TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROCHAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Projeto de pesquisa: ROCHAS E SUAS CARACTERÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.264 Palavras (22 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

CURSO DE AGRONOMIA

ALEXANDRE DIAS GOMES RA: 8092898777

NELSON LUCAS BARRETO DOS SANTOS RA:8227976699

WALKER MACIEL GOMES RA: 8637271216

WELLINTON OLIVEIRA DOS SANTOS RA:8420168088

MARCOS ADRIANO ARAUJO BRUM RA:9902015188

ROCHAS E SUAS CARACTERISTICAS

Trabalho apresentado à disciplina de GEOLOGIA E MINERALOGIA, para compor a nota da avaliação semestral, sob orientação do professor Paulo.

Dourados-MS

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

CURSO DE AGRONOMIA

ALEXANDRE DIAS GOMES RA: 8092898777

NELSON LUCAS BARRETO DOS SANTOS RA:8227976699

WALKER MACIEL GOMES RA: 8637271216

WELLINTON OLIVEIRA DOS SANTOS RA:8420168088

GEOLOGIA E MINERALOGIA

Dourados-MS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................4

1.0 A importância da mineralogia...........................................5

1.1 A importância da geologia.................................................6

1.2 Grupo de oxido e hidróxido.............................................13

1.3 Tipos de intemperismo.....................................................14

1.4 Rochas magmáticas..........................................................15

1.5 Rochas metamórfica........................................................16

1.6 Rochas sedimentar..........................................................17

1.7 Mármores........................................................................18

1.8 Gabro...............................................................................20

1.9 Granito............................................................................22

2.0 Quartzo...........................................................................26

REFERÊNCIAS..................................................................30

INTRODUÇÃO

A Geologia é a ciência da Terra, de seu arcabouço, de sua composição, de seus processos internos e externos e de sua evolução. O campo de atividade da Geologia é, por conseguinte, a porção da Terra constituída de rochas que, por sua vez, são as fontes de informações. Entretanto, a formação das rochas decorre de um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos, donde os interesses se entrecruzarem repetidamente. Geologia, termo grego, onde geo (Ge) Terra, logia (logos) ciência. A geologia tem como objetivo maior, como ciência, decifrar (pelo menos procura) a história geral da Terra (desde o momento de sua formação até o presente momento). A história da Terra‚ formada por um complexo conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químico e biológico.

A Geologia é a ciência da Terra, de seu arcabouço, de sua composição, de seus processos internos e externos e de sua evolução. O campo de atividade da Geologia é, por conseguinte, a porção da Terra constituída de rochas que, por sua vez, são as fontes de informações. Entretanto, a formação das rochas decorre de um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos, donde os interesses se entrecruzarem repetidamente. Geologia, termo grego, onde geo (Ge) Terra, logia (logos) ciência. A geologia tem como objetivo maior, como ciência, decifrar (pelo menos procura) a história geral da Terra (desde o momento de sua formação até o presente momento). A história da Terra‚ formada por um complexo conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químico e biológico.

1.0 A importância da mineralogia

Mineralogia é a ciência da terra que se dedica ao estudo da química, estruturas molecular e cristalina e propriedades físicas (incluindo ópticas e mecânicas) de minerais, bem como a sua gênese, metamorfismo, evolução química e meteorização. A mineralogia começou por ter um carácter marcadamente taxonómico isto é, baseada na nomenclatura e classificação dos minerais, mas evoluiu para o campo da física aplicada, tendo hoje grande peso as áreas da cristalografia, da óptica, da simulação matemática e da nano-mecânica. Fazer compras no supermercado, almoçar, consultar o relógio, fazer o dever de casa, assistir à televisão. Atividades simples do dia-a-dia, que não poderiam ser feitas, hoje, sem a ajuda dos minerais. Atualmente, eles estão em todo lugar da ponta do lápis ao prédio onde funciona a escola. É quase impossível pensar-se num estilo de vida que não utilize, de alguma forma, rochas, metais, gemas e recursos minerais, em geral. Ressalta-se, assim, a importância da Mineralogia, a ciência que estuda os minerais.

Entende-se por minerais, substâncias químicas naturais, sólidas, homogêneas, resultantes de processos inorgânicos. Caracterizam-se por apresentar estrutura interna ordenada, composição química e propriedades físicas próprias e constantes, que considerados certos limites, permitem sua identificação como espéciemineral.

Já os cristais são substâncias também sólidas e podem ser naturais ou artificiais, mas apresentam sempre uma estrutura interna organizada segundo uma rede cristalina de átomos. As rochas, por sua vez, são substâncias naturais e sólidas, constituídas por minerais, carvão mineral ou outros restos biológicos. São de três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas.

As gemas são quaisquer minerais ou substâncias sintéticas tratadas, que, por sua beleza, raridade e dureza, podem ser usadas como adorno, sob a forma de jóias.

Classificar e identificar todos esses elementos não é tarefa fácil. Cabe à Mineralogia, com seus diversos ramos – entre eles, a Gemologia–, estudar as amostras e, a partir de critérios como propriedades morfológicas, físicas, ópticas e químicas, determina os diferentes tipos minerais e não-minerais.

Devido à sua formação geológica, Minas Gerais abriga algumas das jazidas mais significativas do País. Além da maior jazida de nióbio do mundo, localizada na região de Araxá, o estado possui o maior parque siderúrgico e metalúrgico do Brasil. Em mais de 250 municípios mineiros, a mineração é, portanto, uma das principais atividades econômicas. Famoso por sua história associada à mineração, sobretudo na época do Brasil Colônia, Minas é, ainda hoje, um dos maiores produtores brasileiros de gemas e ouro.

1.1 Importância da geologia

A Geologia é a ciência que estuda a Terra sob o ponto de vista de sua origem, seus materiais, suas transformações e sua história por meio de registros encontrados nas rochas e minerais que formam a infra-estrutura do planeta. As constantes transformações da Terra produzem materiais e fenômenos naturais que têm influência direta ou indireta em nossas vidas. Utilizamos os recursos e riquezas geológicas que o planeta nos oferece, como a água, os minérios (ferro, ouro, diamante) o petróleo e os materiais de construção (areia, cascalho, rochas ornamentais, e outros). Por outro lado, grande parte da humanidade ainda não entende a dinâmica terrestre, que se faz evidente quando ocorrem terremotos, deslizamentos de terra, assoreamentos, enchentes, inundações, e erupções vulcânicas. A grandeza dos danos e dos impactos ambientais e sociais gerados após um fenômeno terrestre varia, dependendo, principalmente, do grau de consciência que a população, que vive na área afetada, possui sobre a dinâmica da natureza local e da magnitude e características dos fenômenos planetários. A geologia, enquanto a ciência que investiga a dinâmica da Terra e sua constituição deve ser amplamente divulgada e conhecida para que a humanidade possa compreender e aproveitar adequadamente as riquezas da natureza, bem como prever e conviver com os fenômenos que sinalizam a força e a vitalidade do planeta. Assim os estudos geológicos são imprescindíveis para a compreensão da complexidade da realidade, auxiliando a sociedade na escolha de políticas adequadas de uso e ocupação de solo, do meio ambiente e da utilização dos recursos minerais, energéticos e hídricos, indispensáveis à vida. ignorar a natureza é como ignorar a própria vida.

O Projeto Manuelzão tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida por meio da educação e luta pela preservação e bom uso da natureza e a geologia não poderia faltar como parte integrante de estudos transdisciplinares realizados pelo nuvelhadas (Núcleo de estudos e pesquisa do Rio das Velhas). Os projetos realizados e em andamento envolvem estudos em parcerias com colegas de outras áreas (biologia, medicina, engenharias) que visam a compreensão da dinâmica da natureza da Bacia do Rio das Velhas buscando a recuperação e revitalização das áreas degradadas.

1.2 Grupo de oxido e hidróxido

Um óxido é um composto químico formado por átomos de oxigênio com outros elementos.

Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).

Nos óxidos, o elemento mais eletronegativo deve ser o oxigênio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Estes compostos são chamados fluoretos deoxigênio.

Óxidos básicos

Definição

São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, exceto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros). Os óxidos de caráter mais básico são os óxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) e o oxigênio (que é alta), por terem este caráter iônico apresentam estado físico sólido. Alguns exemplos:

 Na2O - óxido de sódio

 CaO - óxido de cálcio (cal viva)

 BaO - óxido de bário (barita)

 CuO - óxido de cobre(II) (óxido cúprico)

 Cu2O - óxido de cobre(I) (óxido cuproso/cuprita)

 FeO - óxido de ferro(II) (óxido ferroso)

São também compostos binários do oxigênio com qualquer outro elemento químico,exceto o flúor.

Reações

Reagem com a água formando uma base e com ácidos formando sal e água (neutralizando o ácido). O cálculo do óxido em alguns casos ajuda a dar a nomenclatura dos elementos. Exemplos:

Na2O + H2O 2NaOH

K2O + H2O 2KOH

CaO + H2O Ca(OH)2

FeO + H2O Fe(OH)2

Na2O + 2HNO3 2NaNO3 + H2O

Cu2O + 2HCl 2CuCl + H2O

CaO + H2SO4 CaSO4 + H2O

3FeO + 2H3PO4 Fe3(PO4)2 + 3H2O

Nomenclatura

Óxidos de metais

Óxido de [Nome do Metal], caso o cátion apresente somente uma carga

Na2O Óxido de sódio

ZnO Óxido de zinco

Al2O3 Óxido de alumínio

Caso o elemento apresente mais de uma carga(quando não tiver nox fixo), poderemos utilizar Óxido de [nome do elemento] + carga do elemento.

Fe2O3 Óxido de ferro III

SnO2 Óxido de estroncio IV

Pode-se também fazer uso dos sufixos ico (maior Nox) e oso (menor Nox), para o caso do elemento apresentar duas cargas.

Fe2O3 Óxido férrico

FeO Óxido ferroso

Cu2O Óxido cuproso

CuO Óxido cúprico

SnO Óxido estanoso

SnO2 Óxido estânico

Óxidos de ametais

[Mono, Di, Tri…] + Óxido de [(Mono), Di, Tri] + [Nome do Ametal]

SO3 Trióxido de (Mono)Enxofre

N2O5 Pentóxido de Dinitrogênio

Óxidos ácidos ou anidridos

Anidrido [Nome do Elemento] + se nox = (+1 e +2) prefixo HIPO + sufixo OSO

Exemplo: Anidrido Hipoiodoso I2O NOX do Iodo = +1

Anidrido [Nome do Elemento] + se nox = (+3 e +4) + sufixo OSO

Exemplo: Anidrido Iodoso I2O3 NOX do Iodo = +3

Anidrido [Nome do Elemento] + se nox = (+5 e +6) + sufixo ICO

Exemplo: Anidrido Iódico I2O5 NOX do Iodo = +5

Anidrido [Nome do Elemento] + se nox = (+7) prefixo HIPER/PER + sufixo ICO

Exemplo: Anidrido Periódico I2O7 NOX do Iodo = +7

SO3 Anidrido Sulfúrico

SO2 Anidrido Sulfuroso

Exceção:

CO2 dióxido de carbono ou Anidrido Carbônico

Hidróxido

Um hidróxido é uma função química caracterizada por um cátion (geralmente um metal, exceção feita apenas ao cátion amônio) e o ânionhidroxila. Exemplos são o hidróxido de sódio (NaOH, vulgarmente conhecido no comércio como "soda caústica") e o hidróxido de potássio(KOH, vulgarmente conhecido no comércio como "potassa caústica")

Todos os hidróxidos de elevado grau de ionização ("bases fortes") são sempre solúveis em água, já que são fortemente iônicos. Já os demais, por seu caráter covalente são pouco solúveis ou insolúveis em água.

Os hidróxidos são caracterizados por seu caráter básico e tingem de azul o papel de tornassol vermelho.

Nomenclatura

Hidróxido de nome do cátion

hidróxido de sódio

 hidróxido de cálcio

 hidróxido de magnésio

 hidróxido de amônio

 hidróxido de alumínio

 hidróxido de ferro (II)

 hidróxido de ferro (III)

Hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

Hidróxido de cálcio

Hidróxido de cálcio, também conhecido por cal hidratada, cal apagada ou aindacal extinta, é um composto químico de fórmula Ca(OH)2. Apresenta-se quando puro como um sólido branco, inodoro.

Hidróxido de magnésio

Hidróxido de magnésio, também conhecido como Leite de Magnésia é uma base de fórmula química Mg(OH)2. É um composto sólido branco que ocorre naturalmente como mineral brucita e pode ser preparado fazendo reagir sulfato de magnésio com solução de hidróxido de sódio.

MgSO4(aq) + 2 NaOH(aq) → Mg(OH)2↓ + Na2SO4

O sulfato de magnésio pode ser substituído por outros sais de magnésio e o hidróxido de sódio por hidróxido de potássio ou hidróxido de amônio.

É usado na refinação do açúcar e no processamento de urânio. Medicinalmente é importante como antiácido e laxante, uma suspensão com aproximadamente 8% de hidróxido de magnésio em água.

A suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água, chamadaLeite de magnésia, é utilizada farmacologicamente para aliviar a prisão de ventre por seu efeito laxante, podendo também ser usado para aliviar indigestões e azia, como um anti-ácido. Também pode ser usado como eficiente desodorante de pés e axilas, pois alcaliniza a pele, impedindo a proliferação de bactérias que causam mau cheiro.

Hidróxido de amônio

O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, só existe em solução aquosa quando faz-se o borbulhamento de amônia (NH3) em água.Hidróxido de Amônio não é considerado cancerígeno pela OSHA.resumo de riscos: Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosas, sistema respiratório superior, olhos e pele.efeitos agudos: A inalação pode causar dificuldades na vítima como consequência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar.efeitos crônicos: A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal.órgãos afetados: Estômago e pulmões.

Hidróxido de alumínio

Hidróxido de alumínio, composto químico de fórmula Al(OH)3, é a mais estável forma de alumínio nas condições normais. Ele é encontrado na natureza como o mineral gibbsita (também conhecido como hidrargilita). Relacionado com o óxido hidróxido de alumínio, AlO(OH), e óxido de alumínio, Al2O3, diferindo destes somente pela perda de água. Estes compostos juntos são os maiores componentes do minériode alumínio bauxita.

Hidróxido de ferro (II)

O Hidróxido de ferro(II) é um composto insolúvel, de coloração branca. Traços deoxigênio são suficientes para torna-lo esverdeado. O processo de oxidação é rápido, também podendo gerar produtos de coloração marrom, conforme o teor de ferro(III). É o principal composto para a formação da laterita solo lixiviado, típico do cerradoBrasileiro.

Uma das formas de obtenção do composto é através de sulfato de ferro(II) e íons de hidróxido,conforme a equação abaixo.

FeSO4 + 2OH− → Fe(OH)2 + SO42−

1.3 Tipos de intemperismo

Físico: ocorre devido à variação de temperatura nas rochas, sendo mais típico em climas secos, sejam eles quentes ou frios. Tende-se a expandir quando aquecidos e se contraem quando resfriados. Desta forma as rochas tendem a se fragmentar pelo enfraquecimento de suas estruturas. Além de tudo os minerais que compõe as rochas, têm diferentes coeficientes de dilatação, ampliando assim a fragmentação das rochas.

A cor e a granulometria da rocha, influenciam a sua fragmentação, assim rochas mais escuras tendem a aquecer com mais facilidade, e as rochas mais grosseiras tendem a se desintegrar mais facilmente do que as de grãos pequenos.

Químico: ocorre devido a vários fatores como a dissolução de água em geleiras e sua cristalização em fraturas que provoca o esfacelamento em blocos de rocha pelo aumento de volume da água ao formar o gelo, de forma semelhante ao que pode ocorrer com a cristalização de sais devido a evaporação da água, fazendo com que os sais se precipitem aumentando de volume em fissuras de rochas e de minerais.

Intemperismo químico

Destaca-se da ação da água da chuva carregada de elementos atmosféricos, como o CO2: que ataca os minerais da rocha em sua superfície exposta e em suas fraturas e os decompõem dando origem a novos minerais, estáveis às condições da superfície terrestre, e a solutos que migram pelas fraturas da rocha ou nas águas superficiais em direção ao mar. O intemperismo químico compreende a decomposição dos minerais primários das rochas que resulta da ação separada ou simultânea de várias reações químicas: oxidação, hidratação, dissolução, hidrólise e acidólise.

Oxidação: consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento, através de reação com o oxigênio. Essa reação destrói a estrutura cristalina do mineral.

Hidratação: consiste na incorporação de água à estrutura mineral, formando um novo mineral.

Dissolução: consiste da solubilização completa de alguns minerais por ácidos.

Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos, quando elas entram em contato com a água, os silicatos sofrem hidrólise e dessa reação resulta uma solução alcalina.

Acidólise: é a reação de decomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos que diminuem muito o pH das águas, complexando e sulubilizando o Fe e o Al.

Intemperismo biológico

É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia. Existe uma certa discussão sobre o conceito do intemperismo biológico, uma vez que quando um animal pisoteia o pasto, poderia ser considerado erosão física ou uma ação de um animal.

1.4 Rochas magmáticas

As rochas ígneas ou magmáticas são geradas no interior da Terra, no manto ou crosta terrestre e podem, de maneira geral, ser classificadas sob dois critérios: texturais e mineralógicos. Através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.

Quando a estabilização do magma ocorre dentro da crosta terrestre, de modo que o resfriamento seja vagaroso dando condições para que os cristais se desenvolvam consecutivamente, as rochas originadas deste processo são nomeadas rochas plutônicas. A textura deste tipo de rocha é comumente equigranular fanerítica, significando que os minerais que a compõem, possuem uma boa formação e um tamanho considerável.

Quando ocorre o extravasamento do magma na superfície, transposto do estado líquido para o gasoso num pequeno intervalo de tempo, as rochas originadas serão denominadas rochas vulcânicas ou extrusivas, cuja textura será vítrea, como consequência do pequeno espaço de tempo que impossibilita a cristalização dos minerais. Caso o início da cristalização ocorra dentro das câmaras magmáticas, os cristais serão conduzidos pelo magma até a superfície, e com a alta variação de temperatura existente entre as câmaras e a superfície, a lava se solidificará muito rapidamente e formará um tipo textura denominado de textura porfirítica. Pode ainda ocorrer um tipo de textura designado vesicular. A textura vesicular surge quando da lava são liberados gases na forma de bolhas, que depois ficam retidas pela solidificação da própria lava.

Pegmatitos são as rochas que foram geradas a partir de um magma que tem uma grande quantidade de gases e elementos voláteis. O magma nestas condições se apresenta numa forma bastante fluída e possibilitará a formação de cristais cujo tamanho chega a ser bastante elevado.

As rochas podem ser consideradas ácidas, básicas ou neutras. Isto está diretamente relacionado com o teor de silício que a rocha apresenta em sua composição. Denominamos de rochas ácidas quando os teores de silício forem superiores a 65%, existindo o desenvolvimento de silicatos e de cristais de quartzo. As rochas neutras são aquelas cujo teor de silício vai de 52 a 65%. E por fim temos as rochas básicas onde o teor de silício vai de 45 a 52%, não havendo a formação de quartzo.

Para melhor compreensão dos aspectos das rochas magmáticas, clique aqui e veja as principais características de algumas dessas rochas.

1.5 Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado pormetamorfismo. Tal fenômeno costuma ocorrer, principalmente, nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre ou em regiões vulcânicas.

As modificações nas rochas que dão origem às formações metamórficas ocorrem tanto no aspectomineralógico, com a formação de novos tipos de minerais, quanto no aspecto textural, com alterações nos tipos de cristalização, alinhamento e outros.

É importante lembrar que, durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo a fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma. Caso isso ocorresse, a nova rocha originada nesse processo não seria metamórfica, e sim ígnea.

Esse tipo de rocha recebe nomes diferentes dependendo de sua procedência. Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas. Além desses dois tipos, existem também aquelas originadas de outras rochas metamórficas.

As rochas metamórficas podem resguardar algumas características de suas rochas formadoras (chamadas de protólitos), incluindo a base de alguns minerais, a sua estruturação e composição química. Portanto, pode-se dizer que o tipo de protólito é determinante para as características das rochas metamórficas.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar). Essas rochas citadas são muito importantes economicamente, sendo amplamente utilizadas na construção civil e na fabricação de objetos.

1.6 Rochas sedimentar

sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.penhascos formados por rochas sedimentares. Foto: Leene / Shutterstock.com

Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.

Não é por acaso que esta espécie de rocha é prolífica na preservação de fósseis animais e vegetais, exatamente pelo fato de tais corpos muitas vezes estarem envolvidos entre a matéria constitutiva de toda rocha sedimentar. Constituem tais rochas ainda uma fina camada da crosta terrestre, representando cerca de 75% das rochas expostas à superfície.

O tipo mais comum de rocha sedimentar é a do processo descrito acima, que receberá o nome de clástica ou mecânica. Há outro tipo sedimentar cuja matéria que o forma é predominantemente orgânica, com destaque para litificação de restos orgânicos, como os do carvão. O processo é virtualmente o mesmo das rochas sedimentares clásticas, porém este grupo recebe o nome derocha sedimentar orgânica.

Um terceiro tipo importante de rocha sedimentar é produto da precipitação de elementos químicos como o carbonato de cálcio ou halita (sal de cozinha), onde os sais são dissolvidos na água de lagos, lagunas, mares rasos, precipitando-se através da evaporação da água. Estas são as rochas sedimentares químicas.

Além desta classificação que dá prioridade ao processo de formação, temos outra, que leva em conta o material que compôem as rochas. Tais classificações diversas servem bastante para ter uma ideia global tanto da formação como dos "ingredientes" das rochas estudadas, percorrendo diferentes aspectos. Seguindo tal orientação, teremos então:

Rochas sedimentares detríticas - predominantemente constituídas pelos detritos de outras rochas, resultante do processo conhecido como "meteorização" de outras rochas já existentes. As sedimentares detríticas apresentam-se de duas formas, podendo ser: não consolidadas, como depósito de balastros, areias, siltes e argilas, econsolidadas, formadas pela consolidação destes mesmos sedimentos detríticos por diagênese.rochas sedimentares quimiogênicas - originárias do processo de precipitação de minerais em solução. Neste grupo temos o calcário, o gesso e o sal-gema.

Rochas sedimentares biogênicas - são rochas constituídas de sedimentos de origem biológica, resultado dos restos físicos de seres vivos ou resultantes de sua atividade. Exemplos de rochas sedimentares biogênicas são o calcário e o carvão.

A importância econômica das rochas sedimentares deve ser destacada levando-se em conta a sua grande utilização principalmente na área da construção civil. Isso sem mencionar que tais rochas são as fontes de petróleo e hidrocarbonetos, de importância capital para a economia atual. Ainda é necessário destacar a já mencionada importância de tais rochas nos estudos de paleontologia, pois são fontes riquíssimas de fósseis de antigos animais e plantas.

1.7 Mármores

Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.

Características

Especificação Característica

Mineralogia principal

Calcita, dolomita

Constituintes menores Quartzo, pirita, anfibólios, diopsídio

Composição Química Carbonática (calcítica a magnesiana)

Estrutura Maciça

Texturas Granoblástica, poligonizada

Tipos de metamorfismo Metamorfismo regional e de contato

Principais rochas metaderivadas Calcários e dolomitos

Comércio

Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico. Dessa forma, possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam bastante rentáveis na indústria de rochas ornamentais.

Jazidas

Em Portugal, as maiores explorações de mármore localizam-se em torno da zona de estremoz , Borba e Vila Viçosa, de onde é extraído o chamado Mármore de Estremoz.

No Brasil, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo, sendo este também o maior produtor de rochas ornamentais do país.

Tipos de mármores:

Creme marfim

Ouro Brasil

Maracujá

Branco marfim

Cinza andorinha

New Caledônia

Amazon flower

Branco itaunas

Diamante negro

Verde Ubatuba

Calacata

1.8 Gabro

Gabro é uma plutonita composta de alumínio, de silicato de cálcio e de outros minerais fundamentais. Gabro é da cor escura e admite o lustrador bom, razão porque é usado para a decoração."

Amostra de mão: Lâmina Delgada:

http://bit.ly/9leGld http://bit.ly/o9Va5i fig 1

Cor: Melanocrata rochas escuras, ricas em minerais máficos (50-85% de Máficos) e pobre em minerais félsicos.

Textura: Fanerítica

Os diferentes cristais que constituem a rocha distinguem-se uns dos outros macroscopicamente. a consolidação desta rocha ocorreu em profundidade

Minerais constituintes:Plagioclase Olivina Piroxena Anfibola

Classificação das Rochas Magmáticas em função da % de Sílica (SiO2):

Básicas, ou seja, tem 45-50% de sílica (SiO2)

Composição Química:

Óxidos %

SiO2 42.2

Al2O3 16.2

Fe2O3 3.7

FeO 8.3

MgO 6.0

CaO 10.8

Na2O 3.4

K2O 1.7

P2O5 0.5

H2O 2.1

Outros 0.4

fig 2

Descrição:

Uma grande parte do manto superior é constituída por peridotitos, que é uma rocha holomelanocrata, rica em minerais máficos, como a olivina e piroxena. Quando esses peridotitos ascendem na astenosfera a pressão vai diminuindo provocando a fusão de minerais ferromagnesianos, que dão origem a magmas de composição basáltica. Esses magmas quando consolidados em profundidade dão origem a gabros.

Ambiente de Formação da Rocha:

1.9 Granito

O granito é um tipo comum de rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (presente praticamente sempre), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.

O granito é quase sempre sólido (sem estrutura internas), duro e resistente, sendo por essas qualidades usado como pedra para a construção civil A densidade média do granito situa-se entre 2,651 e 2,75 g/cm32 A sua temperatura de fusão é de 1215 - 1260 °C.3

A palavra "granito" tem origem no latim granum, um grão, em referência à textura da rocha.

A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite), anfíbolas (sobretudo horneblenda), piroxenas (augite e hiperstena) e olivina Alguns desses constituintes podem estar ausentes em determinadas associações mineralógicas, anotando-se diversos outros minerais acessórios em proporções bem mais reduzidas. Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins.

Macroscopicamente, o quartzo é reconhecido como mineral incolor, geralmente translúcido, muito comum nos granitos.

Os feldspatos (microclina, ortóclase e plagióclases), são os principais condicionantes do padrão cromático das rochas silicáticas, conferindo as colorações avermelhada, rosada e creme-acinzentada a estas rochas.

A cor negra variavelmente impregnada na matriz das rochas silicatadas, é conferida pelos minerais máficos (silicatos ferro-magnesianos) sobretudo anfíbolas (hornblenda) e micas (biotite), chamados vulgarmente de "carvão".

Nos granitos mais leucocráticos (claros), portanto com menor quantidade de minerais ferro-magnesianos, o quartzo e o feldspato compõem normalmente entre 85% e 95% da rocha.

A textura das rochas silicatadas é determinada pela granulometria e hábito dos cristais, sendo a estrutura definida pela distribuição desses cristais. Composição, textura e estrutura representam assim parâmetros de grande importância para caracterização de granitos.

O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o sector de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, basaltos e os próprios granitos.

Em Portugal, a paisagem granítica revela-se principalmente em extensos planaltos, em serras, nas Beiras e em várias regiões montanhosas. Há ainda a considerar um maciço de dimensões mais reduzidas, na serra de Sintra, com cerca de 10 por 5 quilómetros.

Amostra de mão: Lâmina Delgada:

bit.ly/17pbgZw

bit.ly/10JoH7E

Cor:

Leucorata

Rochas Claras ricas em minerais félsicos e pobre em minerais máficos (5-35% de Máficos)

Textura:

Faneritica

Os diferentes cristais que constituem a rocha distinguem-se uns dos outros

macroscopicamente.

A consolidação desta rocha ocorreu em Profundidade

Minerais constituintes:

Quartzo

Feldspato

Moscovite

Biotite

Classificação das Rochas Magmáticas em função da % de Sílica (SiO2):

Ácida, ou seja, tem mais de 70% de sílica (SiO2)

Composição Química:

Óxidos %

SiO2 74.2

Al2O3 14.7

Fe2O3 0.3

FeO 0.8

MgO 0.1

CaO 0.8

Na2O 3.9

K2O 4.0

P2O5 0.3

H2O 0.7

Outros 0.4

Ambiente de Formação da Rocha:

Descrição:

O ambiente de formação que pode originar granitos é uma orogenia, que consiste na formação de montanhas, e ocorre quando há colisão de placas continentais. O magma que se forma durante a orogenia é do tipo riolítico, que depois consolida em profundidade e origina granitos.

Localização da rocha descrita

2.0 Quartzo

O quartzo é o mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.). Alguns autores consideram mais abundantes os feldspatos, mas estes constituem um grupo, formado de várias espécies, não uma espécie só. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo à subclasse dos tectossilicatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos Possui dureza 7 na Escala de Mohs. Apresenta as mais diversas cores(alocromático), caracterizando suas muitas variedades. Peso específico 2,65. Sem clivagem, apresentando fractura concoidal. O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz", que por sua vez seria de origem eslava.

Mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença denominada silicose

Aplicações e utilizações

Quartzo leitoso

Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias de baixo preço, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas, etc.

Joia em ouro e diamantes com Quartzo sobre escultura em Quartzo design Andree Guittcis

Alguns cristais de quartzo são piezoeléctricos e usados como osciladores em aparelhos electrónicos tais como relógios e rádios.

http://bit.ly/17TD3S2

Composição química: SiO2

Génese:

Ocorre nos três tipos de rocha: metamórficas, sedimentares e ígneas.

Nível de ocorrência:

Muito abundante.

Propriedades Químicas:

Não apresenta.

Cor:

Geralmente incolor ou transparente. Muitas vezes, branco. Pode apresentar ainda várias outras cores.

Risca:

Branca

Brilho:

Não metálico - vítreo.

Clivagem:

Clivagem ausente ou não observável.

Fratura:

Não apresenta

Dureza:

7

Densidade:

2,65

REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS

https://sites.google.com/site/mundodasrochas/rochas-magmaticas/gabro Acessado em 18/09

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo6.php Acessado em 18/09

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/?pg=6 Acessado em 18/09

http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/oxidos/oxidos.html Acessado em 18/09

...

Baixar como  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »