erros e acertos determinados pela tabela classificatória e com o auxílio do orientador.

O trabalho visa aprimorar os conhecimentos teóricos das aulas, tivemos a oportunidade de manuseio do material e disposição para obter o conhecimento das informações que cada propriedade exigia para ser determinada.

OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho realizado em aula é determinar as propriedades físicas dos minerais. Com a utilização de apostila com a classificação de cor, risca, transparência, brilho, dureza, clivagem, fratura e hábito cristalino.

Foi realizado o trabalho em grupo, com o objetivo de produzir conhecimento sobre o mineral estudado. Logo após a análise houve uma concordância com os membros para elaboração dos resultados e nesse relatório consiste os resultados concluídos e a correção dos mesmos.

INTRODUÇÃO

O mineral é a substância sólida natural, inorgânica e homogênea, que possui composição química e estrutura de átomos característica. O quartzo utilizado na aula prática tem por composição em sua estrutura Si O2.

Sempre que a cristalização se der em formação geológica ideal ele terá uma organização atômica que será representada pela forma geométrica externa, e a composição sólida sem arranjo ordenado é denominado vítreo ou amorfo. Lembrando que eles são os constituintes básicos de uma rocha, em muitos casos eles podem ser separados das rochas de origem que os constituem.

São formados pela cristalização, crescimento do sólido a partir de um gás ou líquido sendo que os átomos agrupam-se em proporções químicas e arranjos.

Quartzo é o mineral mais abundante da terra, é utilizado em diversas áreas... Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, vasilhas químicas etc. Utilizado principalmente na construção civil e confecção de joias.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Algo a mais sobre a escala utilizada em aula prática...

Segundo o site CIMM, a escala de Mohs foi utilizada pela primeira vez em 1822, consistindo em um grupo de dez minerais dos quais apresentam um número para representar sua dureza. O mais elevado possuí índice dez e o mais baixo possuí dureza com número um, que é o talco. A observação que se teve é que cada mineral pode riscar o vizinho com índice menos elevado, isso também foi observado em aula.

Os profissionais de materiais e metalurgia normalmente não utilizam a escala Mohs. Ela é apenas uma indicação qualitativa, quando não se dispõe de aparelhos para os testes convencionais de dureza.

MATERIAIS UTILIZADOS

1.1 - Apostila de classificação.

1.2- Mineral de quartzo.

1.3- Cerâmica.

1.4- Vidro.

1.5 -Prego.

1.6- Lâmina de aço.

METODOLOGIA

Abaixo segue o passo à passo da aula prática para obtenção dos resultados analisados sobre o mineral: Quartzo.

O grupo foi composto por oito alunos e foram retiradas informações na apostila de classificação dos minerais.

1º passo: escolhido o mineral para a classificação.

2º passo: conforme seguimos a ordem de classificação foi determinada a cor do material, perceptível sem utilização de equipamentos.

3º passo: Determinamos a dureza do material o esfregando em uma cerâmica, na qual não gerou risca ou traço.

4º passo: Determinamos a diafanidade de acordo com a tabela que se encaixou em transparente.

5º passo: Determinamos o brilho do material com o auxílio de uma lanterna para reflexão da luz dentro da cavidade.

6º passo: Determinamos a dureza do material com a utilização de materiais como: Lâmina de aço, um prego, uma moeda de cobre, um alfinete, vidro e cerâmica. Todos eles nos mostraram que a dureza foi superior à sete pois ao fricciona-lo não ouve traços no mineral e nem um tipo de risca no mesmo.

7º passo: para determinação da clivagem utilizamos a apostila.

8º passo: para determinação da fratura também obtivemos informações da apostila de classificação.

9º passo: Hábito cristalino foi determinado como maciço de acordo com os conceitos atribuídos na apostila.

10º passo: elaboração e conclusão do grupo sobre as propriedades para formulação do relatório.

RESULTADOS

Os resultados conferidos em nossa análise seguem abaixo, de acordo com a tabela de classificação de minerais:

Cor – Cromóforo. Mineral branco em estado puro.

Designamos que ele é cromóforo na aula prática por não apresentar cor, e podendo ter variação de cor com a presença de alguns metais de transição.

Risca ou Traço – Têm dureza inferior à sete.

Determinada pela fricção do mineral em porcelana, junto à tabela determinado todo material que não faz o traço no material de teste têm dureza inferior a sete ou não a possuí. Este de forma errônea, pois o material que não apresenta o traço na cerâmica simplesmente não possuiu a risca ou traço.

Transparência ou Diafanidade – mineral transparente.

Observado pelo grupo com o auxílio de uma lanterna que refletia a luz no mesmo.

Brilho – Vítreo.

Também observado pelo grupo por ser semelhante ao material vidro.

Dureza – Igual a sete, pois não foi possível verificar intervenção dos padrões secundários no mineral.

Determinada dureza sete por não ter interferência nos processos secundários, todos os materiais utilizados para determinar a dureza não sofreram nenhum tipo de interação com o mineral.

Clivagem – Distintas.

Foi determinada clivagem distinta de forma errônea pelo grupo, chegamos a tal conclusão pelo material apresentar um plano de fraqueza muito resistente difícil de ser quebrado.

Fratura – Irregular.

Observado pelo grupo pelo fato de ter muitas irregularidades presentes no mineral.

Hábito cristalino – Maciço.

Determinado pela apostila de classificação por ser compacto.

Essas foram às características analisadas no processo de aula prática.

ANÁLISE DE RESULTADOS

Abaixo segue a listagem com correção dos resultados obtidos no teste prático conforme a tabela 1, apresentada nos fundamentos teóricos:

Cor: Incolor, variável.

Não deve ser denominado como cor cromófora, pois isso se tornaria muito específico e precisa de uma análise mais detalhista do material.

A cor cromófora está presente quando os minerais estão em contato com metais como Fe, Mn etc. esses podem fazer variar a cor, minerais no seu estado puro podem apresentar variações no tipo de cor.

Risca ou Traço: Não possui.

Obtivemos essa conclusão que está correta pelo fato do mineral ser friccionado em um material de porcelana. Minerais que não tem a risca não geram um farelo (pó) ao ser friccionado.

Transparência ou Diafanidade – Mineral Translúcido.

Colocamos no conteúdo de nossa análise a determinação de ser transparente que é errônea, pois, o mineral apresentado à análise é translúcido por que a luz sofre distorção em contato com o mesmo. Foi analisado com uma lanterna para se ter o resultado mais claramente observado.

Brilho – vítreo.

Essa análise foi feita de forma clara e obvia no trabalho de identificação. Têm a característica própria de ser brilhante como o vidro.

Dureza – Sete.

Determinamos porém que a dureza do material deve ser sete, e logo conferido na apostila com a escala de Dureza de Mohs e foi confirmada a afirmação. Chegamos a tal resultado pelo motivo do material não sofrer interferência a nenhum dos métodos dos padrões secundários que foram utilizados.

Clivagem – Não possuí clivagem.

Ou também indistintas, é quando não é possível se obter a clivagem (fratura do material) com facilidade. Isso ocorre em superfícies menos desenvolvidas e difíceis de ocorrer a “quebra” da mesma.

Fratura – Irregular.

Foi observador no material, superfícies rugosas e irregulares, por ele se tratar de um mineral menos desenvolvido apresenta tais características.

Densidade relativa – não foi feita em nossa análise.

Hábito Cristalino – Maciço.

Pela sua irregularidade foi observado que o mineral é maciço, é apresentado de forma compacta com as mesmas (irregularidades).

CONCLUSÃO

Através desta aula tivemos a oportunidade de colocarmos em prática conhecimentos teóricos, compreendendo visivelmente e manualmente o mineral, este que se conceitua como sendo uma substância sólida, inorgânica e homogenia.

Verificamos as propriedades do mineral de quartzo e sua devida classificação que são: sua dureza, risca ou traço do mesmo deva ser superior á sete, pois ao ser friccionado com uma porcelana não esfarela, o mineral apresentado à análise é translúcido por que a luz sofre distorção em contato com o mesmo, têm a característica própria de ser brilhante como o vidro, não possuí clivagem, possui superfícies rugosas e irregulares, e também têm hábito cristalino maciço.

Contudo as expectativas foram alcanças, pois através deste modo de aprendermos na pratica-nos motiva a querer entender aulas teóricas.

BIBLIOGRÁFIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo

http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6561-teste-dedureza-mohs

http://www.biomundo.com.br/geologia/geologia.htm

Acesso em 29/07 de 2013.

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »