TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha descritiva sobre o texto: Clima, tropicalidade e saúde: uma perspectiva a partir da intensificação do aquecimento global. – Francisco Mendonça

Por:   •  1/5/2018  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Vitória de Sousa Calado - Turma: Dinâmica do Clima e uso do Território

Resenha

Texto: Clima, tropicalidade e saúde: uma perspectiva a partir da intensificação do aquecimento global. – Francisco Mendonça

No texto “Clima, tropicalidade e saúde: uma perspectiva a partir da intensificação do aquecimento global”, Mendonça através da climatologia, aborda a bioclimatologia humana, que constitui um campo de estudos de interesse da saúde pública. O autor fala sobre a questão de como a influência da natureza afeta nas atividades humanas e na saúde da população. Mostrando que o clima pode assumir importância capital em um determinado processo, ou ser apenas fator coadjuvante de um outro. O aquecimento global também é discutido de uma forma que tenha um debate com a relação da saúde humana.

Mendonça explica no texto, alguns registros que afirmam como a Terra sofreu alterações desde as últimas grandes glaciações na qual foram responsáveis e favoráveis ao desenvolvimento da vida humana no planeta, fato este procedente do aquecimento da atmosfera, ou seja, a história da Terra é marcada por inúmeras alterações significativas e que comtemplam também a intensificação das temperaturas na atualidade. Diversos estudiosos como afirma o mesmo, tem construído cenários diversos do impacto das mudanças globais sobre a saúde humana, sendo que alguns se contradizem quanto as perspectivas generalizantes.

Seguindo a linha de raciocínio do autor, o mesmo aponta para os fatos difíceis de mensurar, mas bastante previsíveis quando se trata do modo de vida, no empobrecimento alimentar, migração forçada, etc. “Os efeitos tornam-se, assim, muito relativos sobre a população como um todo, pois a concentração da riqueza material e cientifico-intelectual numa pequena parcela da humanidade coloca a grande maioria dos homens, sobretudo na zona intertropical, numa flagrante condição de elevados risco e vulnerabilidade climáticas...” (pag 105).

O clima tropical, como é destacado no texto, por possuir características particulares, reúne excelentes condições para o desenvolvimento de um considerável número de doenças, tanto ligadas ao excesso de calor quanto à queda abrupta do mesmo e a vulnerabilidade termo-hidro-pluviométrica. Sendo assim, a maioria das doenças tropicais já observadas, são doenças de carências, doenças parasitárias, doenças infecciosas e as doenças micósicas. As doenças tropicais (parasitas, germes, vetores) não consegue viver e se reproduzir em outras condições que possuam condições ambientais diferentes.

Com as contingências socioeconômicas e políticas como a precária atuação dos governantes e do estado, a intensificação da miserabilidade e da pobreza humana, as explosões da urbanização em cidades gigantescas concorrem para aumentar os problemas de saúde típicos da zona tropical. Mendonça traz exemplos de algumas doenças emergentes no contexto brasileiro, já que a tropicalidade do Brasil é uma de suas principais características geográficas. A malária no Brasil (seguindo o registro de 2005) segundo ele, fez em média 450 a 600 mil vítimas por ano, dentre as doenças transmitidas por mosquitos, a dengue é uma das mais importantes na atualidade com mais de 50 milhões de casos registrados por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com