TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEIMADAS E CIDADE FUMANDO INIMIGOS DA SAÚDE, DA SAÚDE E DA VIDA

Tese: QUEIMADAS E CIDADE FUMANDO INIMIGOS DA SAÚDE, DA SAÚDE E DA VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Tese  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

QUEIMADAS E FUMAÇAS URBANAS

INIMIGAS DO BEM ESTAR, DA SAÚDE, E DA VIDA

Queimadas urbanas são um crime ambiental muito freqüente, representando uma importante fonte de poluição, em grande número de municípios brasileiros.

Monitoração por satélites demonstrou a ocorrência de até 140 queimadas diárias, em Campinas, durante a estiagem, embora as queimadas ocorram no ano inteiro.

As queimadas geram dezenas de produtos químicos, tais como: (a) material orgânico particulado que contém, além de carbono, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), muitos deles com propriedades carcinogênicas (geradoras de câncer), como o benzopireno; (b) gases e outros elementos tóxicos (gás sulfídrico, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, ozônio, aldeídos, furanos, dioxinas).

A conseqüência imediata das queimadas e das fumaças é a dramática elevação dos atendimentos de urgência nos prontos-socorros, nos órgãos de saúde do município, em especial durante o inverno.

As conseqüências mediadas pela poluição atmosférica crônica são: (a) aumento da morbidade v.g. patologias cárdio-respiratórias (arritmias, fibrilação, parada cardíaca, infarto, bronquite, asma, rinite, sinusite, pneumonia), amidalite, redução do peso do recém-nascido, aborto espontâneo, redução da fertilidade, carcinomas; (b) aumento da mortalidade populacional, determinando redução da expectativa de vida.

Cerca de 1,6 milhões de pessoas morrem, anualmente, no mundo, em conseqüência da queima de lenha, carvão, esterco seco e gravetos, para cozinhar, aquecer e iluminar moradias. No Brasil, 4 100 pessoas morrem, por ano, devido à fumaça gerada pela queima de lenha, para cozinhar. Na cidade de São Paulo, entre 8 e 15 pessoas morrem, diariamente, por respirarem ar poluído.

Assim, não se deve queimar, porque:

1. Queimar é crime ambiental (Art 54 da Lei 9 605, de 12/2/98): “É crime causar poluição de qualquer natureza....”. A lei prevê prisão e multa para os infratores.

2. A maioria das pessoas quer respirar ar puro, tem o direito de respirar ar puro.

3. Geralmente, perto das queimadas e das fumaças existem mulheres grávidas, bebês, crianças, idosos, pessoas doentes, transplantadas, operadas, em tratamento, portadores de doenças cardíacas e respiratórias etc. Você já pensou nisso?

4. O meio ambiente, incluindo-se as pessoas, precisa ser respeitado.

5. As queimadas e as fumaças são inimigas da vida, da saúde e do bem estar de todos.

6. Todas as fumaças são compostas de material químico tóxico. As fumaças são tudo de mau para as pessoas. As fumaças liberadas na atmosfera não trazem qualquer benefício para os seres humanos.

7. As queimadas podem prejudicar o próprio queimador e seus familiares.

8. Não há um nível seguro para a poluição do ar. Acima do nível zero, qualquer poluição atmosférica é perigosa, já que uma parcela da população apresenta hipersensibilidade aos poluentes do ar.

Portanto, pense nisso. Converse com seus filhos, vizinhos, colegas e amigos. Não queime, não jogue lixos e rejeitos em locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com