TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio São Francisco

Por:   •  11/10/2016  •  Dissertação  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Rio São Francisco

Também conhecido popularmente com “Velho Chico” possui sua nascente na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.

Possui cerca de 2800km de extensão e escoa no sentido Norte-Sul. O que leva a comparação com o Rio Nilo, na África. Entretanto o Rio São Francisco é um rio totalmente brasileiro abrangendo 5 estados.

A Bacia Hidrográfica do São Francisco é de formação Urucuia, constituída por arenito que predominam nas cores cinza, róseo e vermelho. Possui uma camada fina de cimento argiloso o que indica uma alternância de períodos climativos o que influenciou sobre a deposição de arenito.

A bacia do São Francisco é tipicamente de Planalto onde se destacam por três aspectos: Plataforma aplainada, baixadas e Encosta de Planalto. O relevo é variável com ocorrência de escarpas íngremes, áreas suavemente onduladas, onduladas e fortemente onduladas, com altitudes de 500 a 700 m. Seu canal principal é retilíneos com baixa sinuosidade, isso ocorre devido ao relevo com declividade acentuada, suas águas escoam com velocidade e possui grande capacidade erosiva.

A Bacia Sanfranciscana é de formação recente, pelos estudos analisados, formou-se na Era Mesozóica e possui cobertura sedimentar e escoou por plataformas e escudos Pré-Cambrianos onde ocorreu um intenso processo de sedimentação o que originou as planícies.

A área Pré-Cambriana da Bacia do rio São Francisco é coberta por rochas sedimentares sem muitas modificações (metamorfismo) e pouco dobradas na qual boa parte é de calcário.

De acordo com esses estudos existe uma suspeita de que um grande ciclo orogenético em média à 2 bilhões de anos tenha perturbado as rochas mais antigas da faixa pré-cambriana da região do rio São Francisco.

A drenagem que predomina no Velho Chico, assim como na maioria dos rios brasileiros é a exorréica, isto é, os rios correm em direção ao mar. A bacia do São Francisco possui uma área de drenagem de 639,219km2, representando 7,5% do território brasileiro. O condicionamento da drenagem é consequente, visto que à genética, proposta por Horton (1945) (apud GUERRA; SANDRA, 2001. p.224.) temos: Rios consequentes - considera-se a inclinação do terreno, onde de modo geral, coincide com o mergulho das camadas geológicas que origina cursos retilíneos;

Para melhor estudo, devido a sua extensão e aos diferentes ambientes percorridos a bacia do São Francisco foi dividida em 4 unidade fisiográficas: Alto São Francisco, Médio São Francisco, Submédio São Francisco e Baixo São Francisco.

A bacia do São Francisco possui 36 afluentes, destes apenas 19 são perenes. A área de drenagem dos afluentes não está situada no Polígono da Seca, o que potencializa a quantidade de água no leito. O rio São Francisco é perene, alimentado por escoamento subsuperficiais, o que proporciona uma alimentação contínua.

Referência:

GUERRA, Antônia José Teixeira; Cunha Sandra Batista da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 4ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. pp. 223-224-225.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com