TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DO CICLO DAS ROCHAS PARA A COMPREENSÃO DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA.

Por:   •  9/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNEB EAD

LINCECIATURA EM GEOGRAFIA

ANA LUCIA DE OLIVEIRA ALMEIDA

ATIVIDADE:

RESUMO IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DO CICLO DAS ROCHAS PARA A COMPREENSÃO DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA.

TRABALHO INDIVIDUAL

Camaçari

2017.1

ANA LUCIA DE OLIVEIRA ALMEIDA

ATIVIDADE:

RESUMO IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DO CICLO DAS ROCHAS PARA A COMPREENSÃO DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA.

TRABALHO INDIVIDUAL

Trabalho individual, resumo com base no recurso 2 ciclo das rochas, ao

(Curso de Licenciatura em Geografia), como requisito.

Parcial para obtenção de nota da matéria Elementos da geografia

Professor Carlos Eduardo Oliveira.

Camaçari

2018

ANA LUCIA DE OLIVEIRA ALMEIDA

RESUMO:



A IMPORTÂNCIA DO CICLO DAS ROCHAS PARA A COMPREENSÃO DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA E A MAGNITUDE DO DESCOBRIMENTO E FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS GEOGRAFICO.

IREI FALAR DE UM MODO GERAL SOBRE ESTAS ROCHAS, SOBRE OS SEUS TIPOS DE ROCHAS E SOBRE OS SEUS MINERAIS CONSTITUINTES.

TENTEI SIMPLIFICAR AO MÁXIMO ESTE RESUMO, PARA QUE SEJA DE FÁCIL LEITURA.

Camaçari, 04 de janeiro de 2018

ANA LUCIA DE OLIVEIRA ALMEIDA

AGRADECIMENTOS

 Agredeço a oportunidade que a nossa orinetador Carlos Eduardo Oliveira junto com a UNEB EAD esta nos dando ao aprendizado dessa disciplina que tem a finalidade de formação nos nossos comportamentos e seguimentos de uma linguagem mais clara nas nossas comunicações e manipulaçoes digitais num mundo ditatico tecnologico que cada dia estará avançado com novas ferramentas de pesquisas para nos futuros professores de geografia.

Camaçari, 04 de janeiro de 2018

RESUMO :

TEXTO RECURSO 2:  A  importância dos estudos do Ciclo das Rochas para a compreensão de elementos de Geologia.

A terra azul é azul expressão feita cosmonauta soviético yuri , hoje como relata no texto o convívio é natural ou seja normal, na era da informática e tecnologia avançada a veracidade dessa informação é obvia.

Mas no ano de 1961 o então cosmonauta soviético Yuri Gagarin (1934-1968), a bordo da nave Vostok 1, chegando ao espaço e avistando a atmosfera do nosso planeta cobrindo longas distâncias de mares e continentes expressou impressionado: "A Terra é azul" o fascínio do viajante espacial traduz a existência da vida e uma gama de biodiversidade onde se abriu caminhos para o mundo geográfico

Do texto pude busca na minha especifica curiosidade sobre a Atmosfera camada de gases que envolvem um corpo material com massa suficiente ou gases que são atraídos pela gravidade do corpo, daí entra a hidrosfera e a litosferas.

A Hidrosfera compreende todos os rios, lagos ,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre. A litosfera é o que iremos entrar no contesto do estudo das rochas e sua importância na língua informal que chamamos de pedra camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.
É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

E assim observado nessa leitura textual que o tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões.

Época
Período

Era
Eon

 

Como exemplo o surgimento e desaparecimento de certos fósseis somente eram compreendidos por meio de catástrofes, o mesmo ocorrendo com as hipóteses do aparecimento de fossas ocupadas por rios e a formação de grandes cadeias de montanhas..


Rochas magmáticas

As rochas magmáticas resultam da consolidação e cristalização do magma. O magma é uma substância fluida, total ou parcialmente fundida, constituída, essencialmente, por uma fusão complexa de silicatos, silício e elementos voláteis, tais como vapor de água, cloretos, hidrogénio, flúor, e outros.

Das rochas magmáticas:

 Das rochas metamórficas:

Das rochas sedimentares:

Os magmas encontram-se na crosta terrestre a diferentes profundidades, em câmaras ou bolsadas magmáticas, a diferentes temperaturas de fusão as quais dependem da composição química do magma, da pressão a que está sujeito e da temperatura da rocha confinante.

 [pic 2]

Estas rochas resultam do arrefecimento do magma.

Podem ser:

. Intrusivas ou plutónicas – como se formam no interior da crosta, são rochas que arrefecem lentamente. O granito é um exemplo, possuindo cristais bem visíveis. Esta rocha é constituída por três minerais: feldspato, mica e quartzo.

. Extrusivas ou vulcânicas – formam-se na superfície do planeta e o seu arrefecimento é rápido. Uma destas rochas é o basalto, este apresenta uma cor escura, é compacto e muito duro.

O que são?

Rochas Magmáticas ou ígneas: Estas são originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos, a os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (364.1 Kb)   docx (230.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com