TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO MÉTODO DE MARX

Por:   •  19/5/2017  •  Resenha  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  5.006 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do livro do professor José Paulo Netto

Introdução ao Estudo do Método de Marx

A ideia central do livro é discutir a respeito de algumas questões relativas a construção do método marxista. Através de outros pensadores e por meio de algumas circunstâncias vividas por Marx, o autor referencia e embasa suas inferências metodológicas. Objetivando facilitar o entendimento da concepção marxista por meio da linguagem erudita, Netto propõe tornar compreensível aos leitores a forma como as ideias de Marx se desenvolveu.

Estruturada em seis tópicos, a primeira seção dá início a problemática da questão do método para a teoria social e para as ciências, relatando uma coexistente polêmica em ambas e que para a teoria social de Marx a questão do método se mostra de uma forma complicada, pois, além dos problemas de natureza teórica e/ou filosófica existem as razões ideopolíticas.

Nesse primeiro momento, o autor deixa claro que não será tematizada a referência ideopolítica, uma vez que, o intuito principal do livro é fazer um breve resumo que servirá como referência para estudantes iniciantes nas Ciências Sociais, trabalhadores e militantes sociais interessados no entendimento da sociedade em que vive.

Por meio do tópico intitulado “Interpretações Equivocadas” o autor esclarece de uma forma bem sucinta sobre a existência de alguns desvios referentes a concepção teórico-metodológica de Marx. Netto afirma que ao analisar os equívocos existentes relativas desta concepção, verificou que os principais responsáveis por essa dubiedade foram tanto os seguidores de Marx quanto seus adversários e detratores, da mesma forma, a teoria positivista, a ideologia stalinista, a visão fatorialista (puramente teórico) atribuída a Marx, a concepção reducionista foram alguns dos fatores que contribuíram para a equivocação.

Simultâneo a isto, o autor relata que nos dias atuais as críticas se concentram especificamente sobre dois eixos temáticos. O primeiro está relacionada a uma suposta irrelevância das dimensões culturais e simbólicas no universo teórico de Marx e o segundo se refere ao “determinismo” do pensamento Marxiano, direcionando-o as ideias socialistas. Porém, ambos eixos são facilmente questionáveis mediante a leitura dos textos originais de Marx, no qual o “material é indispensável e adequado para o entendimento do método que ele descobriu para o estudo da sociedade burguesa”.

Dessa forma, o principal aspecto desse tópico é fazer entender como e por que as concepções de Marx sofreram algumas adaptações de seu conteúdo original. O autor termina a segunda parte sugerindo aos leitores fazerem a análise de alguns autores que contribuíram para o entendimento da ideia central de Marx, focando principalmente na leitura da obra de Marxiniana com mais tolerância e menos preconceitos.

Por meio do terceiro tópico, “O Método de Marx: uma longa elaboração teórica”, o autor começa descrevendo resumidamente a biografia de Marx e o momento em que ele revela o seu perfil de pensador original, consequência do confronto politico com a filosofia de Hegel sobre a influência materialista de Feuerbach.

Netto revela que Marx direciona as suas pesquisas para a análise concreta da sociedade moderna, por intermédio da influência provocada pelas formulações de Engels acerca da economia, cuja pesquisa ocupou Marx por cerca de 40 anos, cujo problema central de sua obra está alicerçada no modo de produção capitalista.

Contudo, o autor afirma que “a estruturação da teoria marxiana socorreu-se especialmente em três linhas-de-força do pensamento moderno: a filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês”.

O autor evidencia que por meio de do conhecimento acumulado, Marx objetivou entender a estrutura e a dinâmica da sociedade burguesa, cuja consequência resultou em uma demorada investigação que lhe proporcionou ao desenvolvimento dos manuscritos que, posteriormente foram responsáveis pelo embasamento de obras como: o capital e a fundação da teoria social de Marx.

Por meio do decorrente tópico, “Teoria, método e pesquisa” o autor começa definindo a ideia de teoria a partir da visão de Marx, descrevendo que “teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento”, não se reduzindo ao exame sistemático do empirismo positivista, muito menos pela construção de enunciados discursivos. “O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto”, assim, a reprodução da teoria será tanto mais correta e verdadeira quanto mais fiel o sujeito do ao objeto.

Logo, Netto configura que o objeto de Marx é a sociedade burguesa e ela tem existência objetiva; não depende do pesquisador, para existir, apesar de o sujeito ser fundamental no processo de pesquisa. Assim, “a teoria é a reprodução, no plano do pensamento do movimento real do objeto”, na qual o papel do sujeito é essencialmente ativo, cuja criatividade e imaginação é capaz de estimular o conhecimento e de criticá-lo.

Porém, o pesquisador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com