TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre a Observação Realizada no Espaço Escolar

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  2.254 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL

Estágio I – Relatório sobre a observação realizada no espaço Escolar

Nome do Aluno: Jessica Aparecida Pereira

Dados da Escola em que realizou a observação:

Nome: EE Gal. Humberto de Souza Mello

Endereço: Avenida Deputado Candido Sampaio 6803

Bairro: Parada de Taipas

Cidade: São Paulo

Estado: São Paulo

Telefone: 11 3947-1722

Instituição Pública (x) Instituição Privada (  )

Nesta etapa você relatará suas impressões sobre a realidade vivenciada e observada no Estágio realizado no espaço escolar.

A INFRAESTRUTURA E A ORIGANIZAÇÃO DO MEIO ESCOLAR

A Escola Estadual General Humberto de Souza Mello esta localizada na Avenida Deputado Candido Sampaio, nº 6803, bairro, Parada de Taipas, na cidade de São Paulo.

A escola se encontra localizada e um bairro da periferia da zona norte, que apesar da falta, ou melhor, qualidade dos serviços públicos e da presença de favelas e casas em locais de risco, nos últimos anos vem crescendo e recebendo investido em empreendimentos comerciais e residenciais. A unidade de ensino fica no centro comercial do bairro, no meio do cruzamento das duas mais movimentas avenidas e rodeada de centros comerciais e serviços públicos como um posto de saúde e duas escolas municipais, devido a essas circunstancias a muita interferência interna em relação a ruído e poluição do ar.

 O espaço interno da escola e bem estruturado e conservado e a maior escola estadual do bairro com 18 salas nos três períodos, atendendo aos ciclos do ensino fundamental II e ensino médio.

No Período da Manhã tem sete turmas de 8ª Serie, 8 turmas do 1º Ano do Ensino Médio, 2 turmas do 2º Ano do Ensino Médio e 1 turma do 3º Ano do Ensino Médio. Já no período da tarde conta com 6 turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental, 4 turmas do 7º Ano, 7 turmas da 7ª Serie e 1 turma da 8ª Serie .Por fim no período noturno a quatro turmas do 1º Ano do Ensino Médio, sete turmas do 2º Ano do Ensino Médio e sete turmas do 3º Ano do Ensino Médio.

Ao visitar as salas de aulas, vi que todas as salas contêm 40 pares de carteiras e cadeiras, todas as salas são equipadas com um ventilador de parede, um par de cadeiras e carteira para o professor e uma lousa branca. Contem janelas que deixa o ambiente mais iluminado e arejado. De modo geral as salas estão bem conservadas e atendem as necessidades básicas dos alunos.  

O Pátio da escola e grande e também tem uma área interna com bancos de concreto onde os alunos fazem as refeições e um pequeno jardim. A cozinha bem equipada e higienizada, onde e feito as refeições diarias dos alunos, 2 banheiros para alunos, sendo uma feminina e outra masculina,lavatorio e 2 bebedouros.

A secretaria da escola: ampla e organizada com sete mesas com cadeiras, para as agentes de organização, uma mesa para a gerente, três computadores além de dois notebooks, armários onde são organizados os prontuários dos alunos, prontuários dos professores e funcionários, atas finais, livros pontos e demais documentos da escola, telefone e uma janela para o atendimento a comunidade.

    A sala dos professores tem um tamanho médio, com uma mesa grande com 8 cadeiras, sofá, bebedouro, televisão, 3 computadores e armários. Os professores possui 2 banheiros para uso deles e dos funcionários da escola. Na parte da direção se encontra a sala dividida pelas duas coordenadoras, onde e feito o atendimento de pais e alunos, uma sala que e dividida pela vice-diretora e a assistente de direção, onde também e feito atendimento e a sala do diretor. Tambem observei as instalções referente a acessibilidade, a escola possui rápas para cadeirantes e um elevador esta sendo contruido.

A escola possui duas quadras para recreação esportiva, sendo uma coberta e outra descorta, uma sala para guarda os materiais esportivos utilizados na educação física, materiais esses com vários tipos de bolas, redes, duas mesas de ping-pong, uma mesa de pebolim, cordas e quatro camas elásticas, todos eles estão em bom estado de conservação, uma sala de vídeo equipada com data show, uma sala para reunião, laboratório de informática equipado com 40 computadores, todos esses funcionando e com acesso a internet e quem cuida da sala de informática e uma estagiaria do programa estadual Acessa São Paulo, assim alunos fora do seu período que estudam podem ir à sala de informática fazer pesquisas.

A biblioteca e bem organizada, com prateleiras, dividindo livros didáticos, apostilas, livros literários e de leitura, dividido por assunto, um modelo de corpo humano e vários mapas e atlas escolares. A biblioteca e organizada por um professor readaptado, os livros são de fácil acesso tanto a alunos como aos docentes. Na biblioteca também funciona a sala de leitura, com duas professoras de português de apoio, que fazem projeto de leitura e reforço com os alunos do ensino fundamental II.

EU NO MEIO – O CONTATO COM ATIVIDADES NA ESCOLA E COM A COMUNIDADE ESCOLAR

A escola possui no total dos três períodos 2.006 alunos, 110 professores, um Diretor, duas Vices Diretoras, duas Coordenadoras Pedagógicas, uma Gerente de organização escolar, 11 Agentes de Organização escolar, sendo que seis trabalham como Inspetoras no pátio e corredores da escola e cinco na secretaria, duas funcionarias terceirizadas da cozinha e seis funcionarias terceirizadas na limpeza.

 Participei ao lado de um professor coordenado de uma sala do 6º ano,e um professor da 1ª serie do ensino medio da reunião de pais , onde pude observa que a maioria dos pais ou responsaveis compareceram na escola, muitos acompanhados pelos proprios filhos, onde foi passado as notas do 3º bimestre, o redimento escolar, os pontos a melhorar e as questões de comportamento.Tambem participei de uma reunião pedagógicas com os professores das materias de ciencias humanans (Historia,Geografia,Filosofia e Sociologia), visando a melhoria da aprendizagem e recuperação dos alunos nas respectivas materias, participei da reunião de orientação e planejamento da prova SARESP 2015, visando recuperar os alunos com mais dificuldades em terteminada materia, para que escola possa consegui uma pontuação satisfatoria na avaliação estadual.Como atividade extra curricular participei e observeira a feira cultural realizada pela unidade, mais especificadamente os trabalhos apresentados na disiciplina de Geografia, dois trabalhos que me chamaram a atenção foram a observação do espaço vivido,que o bairro onde os alunos  moram atraves de fotografias e um  trabalhado sobre a crise hidrica do estado de São Paulo, contendo cartazes, maquetes e  os alunos explicado sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com