TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Isar E Rio Anacostia

Exames: Rio Isar E Rio Anacostia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 4

Rio Isar, Alemanha

O rio Isar, conta com 270km de extensão e se situa ao sul da Bavária, onde se situam cidades importantes como Munique.

Segundo Arzet (2010), cerca de 95% da população da Alemanha contam com serviços de coleta e tratamento de esgotos, diminuindo a poluição orgânica. Contudo, existem outros problemas ambientais que prejudicam a qualidade dos rios alemães, como os casos de poluição difusa, ou seja, aquela onde não existe somente um foco definido de poluição, sendo a sua origem difusa, vinda principalmente, das práticas agrícolas nas bacias hidrográficas. Outro problema que acaba influenciando de forma impactante os rios ocorre nas mudanças estruturais de origem humana que resultaram em canalizações na maioria dos rios alemães. As canalizações acabam alterando as margens e o leito dos rios, o que causa a perda das funções ecológicas e da interação com as águas subterrâneas que fluem ao longo desses ecossistemas.

Com o objetivo de recuperar o rio, o State Office of Water Management Munich iniciou, no ano de 2000, o Plano Isar com a finalidade de renaturalização do rio.

Em síntese, os princípios da restauração de rios são formadas por diferentes passos: inicialmente, foram removidos os diques de concreto, alargadas a seção do rio e a margem foi aplainada. No segundo estágio, rio se torna mais irregular, tendo seu próprio desenvolvimento dependendo do formato da área que está em sua volta. O terceiro estágio é a sucessão natural a um espaço de vida, ou seja, um autodesenvolvimento do rio e que, independentemente das pessoas ao longo do rio, vai desenvolver seus arredores por si próprio.

Outra questão relevante para o rio é o material flutuante, como parte de guarnecimento do rio. Anteriormente, quando tratava-se de limpeza de rios, havia um esforço natural de simplesmente retirar tudo, somente limpar o rio de todos os restos e de todos os depósitos que ali eram jogados. Não se faz isso mais. Agora é muito importante que exista material flutuante e restos no rio como formas de habitat e troca energética para peixes e macroinvertebrados.

Atualmente, existem registros da distribuição de peixes, o que não era possível fazer em anos anteriores, pois não havia peixes. As pessoas aproveitam o rio, divertindo-se, em horas de lazer, banhando-se e utilizando o rio de maneiras diferentes.

Rio Anacostia, Washington, DC

O rio Anacostia, conta com 40 km de extensão, e está situado na Baía de Chesapeak em Washington. Apresentando ao longo de seu curso uma grande concentração urbana e uma população de 1,1 milhão de pessoas, além de muitas áreas impermeabilizadas por ruas, estacionamentos e telhados, fatores que acabam contribuindo diretamente para o aumento da poluição difusa.

Segundo Connolly (2010), nos Estados Unidos, a lei Clean Water Act, de 1972, é bastante eficaz no controle de lançamentos de efluentes das fábricas e outras fontes pontuais de poluição. Contudo, não abrange o controle da poluição difusa, fonte principal de poluição do rio Anacostia.

A maioria dos problemas de poluição nesse rio tem origem na água da chuva, ou seja, no escoamento destas águas, já que a chuva provoca a lixiviação de poluentes originados dos automóveis, como o nitrogênio e seus derivados presentes nos combustíveis. Quando ocorre muita chuva, acontece o transbordamento do esgoto doméstico que atinge o rio, carregando nutrientes e bactérias, além dos resíduos sólidos urbanos. Outro fator que acaba prejudicando o rio é a poluição térmica originada pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com