TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensoriamento Remoto

Trabalho Escolar: Sensoriamento Remoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O acelerado processo de crescimento das cidades é um fenômeno constante na realidade atual. Faz-se necessário um monitoramento permanente deste cenário. Neste sentido, o Sensoriamento Remoto apresenta-se como um instrumento de grande potencial para o levantamento e avaliação, devido à possibilidade de monitoramento em tempo quase real.

O estudo de áreas urbanas pode ser feito em várias escalas de acordo com a abordagem definida. Nestas diferentes escalas de abordagem, estão presente os produtos de sensores remotos.

A primeira escala de abordagem é aquela que tem por objetivo identificar a estrutura urbana-regional, ou seja, a visão da cidade e do seu entorno. Foresti (1990) acrescentou que os sensores remotos orbitais proporcionam uma visão integrada que permite avaliar as condições ambientais urbanas e, a análise multitemporal favorece o estudo de acompanhamento e alteração da expansão urbana.

A segunda escala de abordagem é o estudo do espaço intra-urbano, isto é, a estrutura interna da cidade e a distribuição dos elementos que compõem este ambiente. A fotografia aérea é a mais utilizada para isto devido à resolução espacial fina. Porém o alto custo de aquisição e processamento destes dados torna o seu uso economicamente inviável em muitos casos, principalmente se forem necessárias atualizações freqüentes de informação.

O conhecimento das característica espectrais dos alvos urbanos é uma informação importante na classificação do uso do solo através de imagens de satélites. Isto porque os alvos intra-urbanos são integrados num mesmo pixel quando se usa sensores de baixa resolução. Por esta razão o conhecimento do comportamento espectral dos componentes do pixel pode ser útil para a aplicação de modelos de mistura que permitem a decomposição da radiância em proporções de radiâncias de elementos puros ou “endmembers”.

As imagens dos sensores orbitais, disponíveis no momento, devido a baixa resolução espacial apresentam limitações na discriminação de alvos urbanos. Para os sensores de alta resolução espacial, por exemplo: Ikonos, Quick bird, o conhecimento do comportamento espectral de alvos urbanos não é relevante, porque o reconhecimento é feito pela forma, textura, arranjo e não espectralmente.

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

O espectro eletromagnético é a distribuição da intensidade da radiação eletromagnética com relação ao seu comprimento de onda ou frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com