TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seca - Desertificação e Queimadas

Por:   •  12/9/2015  •  Seminário  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO: seca – desertificação e queimadas

Nomes: Gardênia Mendes Dias, Ihara Santos Sousa, Luana Caroline Silva, Milena de Paula e Renata Santos Miranda.

: 13, 17, 20, 27 e 31.

Data: 01/06/2015

2 º ETIM

Seca é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação de chuvas numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Além de atividades naturais, os agentes exógenos também são responsáveis pelas secas, tais quais as queimadas, a pecuária, etc. O uso do fogo é uma prática recorrente para a renovação de pastagens e para a liberação de novas áreas para a agropecuária. No entanto, essas práticas requerem controle e manejo do fogo para a abertura de pastos e áreas agrícolas. Quando não controlado, inicia-se o processo de incêndio florestal, principalmente nos períodos mais quentes do ano. Enquanto as queimadas avançam, a parcela de solo degradado no país aumenta e botamos nosso solo em desertificação.

Desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva).

A desertificação representa um enorme problema e prejuízo para o homem, uma vez que a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e o nível de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e aumentando a fome e a pobreza.

 O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para "segurar" o solo.

Assim, conhecemos neste trabalho, os principais locais onde a incidência de secas e desertificação ocorrem, além dos motivos que às causam. Por fim compreendemos a gravidade destes processos tanto para o homem, quanto para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com