TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Centro Oeste

Ensaio: Região Centro Oeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Ensaio  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a sua região?

Região Centro Oeste

2) Quais os principais fenômenos climáticos que ocorrem na sua região?

O clima da região Centro-Oeste do Brasil é o tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos estados de mato grosso, Mato Grosso do Sul e Goias . A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a abril, e um inverno seco, entre os meses de maio a setembro.

O norte de Mato Grosso, ocupado pela Amazonia, é abrangido pelo clima equatorial, apresentando os maiores índices pluviométricos do Centro-Oeste, que pode chegar a mais de 2 500 milímetros anuais. O restante da região possui clima tropica, com precipitações médias inferiores, entre1 000 e 1 500 milímetros por ano.O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C; Existe declínio sensível de temperatur quando ocorre o fenômeno da friagem, que é a chegada de uma massa polar atlântica que através do vale do rio Paraguai, atinge todo o oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e reduzindo-se a pouco mais de 1.200 mm grande parte do território.

Nas regiões mais elevadas do Planalto Central ocorre o clima tropical de altitude e as mínimas são menores podendo ocorrer geadas nessas regiões. Em outras partes da região também é normal ocorrer geadas. Os meses de verao são úmidos, porque nessa época, a Planice do pantanal é uma das áreas mais quentes da America do Sul , e por esse motivo, forma um núcleo de baixa pressão que atrai os ventos úmidos conhecidos como alísios de nordeste . A chegada desses ventos corresponde às chuvas fortes que caem na região.

3) Qual é a classificação de Köppen na sua região?

Na classificação de Koppen dinstiguen-se dois tipo de clima o Cwa (temperaturas moderadas com verões quentes e chuvosos ) e o Aw ( temperaturas elevadas, chuva no verão e seca no inverno).

4) Qual sua estação preferida e por que?

Primavera porque é uma epoca em que ocorre o florescimento de varias especies de plantas. Portanto é um periodo em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. Esse fenomeno ele é facil de ser percebido quando agente faz uma visita na Capital Federal e ate mesmo na nossa cidade.

Bibliografia:

http://licenciamento.ibama.gov.br/Hidreletricas/Couto%20Magalhaes/EIA/Textos/VOL.II%20-%20Cap.%20IV%20-1.Introdu%E7%E3o,%202.%C1reas%20Inf%20e%203.Diag%20Meio%20F%EDsico/TOMO%20I/3.3.Clima.pdf

http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/cliesp10a/chuesp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Bra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com