TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - desenvolvimento do turismo na região centro oeste

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE AFIRMATIVO

ARTIGO CIENTÍFICO – CURSO DE TURISMO

AS MODIFICAÇÕES E IMPLEMENTAÇÕES NECESSÁRIAS DO AEROPORTO MARECHAL CÂNDIDO RONDON PARA A COPA DO MUNDO DE 2014

PENHA, Pedro.

Discente do Curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade Afirmativo (FAF), Campus Cuiabá.

RESUMO

O artigo aborda a implementação do projeto de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Cândido Rondon em Várzea Grande para a realização dos eventos da Copa do Mundo de 2014, quais melhorias serão realizadas, como será o preparo dos profissionais que tiverem interesse em trabalhar nestes eventos, abordando, de maneira sucinta, quesitos como capacitação e treinamento e o que estes buscam frente ao desenvolvimento das potencialidades profissionais no aeroporto de atendimento da capital Mato-grossense. Dentro desse contexto tentaremos enxergar de que maneira o profissional do setor aeroportuário poderá ser visto dentro deste cenário, onde nos indagaremos sobre os papéis, as relevâncias e os objetivos que assumirão frente ao Mundial no que diz respeito aos princípios de planejamento, execução e operacionalização do atendimento a agilidade dos serviços prestados pelo aeroporto.

Palavras-chave: Copa do Mundo. Aeroporto Marechal Cândido Rondon. Turismo. Reforma e Ampliação.

ABSTRACT

The article discusses the implementation of the reform project and expand the airport Marechal Candido Rondon in Floodplains Great for the realization of the events of World Cup 2014, which improvements will be made, as will be the preparation of professionals who are interested in working on these events, addressing, briefly, issues such as capacity building and training and what they look ahead to the potential development of professional service at the airport in the capital of Mato Grosso. Within this context we will try to see how the professional airport sector can be seen in this scenario, where we asked about theroles, relevance and objectives that take forward the World with regard to the principles of planning, execution and operation of the agility care services provided by the airport.

Key-words: World Cup. Airport Marechal Candido Rondon. Tourism. Reform and Expansion.


Histórico do aeroporto Marechal Cândido Rondon

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon é o principal aeroporto do estado brasileiro de Mato Grosso. O complexo não está situado em Cuiabá, mas sim em Várzea Grande, distante cerca de 8 km do centro da capital mato-grossense. É classificado como internacional e de segunda categoria, movimentando atualmente cerca de um milhão passageiros por ano. Em 1942 foi criado em Cuiabá o distrito de obras do Ministério da Aeronáutica, e um novo aeroporto foi planejado. Várzea Grande foi escolhida para sediar esse novo aeroporto, por possuir condições de operabilidade melhores que as da capital (MATO GROSSO, 1998).

De acordo com Mato Grosso (1998), em 1949 o terreno do aeroporto foi doado pelo governo estadual ao Ministério, e a pista de pousos foi inaugurada em 1956. O terminal de passageiros funcionava precariamente na sede do canteiro de obras até 1964, quando o novo terminal foi construído. Em fevereiro de 1975, a Infraero assumiu a administração do aeroporto e deu início à execução de várias obras para atender as necessidades do complexo aeroportuário.

A partir de 1996, o Aeroporto Marechal Rondon se tornou internacional. Nos últimos anos, o movimento aéreo cresce mais que a capacidade de operação do aeroporto. Um novo terminal começa a ser construído em 2000, e obras de modernização no pátio de aeronaves e na pista de pouso são feitas. Em 2005, são mais de 880 mil passageiros que passam pelo terminal, enquanto que a capacidade prevista era de 580 mil (MATO GROSSO, 1998).

Em 30 de junho de 2006, é inaugurado o novo terminal. Entretanto, as obras não acabaram. O antigo terminal será demolido e, no local, será feita a ampliação do novo complexo. Essa ampliação é necessária, uma vez que é esperado que o aeroporto atinja a capacidade máxima prevista ainda em 2006, com um crescimento de 10% no movimento em relação a 2005 (AGECOPA, 2011).

Infra-estrutura requerida para a Copa do Mundo de 2014

As hipóteses pertinentes a este artigo científico de fim informativo fundamentam-se na idéia do fato de que as modificações feitas no aeroporto Marechal Cândido Rondon, trarão possibilidades de investimento no Estado não somente no período do Mundial de 2014 mas também posteriormente a este evento como a obtenção de lucros e benefícios de infra estrutura de transportes para passageiros locais, turistas e investidores em potencial.

Para o evento da Copa do Mundo no Brasil em 2014, será necessária uma série de mudanças para que o Brasil esteja consolidado como o principal atrativo turístico, como por exemplo, a recepção desses turistas, acomodação e transporte. Além disso, o fluxo turístico traz consigo uma entrada significativa de divisas, notoriamente direcionada para os setores de hotelaria, transporte, comunicações, cultura, lazer e comércio varejista. (ERNST & YOUNG, 2010) das quais vertentes será abordado com ênfase o desenvolvimento e adequação do transporte aéreo em Cuiabá, Mato Grosso.

Assim, tais melhorias têm que ser feitas tanto na área de infra-estrutura quanto na capacitação de funcionários, para que estas visem à melhora no atendimento e também passem uma imagem positiva de nosso Estado no que diz respeitos à maneira como o turismo aqui é desenvolvido. Nesse sentido, tanto o setor privado quanto o setor publico estão investindo nas melhorias da infra estrutura do aeroporto e também na capacitação dos funcionários. As mudanças de infra-estrutura seriam: a melhoria das estruturas físicas de recepção desses turistas como, por exemplo, maior espaço em setores de desembarque e embarque, equipamento que confiram maior agilidade na restituição de bagagens, melhoria de estradas que dão acesso ao aeroporto, estacionamentos maiores, postos de informação e recepção, maiores opções de consumo em lojas de souvenir do aeroporto tendo em vista também uma melhor capacitação de profissionais do ramo artesanal mato-grossense e maiores volumes de vendas de produtos artesanais locais, para que estes turistas tenham vontade de voltar após os eventos, com curiosidade de conhecer outros lugares turísticos do nosso Estado.

Processo de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Cândido Rondon

As obras no aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande começaram no mês de junho de 2011 com a construção do módulo operacional para desembarque de passageiros, o projeto de reforma e ampliação prevê uma reconstrução com um aeroporto moderno e apto para receber o fluxo maior de passageiros bem à altura de uma sede de Copa do Mundo. A situação atual do aeroporto corresponde a uma estrutura atual já construída que passará por um processo de ampliação, uma área vazia que corresponderá a uma área de implementação de novos setores de recepção de passageiros, este por sua vez, que atualmente ocupa uma área anteriormente destinada exclusivamente a administração da Infraero, que por necessidade, teve de ser adaptada improvisadamente para o desembarque. O setor de desembarque, segundo a Agecopa, carateriza-se como a área mais precária do aeroporto Marechal Rondon. Além dessas mudanças haverá uma segunda etapa, que será objeto de ampliação definitiva do terminal aeroportuário. Em adição, existe o projeto de alteração do estacionamento do aeroporto para sua ampliação. Em relação ao cronograma, o primeiro ponto instalado, foi o módulodo operacional provisório que consiste de uma estrutura específica voltada para o desembarque que já foi licitado pela Infraero e ainda no mês de junho foi emitida a ordem de serviço para início das obras que demorarão 150 dias para a conclusão do referido módulo (AGECOPA, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (306.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com