TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo- O CAPITAL DE K. MARX EM QUADRINHOS POR MAX E MIR

Trabalho Escolar: Resumo- O CAPITAL DE K. MARX EM QUADRINHOS POR MAX E MIR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  1.923 Visualizações

Página 1 de 9

O CAPITAL DE K. MARX EM QUADRINHOS POR MAX E MIR

Dayane Brito

Deborah Santos

Osana Almeida

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo, abordar as relações sociais para compreendermos como se desenvolveu as sociedades burguesas dentro do modo de produção capitalista. Dentro da compreensão da sociedade em que vivemos na qual é capitalista, levando em consideração desde os primórdios até os dias atuais, pois começou com as relações de troca e o valor de uso, depois movido pela circulação de mercadorias, mais-valia e acúmulo de capital, onde cada dia surge novos produtos deixando cada vez a população mais consumista, daí temos as conseqüências da desigualdade social, pois quem não consegue consumir o que é novo e moderno para a sociedade atual fica excluído, resultado do modelo de produção.

Palavras-chaves: sociedade, capitalismo, mercadorias, desigualdade social.

ABSTRACT

This work aims to address the social relations to understand how it developed bourgeois societies within the capitalist mode of production. Within the understanding of the society we live in which is capitalist, taking into account from the earliest times to the present day, it started with the relations of exchange and use value, then moved by the movement of goods, capital gains and capital accumulation where every day comes new products leaving the population increasingly consumerist, hence we have the consequences of social inequality, as those who can not consume what is new and modern for today's society is excluded, a result of the production model.

Keywords: society, capitalism, goods, social inequality.

Sociedade na visão de Marx

Marx se mostra sensível à relação recíproca entre o desenvolvimento da sociedade e o desenvolvimento das ciências naturais no mundo moderno e salienta que elas contribuíram tanto para a emancipação do homem, quanto para a desumanização do mesmo. Para ele a sociedade produz o homem enquanto homem, mas também ela é produzida por ele. A própria natureza, com a qual todo o homem, como ser vivo, está em relação, só se humaniza na sociabilidade tornando-se um elo entre cada homem é o fundamento da existência comum. "A sociedade, afirma Marx, é a total consubstanciação do homem com a natureza, a verdadeira ressurreição do naturalismo do homem, e a realização do humanismo da natureza" (Manuscritos econômico -políticos de 1844, p.260).

Para Marx a sociedade possui grande influencias na teoria sociológica que no geral apresenta duas definições onde a primeira é a conjunto das relações sociais, desta forma é constituído por um corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime politico obediente a normas e leis e instituições necessárias para que haja a reprodução da sociedade como um todo. E a segunda consiste na totalidade social caracterizada pelo modo de produção dominante, modo de produção subordinada e modo de produção super estruturada, mas é preciso deixar bem claro que essas duas definições não podem andar sozinhas, estas trabalham em conjunto, ambas sempre de acordo.

Marx via a sociedade como um grupo de indivíduos, onde entre os mesmos era possível estabeler relações econômicas, políticas e culturais, ou seja, um sistema de interações humanas em que relações são estabelecidas a todos que compõem esse sistema de interação humana culturalmente padronizada. Em uma sociedade existe uma língua e cultura onde seus membros devem obedecer às mesmas impostas na forma de leis, costumes, tradições comuns em que unidos buscam objetivos que interessa ao conjunto, ou ate mesmo nas classes que predominam nesse conjunto, essas são suas principais características.

A ideia de sociedade pressupõe um contexto de relações humanas no qual ocorre a interdependência entre todos e cada um de seus componentes, que subsiste tanto pelo caráter unitário das funções que cada membro desempenha como pela interiorização das normas de comportamento e valores culturais dominantes em cada comunidade. Toda a humanidade pode ser considerada como uma única sociedade, mas em sentido sociológico falamos de sociedade como um sistema funcional abstrato, sem identificação com um país ou cultura determinados, ou então de forma plural no tempo (sociedade antiga, medieval, moderna etc.) e no espaço (sociedade americana, mexicana, japonesa, brasileira etc.), onde todos são relacionados de forma única, sem respeitar a divisão existente no tempo.

O conceito de sociedade está ligado à ideia de convivência e atividade conjunta do homem, onde se organizam de forma consciente. Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos a mesma autoridade politica, às mesmas leis e normas de conduta, organizado de forma social e racional, assim sendo governado por entidades que zelam pelo bem estar desse grupo social. Precisamos ter em mente que a sociedade é formada por diversos atores como diversos grupos étnicos, diferentes classes sociais e também os diferentes níveis dentro das classes sociais. Sociedade é um sistema de símbolos, normas e valores, como também é um sistema de posições e papeis.

A Sociedade que Marx fala e a sociedade burguesa, a qual começa desenvolver-se sob o modo da lógica do capitalismo onde a principio o trabalho era feito manualmente é que a lógica do comércio era movida muito mais forte pela a troca de mercadorias do que pela a venda. Já havia a divisão do trabalho, pois cada um produzia ou fabricava algum produto, porém estes produtos eram feitos para suprir as necessidades próprias da família e o excedente era trocado por produtos que os mesmos não tinham, mas que necessitavam para suprir.

Como exemplo podemos dá o processo de fabricação de uma sandália de borracha que todo processo era feito pelo um único artesão e que com a revolução industrial foi possível mudar toda essa lógica passando assim, por exemplo há haver uma divisão até mesmo na produção de um único produto a sandália neste momento pode ser feita as correias em uma fabrica e o salado em outra, podendo ser o lugar de montagem do produto final distante das fabricas.

O que fundamenta a sociedade burguesa de Marx é:

• Produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com