TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rascunho Geografia Mangue

Pesquisas Acadêmicas: Rascunho Geografia Mangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Mata do Mangue

Vegetação que ocorre junto à desembocadura e ao longo dos rios onde há influência das marés. Esta formação se estabelece sobre o solo arenoso barrento, rico em matéria orgânica. As espécies que nela ocorrem estão adaptadas essencialmente a dois fatores do ambiente: teor salino e carência de oxigênio, determinada pela constante saturação do solo pela água do mar.

Estes ambientes funcionam como fixadores, além de possuírem a função de filtros biológicos e serem os primeiros elos de um riquíssimo ecossistema marinho, um criadouro natural. Temos três espécies distintas representadas na região: O mangue branco ou manso e mangue preto ou siriúba que desenvolveram longas raízes superficiais dispostas horizontalmente, de onde saem ramificações verticais.

Esse tipo de raiz, além de aumentar a área de sustentação da árvore, contém espaços entre as células que permitem a circulação dos gases.

O mangue vermelho ou bravo possui raízes que nascem de várias alturas do tronco para dar apoio à árvore. Essas raízes, chamadas escora, ao atingirem o solo ramificam-se para melhor absorção de nutrientes e também apresentam lenticelas que são pequenas aberturas na casca externa das plantas lenhosas, com as bordas reviradas e bem visíveis, que permitem as trocas gasosas.

O mangue vermelho consegue desenvolver um sistema reprodutivo dos mais eficientes neste ambiente, onde os embriões não ficam em vida latente nas sementes, mas iniciam e continuam seu crescimento enquanto elas ainda permanecem na planta mãe, desprendendo-se desta quando a nova planta já está formada ou consideravelmente desenvolvida.

É da casca do mangue vermelho que os nativos retiram o Tanino, substância avermelhada utilizada para curtir couro e redes de pesca. Em Bertioga, encontramos cerca de 1650 hectares de mangue.

**lenticelas auxilian na respiração

Detalhe de escoadouro de manguezal no Canal de Bertioga

manguezal no Rio Itapanhaú

Denomina-se manguezal a comunidade vegetal que se estende ao longo da zona costeira exposta aos processos transicionais do ambiente marinho, estuarino e lagunar, com alternância de inundações derivadas da atuação das marés em regime mixohalino.” (HERZ, 1991).

Os manguezais ocorrem em regiões onde a temperatura da água não fique abaixo de 17–18C e haja abundante suprimento de nutrientes vindos do escoamento superficial e da água do mar adjacente. Normalmente, mangues crescem mais em regiões de água calma, em que as marés moderadas provocam variações de salinidade que são contornadas pelas plantas por diferentes adaptações, como as glândulas de excreção de sal localizadas na epiderme das folhas e/ou filtros na raiz que impedem a entrada do excesso de sal.

As características geológicas também são importantes para o manguezal. Em geral, eles desenvolvem-se mais em planícies costeiras de baixa declividade ou vales alagados limitados por baixios, estuários ou deltas que transportam águas ricas em materiais em suspenção. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com