TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Após Uma Assembleia Realizada Na Tarde Desta Sexta-feira (1º), No Guadalupe Country Club, No Subúrbio Do Rio De Janeiro, Motoristas E Cobradores De ônibus Decidiram Manter Agreve Iniciada à 0h. A Paralisação Afeta Ao Menos 1,5 Milhão De

Dissertações: Após Uma Assembleia Realizada Na Tarde Desta Sexta-feira (1º), No Guadalupe Country Club, No Subúrbio Do Rio De Janeiro, Motoristas E Cobradores De ônibus Decidiram Manter Agreve Iniciada à 0h. A Paralisação Afeta Ao Menos 1,5 Milhão De. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva:

Após uma assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (1º), no Guadalupe Country Club, no subúrbio do Rio de Janeiro, motoristas e cobradores de ônibus decidiram manter agreve iniciada à 0h. A paralisação afeta ao menos 1,5 milhão de passageiros, que tiveram problemas para chegar ao trabalho. A categoria decidiu manter a greve por indeterminado. ?Vamos cruzar os braçosagora. Dia 4 (segunda-feira) temos uma assembleia às 18h para tentar algum avanço. Nossa greve não é ilegal porque estamos fazendo tudo dentro dos parâmetros corretos e não há ilegalidade, uma vez que20% dos ônibus estão na rua", disse o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, Sebastião José da Silva. Os rodoviários pleiteiam um aumento salarial de 15%, o fim da duplafunção, na qual o funcionário atua como motorista e cobrador, além de benefícios como vale-alimentação, cesta básica e plano de saúde. (Publicado no G1 em 01/03/2013).

A matéria citada envolve uma situaçãode conflito de interesses entre patrões e empregados, das empresas de ônibus do Rio de Janeiro. Explique este acontecimento a partir da concepção marxista de análise social.

RESPOSTA

Ciênciapara o capital, razão instrumental e lógica do valor: uma mentalidade marcada

pela mercantilização do mundo natural e social, pelo espírito de acumulação, pelo

individualismo assume dimensões semprecedentes. Um novo modo de vida, tipicamente

burguês e urbano, que assume uma forma “acabada” no “American way of life”, se impôs em

escala mundial. Porém, o capitalismo traz no seu próprio ventre asforças sociais e políticas da sua contestação: o proletariado. Vivendo em um intenso processo de dominação política, exploração econômica e opressão ideológica, esta nova classe começa a travar lutaspor melhores condições de vida.

outra resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com