TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Geografia

Casos: Questões De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Questões de Geografia

Questão 1

Quais são os três setores das atividades econômicas? Descreva cada um deles.

Setor Primário: O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

Setor Secundário: É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

Setor Terciário: É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômico, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.

Questão 2

O que é extrativismo? Quais os tipos de extrativismo?

O extrativismo são as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem vegetal, animal, ou mineral.

Extrativismo vegetal

É um processo de exploração dos recursos vegetais nativos onde a pessoa apenas coleta ou apanha os produtos que vai encontrando em uma região. Não é um processo que produz muito, porque a pessoa tem que vagar pela mata ou campo à procura do seu objetivo: madeira, borrachas, ceras, fibras, frutos, nozes, produtos medicinais etc.

Extrativismo animal

No passado, para conseguir parte de seus alimentos, os seres humanos praticavam a pesca e a caça de animais. Atualmente existem técnicas mais desenvolvidas para a pesca comercial, apesar da pesca artesanal e a esportiva serem praticadas de modo tradicional.

A caça é uma atividade que deve ser controlada para que alguns animais não entrem em processo de extinção.

Extrativismo mineral

O extrativismo mineral trata da exploração dos recursos minerais da terra para posterior transformação nas indústrias, ou para consumo imediato, caso da água mineral. O Extrativismo Mineral é responsável pela grande transformação no ambiente onde ele é praticado, pois normalmente é encontrado no subsolo. O extrativismo mineral é um grupo que contém esses seguintes itens: Água, rochas, fogo, ar, sal, entre outros...

Existem dois tipos de extrativismo mineral: aquele que emprega tecnologia reduzida, como o garimpo de ouro em rios, e o que utiliza equipamentos sofisticados e técnicas avançadas, como a exploração e extração de petróleo.

Questão 3

O que é agricultura? Quais os tipos de ade agricultura?

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Existem cinco tipode agricultura:

Agricultura de subsistência: é quando o produtor consome o que ele mesmo plantou.

Agricultura comercial: tudo o que é produzido depois é comercializado.

Agricultura especulativa: tudo o que é produzido é arrumado para ser exportado.

Agricultura coletivista: a produção dela é de acordo com a necessidade do país onde ela é produzida.

Agricultura científica: é a agricultura mais moderna, nela podemos encontrar tratores, semeadeiras e colheitadeiras. Ela é encontrada nos países desenvolvidos.

Questão 4

O que é agricultura intensiva e extensiva?

A agricultura intensiva é um sistema de produção agrícola que faz uso intensivo dos meios de produção e na qual se produzem grandes quantidades de um único tipo de produto. Requer grande uso de combustível e insumos, e pode acarretar alto impacto ambiental, pois não é utilizada a rotação de terra (desmate, queimada, plantio, esgotamento de solo, abandono e reinício do processo em outra área). Grande produtividade e utilização de máquinas.

A agricultura extensiva não permite que as terras se regenerem quanto aos seus nutrientes naturais, que não sejam os fertilizantes colocados pelo homem, pois este gênero de agricultura prevê o cultivo constante, e sem pousio, de culturas agrícolas com o objetivo de produzir produtos agrícolas para as cotas de mercado, respeitando o vinculado pela Política Agrícola Comum - PAC. Nela é utilizada a rotação de terra. Pouca produtividade e inutilização de máquinas.

Questão 5

O que é pecuaria? Cite os principais rebanhos existentes no Brasil?

Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agropecuária.

Bovinos: na pecuária de corte destacam-se as regiões dos Pampas Gaúchos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com