TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx e Max Weber

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx interpreta a sociedade pela sua dinâmica e tem uma visão científica centrada no mundo concreto.

Duas de suas teorias contribuíram para a sociologia são eles: alienação e mais valia.

Na alienação o trabalhador vende sua força de trabalho e essa condição o coloca em uma posição submissa fragmentada onde perde a consciência do todo e da realidade a sua volta tornando-se escravizado pelo trabalho e consequentemente desumanizando-se.

Já na mais valia temos a condição onde trabalhador recebe pelo seu trabalho aquilo que foi acordado com o patrão o seu salário, em troca da venda de sua força de trabalho para geração de capital e não justamente pela produção do resultado final do Trabalho, ou seja, a mais valia é tudo o que o proletariado produz sobre os meios de produção e não recebem por ele.

Na perspectiva de Max Weber a sociologia observa e analisa os fenômenos que ocorrem na sociedade através das ações do indivíduo.

A ação social explica a realidade social, mas não são realidades sociais. Assim descreve a ação social em quatro modalidades onde a conduta humana é dotada de sentidos e subjetividade.

. Ação racional em relação a um fim -a ação produto da escolha do indivíduo depois de analisado os objetivos a ser alcançado.

. Ação racional em relação a um valor-conduta pela qual o indivíduo se orienta pautada em valores incorporados.

. Ação social afetiva -ação relacionada a emoção baseada no sentimento no afeto.

. Ação social tradicional-fonte motivadora por meio de costumes, aquilo que leva o indivíduo a tomar decisões baseadas em tradições arraigados no coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com