TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima na região Centro-Oeste

Tese: Clima na região Centro-Oeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 11

Região Centro-Oeste Clima

O clima predominante na Região Centro-Oeste é o tropical, com um verão chuvoso e um inverno seco entre os meses de abril a dezembro. No inverno a temperatura média é de 18ºC e no verão superior a 25ºC. Ao noroeste da Região Centro-Oeste pode ser encontrado o clima equatorial por conta da floresta Amazônica. O índice de chuva na região varia de 2.000 a 3.000 mm ao norte de Mato Grosso e fica em torno de 1.250 mm no Pantanal mato-grossense.

Vegetação

A Região Centro Oeste está localizada, em sua maior parte, no Domínio do Cerrado. Essa vegetação é composta de árvores tortuosas, entre as quais nascem gramíneas apropriadas para o pasto do gado.O cerrado possui espécies típicas como o ipê, o pau serra, a lixeira e o pequi, cujo fruto é muito consumido na região.A constante exploração das formações vegetais principalmente para fabricação de carvão vegetal, usado nas indústrias da região e parte do sudeste, destruiu grande parte do cerrado.A Região Centro Oeste ainda mantém preservada grande área de Floresta Amazônica, no norte de Mato Grosso.O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, criado em 1981, tem 95% de seus 1.350 km² em áreas alagáveis. Localizado no chamado Complexo do Pantanal, o parque abriga paisagens de campos e florestas.

Relevo

A Região Centro Oeste é ocupada em grande extensão pelo Planalto Central, chegando a atingir altitudes superiores a 1000 metros. Compreende todo o estado de Goiás e o Distrito Federal, recebendo o nome local de Planalto Goiano, seguindo para o oeste até a planície do Araguaia e ao sul até o Planalto Sedimentar da Bacia do Rio Paraná.O Planalto Meridional se estende nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, apresentando um solo fértil formado pela terra roxa.Planície do Pantanal caracteriza-se por apresentar, em algumas épocas do ano, regiões alagadas devido as cheias do rio Paraguai e seus afluentes.

Rios

A Região Centro Oeste é banhada por vários rios, que fazem parte da Bacia Amazônica, da Bacia do Paraná e da Bacia do Rio Paraguai. Os rios Jurema, Arinos e o Xingu, banham o norte do Estado de Mato Grosso vindos da Bacia Amazônica. Os rios que formam a Bacia Hidrográfica do Paraná são o rios Paraná e o Parnaíba. São rios de planalto que se apresentam com grandes quedas d'água. Para tornar o rio navegável, foram construídas eclusas junto das barragens das hidrelétricas de Barra Bonita, Jupiá, Três Irmãos e outras. As regiões de planície do Pantanal são drenadas pelo rio Paraguai, que tem a maior bacia Hidrográfica da Região Centro Oeste. O rio Paraguai, junto com os afluentes, o Miranda, Taquari, Cuiabá e Aquidauana, que ocupam a região do pantanal, nos períodos chuvosos transbordam e ocupam vários quilômetros de suas margens.

Economia

Com a construção de grandes rodovias ligando o Centro Oeste às demais regiões do país e com a navegabilidade dos rios, a região passou a fornecer produtos para abastecer as indústrias principalmente do sudeste do país e também para exportação. A Ferronorte, com projeto que pretende interligar Cuiabá à Rede Ferroviária do Estado de São Paulo e a Hidrovia Tietê-Paraná, permitirá o escoamento da produção da região. Uma outra etapa dessa ferrovia, está prevista estendê-la até Santarém, no Pará e Porto Velho, em Rondônia. Na Região Centro Oeste a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde destacam-se o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região. Na pecuária destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos. No Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás, o maior do estado, por oferecer total infra estrutura, atraiu vários investimentos para a região. Estão instaladas indústrias farmacêuticas de pequeno e grande porte, indústria de fertilizantes, madeireiras, indústria automobilística e de maquinário agrícola, entre outras.

Região Centro-Oeste

________________________________________Estados e capitais da Região Centro-Oeste

Bandeira Sigla Estado Capital

DF Distrito Federal Brasília

GO Goiás Goiânia

MT Mato Grosso Cuiabá

MS Mato Grosso do Sul

A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília.

Com a mudança da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, houve uma grande mudança na região. O aumento da população e a construção de estradas e ferrovias foram intensos. Hoje, a taxa de urbanização da região é de 81,3%. Sua área total é de 1.612.077,2 km², sendo a segunda maior região brasileira em território.

Hidrografia da Região Centro-Oeste

A hidrografia da região é drenada por vários rios que formam três bacias importantes:

• Bacia Amazônica: ocupa parte do Mato Grosso e é formada pelo rio Xingu;

• Bacia do Tocantins-Araguaia: ocupa o norte e o parte do oeste de Goiás e o extremo leste do Mato Grosso;

• Bacia Platina: está subdividida em Bacia do rio Paraná e Bacia do rio Paraguai

- Bacia do rio Paraná: é formada pelos rios Paraguai, Cuiabá, Pardo; Miranda, Apa, Paraná, Verde, Corumbá, Aporé, e Taquari.

- Bacia do rio Paraguai: é a bacia mais extensa formada pelo rio Paraguai que nasce em Mato Grosso na chapada dos Parecis e tem como principais afluentes os rios Cuiabá, Taquari e Miranda.

A população da região Centro-Oeste

Brasília, a cidade mais populosa do Centro-Oeste.

A Região Centro-Oeste abrange uma área de 1 606 371 km², onde vivem 14.058.094 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população absoluta do Centro-Oeste é a menor entre as demais Regiões (Sudeste, Sul, Norte e Nordeste). De acordo com o IBGE, é uma região pouco povoada, tem densidade demográfica de 8,26 hab./km². Goiás é o estado mais populoso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com