TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regiao

Exames: Regiao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

Geografia clássica destacam-se duas correntes distintas, entretanto ambas pautadas no método científico do positivismo, o Determinismo Ambiental e o Possibilismo. Cada uma dessas correntes formularam conceitos de região diferenciados.

Leia e reflita sobre fragmento de texto, a seguir, e analise a qual conceito de região e a qual corrente do pensamento geográfico o fragmento se refere.

A região poderia ser entendida como parte da superfície terrestre, delimitada por diversificadas escalas territoriais, onde haveria homogeneidade devido à integração entre os elementos da natureza, como o clima, a vegetação, o relevo e a geologia.

Agora assinale a alternativa correta:

Alternativas

1 -

Ao conceito de Região Geográfica da corrente Possibilista.

2 -

Ao conceito de Região Geográfica da corrente Determinista.

3 -

Ao conceito de Região Natural da corrente Possibilista.

4 -

Ao conceito de Região Natural da corrente Determinista.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 2

Nota: Não gerada

O conceito de região na ciência geográfica modifica-se, em relação aos métodos e metodologias, dependendo da corrente de pensamento a que o cientista pertence ou tem maior afinidade.

Analise o fragmento de texto, a seguir, e complete a lacuna corretamente, com a corrente de pensamento geográfico a que se refere o conceito de região apresentado no fragmento.

De acordo com a concepção _________, a região abrangeria uma paisagem e sua extensão territorial, onde os elementos humanos e os da natureza se relacionariam de modo harmônico e equilibrado, assim, era concebida como uma entidade concreta.

Agora assinale a alternativa correta:

Alternativas

1 -

Determinista

2 -

Humanística

3 -

Possibilista

4 -

Crítica

Sua resposta

Sem resposta

Questão 3

Nota: Não gerada

Uma forma de regionalizar o Brasil, para avaliar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural, é dividir o país em três grandes complexos regionais, de acordo com proposta do geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Observe a figura, a seguir, em que está destacada essa proposta de regionalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com