TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Danubio

Artigos Científicos: Rio Danubio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 7

Rio Danúbio

O Danúbio é o segundo maior rio da Europa em comprimento (o maior é o rio Volga) com 3.020 km.

Características e informações importantes:

- A nascente do rio Danúbio fica na Floresta Negra (região sudoeste da Alemanha).

- A foz fica no Mar Negro no delta do Danúbio (em território da Romênia).

- Ele atravessa grande parte do continente europeu no sentido de oeste a leste.

- Países por onde passa: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Hungria, Moldávia, Romênia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia.

- Grandes cidades por onde passa: Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado.

- Principais rios afluentes: Lech, Iller, Drava, Inn, Sava, Morava, Tisza, Prut, Timok, Arges e Traun.

- Área da bacia (captação): 800.000 km²

- Vazão média do rio: 6.500 m³/s.

- Altitude da nascente: 1.078 metros.

Curiosidades:

- Em alemão o rio Danúbio é chamado de Donau, em eslovaco de Dunaj, em húngaro de Duna e em croata de Dunav.

- O Danúbio é o único rio da Europa que flui de oeste para leste.

- Cerca de 83 milhões de habitantes (estimativa 2011) moram em cidades localizadas às margens do rio Danúbio.

O Danúbio corresponde a um rio europeu que ocupa o segundo lugar em extensão, superado somente pelo rio Volga.

O rio Danúbio é favorável à navegação em grande parte de seu trajeto. Sua nascente está localizada na Floresta Negra, em território alemão. O rio possui 2850 quilômetros de extensão até desaguar no mar negro.

Além de seu potencial de navegação, serve para delimitar territórios, ou seja, usado como fronteira natural de dez países europeus. O rio corta importantes cidades europeias tais como Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galati.

O Danúbio possui uma bacia que abrange uma área de 795 686 quilômetros quadrados, para compor suas águas ele necessita de seus afluentes, desses os principais são os rios lller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza e Prut. Os países que fazem parte da bacia do Danúbio são: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Romênia e Ucrânia.

No sistema de transporte, o rio Danúbio ocupa um lugar de destaque, pois é utilizado como um importante ponto de ligação entre distintos lugares dentro da Europa. Suas águas são importantes fontes de renda, uma vez que percorre diversas áreas de elevados níveis industriais e também importantes centros urbanos.

O Danúbio não é marcado somente pelo seu potencial econômico e logístico, mas também pelo elevado volume de poluentes que recebe ao longo de seu trajeto pelo continente, poluentes esses oriundos de diferentes fontes, desde resíduos urbanos até industriais. O que ameniza a poluição é a sua foz que possui a capacidade de reter os poluentes, isso ocorre por causa da grande biodiversidade existente no local, principalmente por que se trata de uma das áreas de conservação da Europa. Geografia [editar]

"Nascente do Danúbio", Donaueschingen.

O Danúbio, em Budapeste.

O Danúbio é uma importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 000 km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s.

O rio tem sua fonte na Floresta Negra, a 60 km a noroeste do lago Constança (alemão Bodensee), na Alemanha, a partir de dois pequenos ribeirões chamados Brigach e Breg, que se juntam emDonaueschingen (Alemanha) e são chamados Danúbio dali em diante. Atravessa em seguida o norte de Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungriado norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da Sérvia e Montenegro, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia, e também entra a Romênia e a Bulgária, antes de desaguar no mar Negro na Romênia, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.

O delta do Danúbio é uma região natural protegida na Romênia, principalmente na floresta Letea, de aspecto tropical. Está classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia se inquieta pelas repercussões no meio ambiente da construção do canal de Bystroe pela Ucrânia.

Visão geral [editar]

O Danúbio é formado por dois córregos que descem da Floresta Negra, o Breg e o Brigach. O Breg sobe perto de Furtwangen, com 1.078 metros de altitude. Tendo uma rota mais longa, a sua fonte, está localizado a apenas cem metros da linha da bacia hidrográfica do rio Reno, é considerada a origem geográfica do Danúbio.3 As duas correntes se encontram em Donaueschingen, onde formam um chafariz monumental chamado de "Donauquelle", simbolizando a fonte oficial do rio.4 O Danúbio atravessa, em seguida, a Baviera, as cidades de Sigmaringen, Ulm,Regensburg e Passau, e do norte da Áustria (via Linz e Viena), ao longo do sul da Eslováquia através de Bratislava, em toda a Hungriade norte ao sul através de Budapeste, ao longo da Croácia para o leste, através do norte da Sérvia por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Roménia e entre a Roménia e a Bulgária, antes desaguar no mar Negro na Romênia, formando um grande delta que faz fronteira com a Ucrânia. A Moldávia tem acesso a cerca de 300 metros para a margem esquerda do rio.

O delta do Danúbio é uma área natural protegida na Romênia. É classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia inaugurou em 1984 um canal de 64 km de Cernavodă diretamente para o mar Negro como um atalho para 400 km.5

A contribuição de diferentes países ao longo do fluxo do Danúbio é a seguinte: Áustria (22,1%), Roménia (17,6%), Alemanha (14,5%), Sérvia (11,3%), Bósnia (8 , 8%), Croácia (6,4%), Hungria (4,3%), Ucrânia (4,3%), Bulgária (3,7%), Eslovénia (3,1%), Eslováquia (1,9 %), República Checa (1,2%), Moldávia (0,7%).6

A população localizado na bacia do Danúbio foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com