TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR ESCOLAR NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM PROFESSORES DE ALUNOS COM TDAH NA ESCOLA

Por:   •  19/4/2015  •  Artigo  •  8.967 Palavras (36 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 36

A  CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR ESCOLAR NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS  REALIZADAS COM PROFESSORES DE ALUNOS COM TDAH NA ESCOLA

LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA

Resumo[pic 1]

O presente estudo tem como tema “A  Contribuição do orientador escolar nas ações pedagógicas realizadas com professores de alunos com TDAH na escola”, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) nas escolas e as dificuldades que esse transtorno pode causar ao aprendizado na educação básica do Ensino Fundamental nos anos iniciais. Pretendeu se identificar como o orientador educacional também visto como supervisor pode auxiliar nas ações pedagógicas afim de sanar as dificuldades encontradas pelos alunos com TDAH, no processo de ensino aprendizagem. Objetivou se também investigar se o professor sabe o que e TDAH. A metodologia utilizada fundamentou se em uma revisão bibliográfica. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória para coleta e análise de dados com abordagem qualitativa através de questionários a doze professores atuantes em uma instituição particular Por meio dessa pesquisa foi observado que o TDAH, esta presente na realidade escolar e que ocorreram diferenças significativas sobre o conhecimento dos professores a respeito do tema, o que caracteriza um obstáculo para que se desenvolva uma didática de ensino efetiva para atendimento de alunos com TDAH. Deve-se utilizar meios mais eficientes para atendimento a crianças e adolescentes com o TDAH desde a formação anterior e continua do professor que vai gerar aprendizagem por meio de estímulos e em seguida fazer a construção da atenção, interesse e concentração do aluno até condições didáticas pedagógicas direcionadas a esses atores. Até o ato de utilizar essa capacitação com seus alunos.

Palavras-chaves: TDAH, Dificuldade de aprendizagem, Orientação educacional.

INTRODUÇÃO

A Gestora e orientadora educacional tem o mesmo papel que o de um supervisor a de acompanhar, auxiliar e orientar como será realizado o trabalho com a criança com TDAH afim de fazê-la progredir no seu processo de aprendizagem, havendo uma mudança interna e uma nova forma na aquisição de conhecimento. O pedagogo poderá atuar como Coordenadores (a) Pedagógico (a), ou Orientadores (as) Educacionais ou  Professores.

O tema “A  Contribuição do orientador escolar nas ações pedagógicas realizadas com professores de alunos com TDAH na escola” foi escolhido para determinar com maior ênfase quais atitudes  um orientador pode ter para melhorar as ações pedagógicas por parte dos professores, dos gestores e todos aqueles que estiverem envolvidos no processo educacional e valorizando  a qualidade do ensino.

Este trabalho de pesquisa foi realizado com o desejo de que os leitores  e a pesquisadora  licenciada em pedagogia consigam compreender de que forma e quais atitudes um orientador deve ter para conseguir solucionar os problemas de aprendizagem de alunos com TDAH. No decorrer do curso de Pós-graduação uma das perguntas que sempre foi feita aos acadêmicos era: Qual a melhor forma do orientador trabalhar com os professores?  E o que ele tinha que fazer  para ter sucesso nesta empreitada?

No decorrer da pesquisa foram encontradas diversas características que este profissional de educação deve ter  e qual atitude  pode tomar e como ajudar a melhorar a educação de alunos e professores, por isso o trabalho em questão foi construído diante de vários momentos de leituras, questionamentos e avaliações constantes do aprendizado e das experiências vivenciadas pela pedagoga.

A pesquisa feita foi bibliográfica mas sempre engajada nas conversas informais com profissionais da educação que buscam o melhor para o ensino, buscando sempre ter uma redação objetiva, impessoal, clara e concisa, como coloca  Andrade (2003,p.101-107), “É imprescindível concatenar as idéias ou informações de maneira lógica e precisa, estabelecendo uma linha clara e coerente de raciocínio .”as vezes se torna difícil diante de tanto material existente nas mídias, impressos, vídeos, entre outros ser objetivo  e conciso mas foi proposto e esperoa-se ter sido realizado tal análise . O  ato de escrever, as várias idéias surgidas após a leitura dos diversos autores como: Leal(2011), Leonardi, Rubano, Assis(2010),Ministério da Educação e Cultura (2010), Piletti (2010).Mattos.(2013), Rohde, Benetti( 2004), Teixeira (2013),Vasconcelos(2003), seja de grande valia  a todos.

Também foi desenvolvida uma pesquisa exploratória para coleta e analise de dados com abordagem qualitativa quando foram distribuídos questionários com sete perguntas abertas e fechadas a doze professores atuantes em uma instituição particular localizada na cidade de Sobradinho DF,que atuam no ensino fundamental nos anos iniciais. No desenvolvimento dessa pesquisa foi observado que o TDAH, esta presente na realidade escolar  e que ocorreram diferenças significativas sobre o conhecimento dos professores a respeito do tema o que caracteriza um obstáculo para que se desenvolva uma didática de ensino efetiva para atendimento de alunos com TDAH.

O estudo permitiu concluir para que haja desenvolvimento de aprendizagem significativa com sucesso, devem ser usados meios mais eficientes para atendimento a crianças e adolescentes com o TDAH desde a formação do professor até a sua disposição para lidar com o problema. E assim  contribuir com o processo de ensino aprendizagem significativo utilizando estímulos e consequentemente fazer a construção da atenção, interesse e concentração do aluno até o fazer uso das condições didáticas pedagógicas direcionadas a esses atores.

A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR ESCOLAR NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS

Uma das ações desenvolvidas pelo orientador será a de  articular uma  transformação dos docentes trazendo  para as reuniões pedagógicas à participação direta e comprometida de alguns profissionais da educação, como psicopedagogos, mestres, psicólogos, fonoaudiólogos, todos que possam auxiliar o trabalho dos educadores. O orientador participante propõe palestras, sessão de estudos; seminários; oficinas de produção; troca de experiências; e produção escrita buscando um trabalho integrado na elaboração de atividades baseadas na coletividade, no trabalho em equipe, desta forma ira  proporcionar um ambiente que prevalecerá a confiança e o desenvolvimento intelectual de cada membro da comunidade escolar. Como escreve Ely e Pereira (2005, p.62) ao descrever o papel do orientador:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.5 Kb)   pdf (387.9 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com