TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Foram As Primeiras Estratégias De Ocupação Do Território Brasileiro Adotadas Pelos Portugueses? Em Sua Opinião, Essas Estratégias Deram Certo? Por Quê?

Monografias: Quais Foram As Primeiras Estratégias De Ocupação Do Território Brasileiro Adotadas Pelos Portugueses? Em Sua Opinião, Essas Estratégias Deram Certo? Por Quê?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.734 Visualizações

Página 1 de 4

Quais foram as primeiras estratégias de ocupação do território brasileiro adotadas pelos portugueses? Em sua opinião, essas estratégias deram certo? Por quê?

Quando os portugueses descobriram o Brasil não deram muita importância a este fato uma vez que nossa terra era cercada por muita floresta, o que não atraia interesse dos portugueses.

Somente após mais ou menos 30 anos do descobrimento os portugueses começaram então a explorar o território extraindo pau Brasil, depois de algum tempo começaram o plantio de cana de açúcar.

A colonização do Brasil foi baseado no latifúndio, na monocultura, na exportação e na escravidão o que para os portugueses representava um aumento de lucratividade. Por isso podemos dizer que a colonização foi um empreendimento capitalista, já que o foco era em obter lucro por meio da principal atividade comercial implantada, ou seja, a economia canavieira.

Começa ai a disputa entre os portugueses e passando a ser mais solidamente implementado, com países como: Espanha, França Holanda, entre outros que com ideias mercantilistas começaram a serem motivados a colonizar o Brasil. O receio de invasões estrangeiras e a necessidade de desenvolver a economia luso americana tornaram urgente a ampliação da máquina burocrática metropolitana atuante na colônia.

Para os portugueses a penetração no território brasileiro foi muito difícil devido à vegetação densa, animais e insetos, clima, e ataque indígenas, por isso estes se limitaram à ocupação de uma porção litorânea do Nordeste.

Além disso, outras estratégias de ocupação do extenso território brasileiro foram implementadas, como a adoção do sistema de capitanias hereditárias e a criação do “Governo Geral”, cujo objetivo principal seria centralizar a atuação do governo metropolitano na colônia, integrando e auxiliando as capitanias. Neste mesmo ano foi nomeado o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, que viera de Portugal com o propósito de incrementar a colonização das terras brasileiras e organizar as rendas da Coroa.

Na América Portuguesa, o catolicismo se estabeleceu através de inúmeros caminhos. Além da evangelização dos ameríndios, a educação dos colonos era igualmente tarefa do clero. Neste processo educativo, não apenas ensinamentos religiosos eram transmitidos, mas igualmente os valores e comportamentos europeus, inclusive aqueles que legitimavam o poder do rei português.

Deste modo, a Igreja apresentava uma dupla missão: fortalecer a si própria, resistindo ao avanço de ideias heréticas, e justificar a ação metropolitana, validando a colonização dos povos conquistados.

Para Caio Prado Júnior (1945),o modelo de colônia de exploração determina todas as relações sociais, consequentemente, influencia a configuração e estruturação do território brasileiro, para ele houve sete momentos preliminares para a colonização do Brasil desde o seu descobrimento em 1500. Detalhando estes momentos de 1500 a 1530 aconteceram as preliminares da colonização, somente sendo efetivada sua ocupação por volta dos meados de 1530 a 1640 quando se deu o inicio da agricultura, extração do pau brasil, e principalmente no plantio de cana e implementação de outras atividades.

Em meados de 1640 a 1770, houve a expansão da colonização marcada pela mineração e ocupação do Centro Sul, a pecuária e a colheita de madeiras de nossas florestas.

O apogeu da Colônia, segundo Caio acontece a partir de 1770, com o renascimento da agricultura e a incorporação do estado do Rio Grande do Sul à atividade pecuária.

No período de 1808 a 1850, que foi marcada como a era do liberalismo, determinada pelo declínio do pacto colonial e o aparecimento do capitalismo industrial.

Já em idos de 1850 a 1889 o império escravocrata e aurora burguesa, caracterizados pela evolução agrícola, um novo equilíbrio econômico, a decadência do trabalho servil e sua abolição, à

Imigração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com