TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de identificação macroscópica dos principais tipos de rochas

Pesquisas Acadêmicas: Resenha de identificação macroscópica dos principais tipos de rochas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

chupa cuoaaksdfoçiqheoihfoiqwouehoqu3euflqkwjebfqçowuehroubowbvkjqnriqwbfçohoqhfçCENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAUDE, CIENCIAS HUMANS E TECNOLOGICAS DO PIAUÍ-UNINOVAFAPI

DISCIPLINA:GEOLOGIA

PROFESSOR: PAULO LAGES

ANTONIO BRANDÃO

ARCENIO NETO

ELISÂNGELA CAVALCANTE

FREDERICO FERNANDO

GUSTAVO BOTELHO

HEYDER CASTRO

MARILIA BAQUIL

TEREZA RAKEL

THAIS NUNES

RESENHA DE IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA DOS PRINCIPAIS TIPOS DE ROCHAS

ABRIL-2014

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA DOS PRINCIPAIS TIPOS DE ROCHAS

A Engenharia Civil sempre esteve presente na humanidade, desde os tempos mais remotos, onde o homem deixou de ser nômade iniciando agrupamentos com os outros. O termo Engenharia Civil vem dos romanos, ‘’Ingenium Civitas’’, ou seja, engenharia das cidades, onde esta era a profissão responsável por projetar e construir as pontes, estradas, aquedutos, sistemas de esgotos, entre outras obras ligadas à vida das pessoas na sociedade.

Construções ou quaisquer outros projetos de engenharia civil são realizados no solo ou subsolo, obtendo uma interação direta com as rochas. Estão presentes aqui, os esforços transmitidos de uma ponte ou edifício para o subsolo, a adequada estruturação em um corte de uma estrada, a fim de ser evitarem escorregamentos, o mesmo observa-se na compactação de aterros e construções de obras subterrâneas com tubulações enterradas e condução de gases e líquidos. Faz-se indispensável também o conhecimento dos materiais naturais utilizados n construção civil, como argilas, siltes, areias, britas, rochas ornamentais, entre outros.

-IDENTIFICAÇÃO E TIPOS DE ROCHAS

Existem três tipos de Rochas. As magmáticas, que são rochas formadas pelo estriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. Dividem-se em vulcânicas ( extrusivas) e plutônicas (intrusivas). As vulcânicas são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra - pome, cujo resfriamento se dá na água. As plutônicas são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.

As sedimentares, que tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. Detríticas: são rochas formadas a partir de fragmentos de outras rochas, como arenito, argilito,varvito e folhelho. Químicas: formadas a partir de transformações de certos materiais em contato com a agua ou outra substancia, como sal gema,estalactite e estalagmites. Orgânicas: formadas por meio da acumulação e soterramento de matéria orgânica, como calcário e carvão mineral.

Por último as metamórficas, que se originam pela transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

-AS PROPRIEDADES DAS ROCHAS

-PROPRIEDADES QUÍMICAS

Existem cinco propriedades das rochas que mais interessam para sua caracterização. As propriedades químicas, físicas, geológicas, mecânicas e geotécnicas. As propriedades químicas subdividem-se em reatividade, durabilidade e composição química. Não exige-se uma determinação rigorosa dos componentes químicos de uma rocha, pois a sua composição pode variar muito de uma rocha pra outra, além de existirem limites de erros permitidos nas diferentes dosagens. A reatividade consiste na capacidade de elementos químicos reagirem ao entrarem em contato com outros compostos. As reações cimento/agregado, como por exemplo, a do silicato e sílica reagindo com o álcalis do cimento, contribuem para a deteorização do concreto e argamassa e por isso requerem um controle. A durabilidade consiste na resistência da ação quanto à ação do intemperismo.

-PROPRIEDADES FÍSICAS

Quanto as propriedades físicas, estas subdividem-se em cor, densidade, porosidade, permeabilidade, absorção, dureza, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson. A cor é um fator de classificação irrelevante, visto que há uma grande variabilidade, até mesmo dentro de uma mesma jazida. Podem ser monócronas (uma única coloração uniformemente distribuída) e polícronas (duas ou mais cores). Nas rochas sedimentares, sua coloração ocorre devido a pigmentações ou difusão de grãos. A pigmentação de hidróxido de ferro levam as cores alaranjada, amarela ou vermelha. As cores cinzenta e preta derivam de pigmentos carbonosos ou betuminosos e a cor verde dependendo de compostos de ferro (sulfetos) e de níquel.

A densidade de uma rocha é determinada em laboratório e depende do peso da amostra, peso da amostra saturada e peso da amostra dentro d’água. Fatores como estado de alteração, porosidade e compacidade podem influenciar na densidade das rochas, pois ocorrem reações químicas dos minerais densos nos menos densos, além do aumento do volume gerado neste processo. Quanto maior a densidade, maiores serão a resistência a compressão, ao desgaste e dificuldade de corte. Rochas muito porosas apresentarão baixa densidade, pois quanto maior a interligação entre os vazios, maior a densidade. Os vazios presentes em uma rocha influenciam diretamente em sua porosidade, por exemplo, as sedimentares por possuírem grandes volumes de vazios, têm maior porosidade, oque diminui quando cimentadas. Já as metamórficas têm a sua porosidade condicionada ao grau de metamorfismo.

O estado de alteração influencia na porosidade através do fenômeno de lixiviação e dissolução. A argila com 50% de porosidade apresenta menor resistência que o granito, com 1,5% de porosidade, ou seja, quanto maior a porosidade, menor a resistência à compressão. A permeabilidade consiste na maior ou menor facilidade que a rocha oferece a percolação da água. Pode ser primária, onde existe desde sua formação, ou secundária, presente na rocha onde ocorre a lixiviação. Nas rochas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com