TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintaxe a gente luta mas come fruta

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 3

A gente luta, mas come fruta

Os vídeos nos mostram como é a vida dos índios da tribo Ashaninka, uma das tribos mais civilizadas que temos em nossa região. Além de alguns falarem nosso idioma, eles têm contato com nossas tecnologias atuais, o que os torna um povo atualizado mesmo sendo uma tribo bem distante da capital do estado, entretanto, para hoje ser uma tribo civilizada e pacífica, passaram por muitos problemas, o principal deles foi a violência do homem branco que entravam em suas terras para desmatar e roubar suas riquezas. Muitas foram as lutas desses indígenas para tirarem os brancos de suas terras na década de 90, até que em 1992, com a ajuda da FUNAI e da polícia, conseguiram delimitar suas terras e expulsar os homens brancos que a desmatavam. Os mais velhos da tribo ainda relatam que quando cortavam madeira e caucho para os patrões eles eram explorados e muitas vezes enganados chegando a receber cachaça como pagamento por seus serviços. Dessa forma eles enriqueciam os patrões e ficavam a mercê da pobreza e da necessidade.

Após 1992 muita coisa mudou e os indígenas passaram a prosperar, respeitando a natureza sem destruí-la e cultivando diversos tipos de alimentos. Além de produzirem boa parte de seus alimentos (com a ajuda de verba federal que era para comprar suprimentos para eles) os índios caçam animais silvestres e pescam para sua subsistência, entretanto quero frisar que até a pesca era condicionada para não prejudicar a natureza.

Outro ponto positivo é que os índios estudam nas aldeias, a educação indígena está presente na tribo Ashaninka, o vídeo mostra um professor ensinando matemáticas às crianças, que desde pequenas também são ensinadas a plantar e a cultivar frutas. Além da matemática os índios aprendem geografia, os adultos aprendem sobre as florestas, igarapés e rios da região, aprendem seus nomes e as delimitações de terras existentes no estado.

Com o passar do tempo, a civilização já era parte integrante da tribo indígena Ashaninka, o vídeo mostra uma reunião entre os membros da tribo em que o pajé relata como foi a trajetória de seu povo, suas lutas até chegarem onde estão atualmente. Hoje, os indígenas vivem de artesanato, usam madeira para fazerem diversos tipos de itens artesanais, em contrapartida, fazem o reflorestamento em suas florestas.

Os indígenas sempre fazem patrulhamento de suas fronteiras e usam além de flechas, espingardas. Muitas dessas patrulhas são em busca de caçadores que adentram suas terras em busca de caça. Caso os índios peguem os caçadores, eles tomam suas armas e os expulsam de suas terras. Quando os Ashaninkas acham homens que estão desmatando a floresta em suas terras, a primeira reação deles é a de matar os malfeitores da floresta, como no caso dos peruanos citados no vídeo.

Outra atividade realizada pelos Ashaninkas é o remanejamento de tracajás que passou a ser feito a partir de 2001. Centenas de tracajás são criados em açudes, feitos pelos próprios índios, que aprenderam melhores técnicas de manejo.

Concluindo, o vídeo nos mostrou como rica é a vida dos indígenas da tribo ashaninka e como a civilização os tornou um povo sabedor de diferentes técnicas de preservação e de subsistência, e ainda como eles se importam em defender e preservar a natureza, protegendo-a do desmatamento por parte dos brancos e peruanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com