TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto: Um estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Bacharelado Serviço Social

Disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento Humano;

                   Linguagem e Compreensão de Texto

Identificação Bibliográfica: Psicologia Reflexão e Crítica, 2003,16(1), pp 95-107

                                          Pereira Cícero; Torres Rosa Ana Raquel; Almeida Teles Saulo (Universidade Católica de Goiás

Resenha do Texto: Um estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Analise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial

Este artigo foi feito em cima do texto que relata e traz em questionamento um dos principais temas da atualidade, o preconceito racial. Onde destaca os grupos minoritários que vem lutando para alcançar alguns avanços em relação a questão dos direitos para diminuir a discriminação racial. Sendo que a ideia do texto é discutir se essas ações estão realmente sendo pontos estratégicos para a diminuição do preconceito racial. Pesquisas mostram que existem duas formas de preconceito, o clássico: aquele onde as expressões de atitudes são mais hostis mais explícito, e o novo: aquele que as expressões não são tão expostas que fica um pouco mais camuflada. Sendo assim ficando evidente o por que as manifestações estão diminuindo. Nesse artigo foi usado experimentos, de uma análise quantitativa das Representações Sociais como forma de estudo para observar como um discurso ideológico pode estar relacionado ao preconceito racial.

Segundo Billing e Martinez as causas desses preconceitos, seriam psicológicos como a personalidade e frustrações do próprio individuo o qual pratica o preconceito. O artigo argumenta e associa o preconceito somente como base na personalidade do indivíduo negligencia outros fatores como o socioeconômico, que é o responsável pôr muitas das vezes, sendo que a formação do preconceito envolve sim processos cognitivos como o estereótipo mais também categoria social onde o indivíduo está inserido e como ele se identifica. Fazendo assim que o indivíduo seja motivado a procurar um sentimento positivo, ou com algo que ele se identifique, com os que ele não tem afinidades ele se afasta.

Foi realizado um estudo com 120 estudantes de psicologia, foram divididos em dois grupos, onde deveriam avaliar a conduta de uma gerente de uma loja, na qual precisava contratar uma vendedora para a loja, selecionou vários currículos e encontrou duas pessoas com os requisitos que procurava, selecionou as candidatas para a entrevista pessoalmente, e descobre que entre as duas o único fator para diferenciar era a cor da pele, uma era branca a outra era negra. Para o grupo não teria duvida que a gerente contrataria a moça com a pele branca, sendo que para o grupo foi decisório a cor da pele e a gerente já argumentou que ela não tem preconceito, mas os clientes da loja são brancos e podem não gostar de ser atendido por alguém com a pele negra, podendo diminuir as vendas da loja prejudicando a ela mesma e a outros funcionários e ela apenas está garantindo o fluxo padrão daquele estabelecimento e visando o lucro do mesmo. O grupo tendo que avaliar a atitude da gerente, analisando se a conduta foi profissional, e se colocando no lugar da gerente qual das candidatas eles contratariam e se fossem ser atendido numa loja, qual a preferência geral da população em relação a cor da pele. O resultado da pesquisa do grupo foi em contratar a candidata com a pele branca, e considerando a escolha da gerente justa levando em consideração todas as informações que tiveram com as pesquisas de forma positiva. Podemos assim observar com um discurso justificador da discriminação racial tem o poder de formar expressões do preconceito racial, mesmo a gerente relatando não ter nenhum preconceito ela fez uma escolha, visando o preconceito de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com