TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Sudeste

Monografias: Região Sudeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 8

A região sudeste do Brasil é a mais populosa do país. A região é composta por quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

É a região mais rica do país:

O relevo da região sudeste é caracterizado pela grande quantidade de cadeias montanhosas e serras, como a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Espinhaço o que influi no clima da região. Na área litorânea o clima predominante é o tropical atlântico enquanto que na região planáltica predomina o clima tropical de altitude.

Por seu relevo característica a região possui também, um excelente potencial para geração de energia hidrelétrica que é, em sua maior parte, bastante aproveitado em usinas como a de Urubupungá (SP), que é a maior da região. É na região sudeste que nascem dois dos principais rios brasileiros: o Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, e o Rio Paraná que nasce da confluência dos Rios Grande e Paranaíba na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

A vegetação da região sudeste (predominantemente de Mata Atlântica, com exceção da região norte de Minas Gerais onde encontramos a Caatinga), foi quase totalmente suprimida na época da colonização para dar lugar às culturas decana-de-açúcar e café. Mais tarde, o intenso processo de industrialização conferiu a região as duas maiores megalópoles do país, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, capitais dos Estados de mesmo nome, e as feições que a caracterizam atualmente.

Informações e dados da região Sudeste do Brasil:

- População: 81.565.983 (estimativa 2012)

- Densidade demográfica (estimativa 2012): 88,2 hab./km²

- Mortalidade infantil (por mil): 13,1 (2010)

- Analfabetismo: 4,8% (2011)

- Número de municípios: 1.668 (2010)

- Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

- Vegetação: em função do desenvolvimento urbano e agrícola, grande parte da vegetação nativa desapareceu. Destaca-se a Mata Atlântica na região litorânea.

- Rios Principais: rio Tietê, Paraná, São Francisco e Rio Grande.

- Agricultura: destaque para o plantio de cana-de-açúcar, café, algodão e soja.

- Economia: região com intenso desenvolvimento das indústrias de automóveis, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica, etc. As áreas de serviço e comércio também se destacam. A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil. O principal porto do Brasil localiza-se na cidade de Santos-SP.

- Urbanização: na região Sudeste concentra-se grande parte da população brasileira. As cidades mais populosas do Brasil estão no Sudeste. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O crescimento desordenado destas cidades gerou, nos últimos anos, sérios problemas urbanos como, por exemplo, desemprego, poluição, trânsito, falta de moradia, violência urbana e desigualdade social.

- Principais Cidades da região Sudeste:

- Estado de São Paulo: São Paulo (capital), Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Campinas e São Caetano do Sul.

- Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital), Niterói, Volta Redonda, Campos, Nova Friburgo.

- Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte (capital), Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Governador Valadares.

- Estado do Espírito Santo: Vitória (capital), Colatina, Cachoeiro do Itapemirim.

Historia da Região

Os primeiros habitantes da Região Sudeste do Brasil foram os índios. Mais tarde chegaram os portugueses. Eles fizeram expedições para conhecer a região e começaram a explorar o pau-brasil. Essa madeira era abundante nas matas do litoral.

Os portugueses fundaram as primeiras vilas no litoral. A primeira vila fundada foi São Vicente. Aí teve início a plantação da cana de açúcar . Depois surgiram outras vilas. O povoamento do interior começou com a fundação da vila de São Paulo de Piratininga.

Os moradores da vila de São Paulo entraram pelo interior à procura de índios para escravizar. Eles organizaram as entradas e bandeiras. Nas suas caminhadas, os bandeirantes paulistas descobriram minas de ouro nas terras do atual estado de Minas Gerais.

O povoamento também aumentou com o comércio de gado. Os comerciantes levavam os animais do sul do Brasil para serem vendidos na região das minas. No caminho por onde passavam as tropas de animais apareceram ranchos e pousadas. Os ranchos e as pousadas deram origem a muitas cidades.

Novas fazendas de plantação de cana-de-açúcar surgiram nos antigos caminhos por onde seguiam as entradas e bandeiras. Essas fazendas deram origem a várias cidades. Mais tarde, com o cultivo do café, outras cidades surgiram.

O povoamento aumentou muito com a chegada dos imigrantes e com a abertura das ferrovias. A instalação de indústrias também contribuiu para que muitas pessoas de outros estados e de outros países viessem morar na Região Sudeste.

Relevo

Podemos identificar cinco grandes divisões no relevo no Sudeste:

• Planícies e terras baixas costeiras: Apresentam larguras variáveis, ora aparecendo na forma de grandes baixadas, ora estreitando-se e favorecendo a formação de costas altas, onde a serra do Mar entra diretamente em contato direto com o oceano Atlântico. São comuns, ao longo da planície, muitas praias e algumas restingas, que formam lagoas costeiras e grandes baías.

• Serras e planaltos do Leste e do Sudeste: Conhecidas como planalto Atlântico ou planalto Oriental, é a parte mais acidentada do planalto Brasileiro, caracterizando-se, na região Sudeste, pelo grande número de "serras" (escarpas de planalto) cristalinas. Aparece como verdadeira muralha constituída por rochas cristalinas muito antigas ou como um verdadeiro "mar de morros" em áreas mais erodidas. A escarpa desse planalto voltada para o Atlântico constitui a serra do Mar, que no sul recebe o nome de serra de Paranapiacaba. Logo adiante, no oeste, encontramos o vale do rio Paraíba do Sul, que separa a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com