TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo

Seminário: Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

• Tomada do poder pelo proletariado (o proletariado produz algo a partir da natureza, enquanto que o trabalhador pode apenas oferecer algo já produzido, o que diferencia o significado entre ambos.)

• A classe proletária pôde enxergar uma solução no socialismo, que figurava como um acervo de ideias que tinha como objetivo a implantação de um modelo de sociedade mais justa, para extinguir a sociedade de classes, na qual os capitalistas exploram os trabalhadores.

• No socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.

• Como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões.

• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc .Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.

• Tem como uma das principais ideias negar as Sociedades Capitalistas pois este preveligia uma sociedade dividida em classes, e simplifica a luta de classes ao separar toda a sociedade em apenas duas classes; a dominadora e a dominada. (proprietários burgueses) e trabalhadores (proletariado)

• Cuba está um tanto parecida com o Brasil na questão social, mas um pouco mais desenvolvida, principalmente em saúde e educação.

• Brasileiros que não encontram vagas nas universidades no Brasil, vão para Cuba efetuar os estudos. (Acho interessante quando me fazem a pergunta: mas por que Cuba? Ninguém nunca me pergunta: por que não estudou aqui no Brasil? A resposta é que o meu país não me abriu as suas portas." )

• A taxa de mortalidade em Cuba é de 4,6 para mil crianças nascidas, e a expectativa de vida é de 77,9 anos (dados de janeiro de 2013). No Brasil, a taxa de mortalidade é de 15,6% para mil bebês nascidos (IBGE/2010).

• Em 2012, Cuba formou 11 mil novos médicos. Deste total, 5.315 são cubanos e 5.694 vêm de 59 países principalmente da América Latina, África e Ásia. Desde a Revolução Cubana em 1959, foram formados cerca de 109 mil médicos no país. O país tem 161 hospitais e 452 clínicas para pouco mais de 11, 2 milhões de habitantes.

• Na pesquisa, divulgada pela agência de notícias RIA-Novosti, a maioria das pessoas afirmou que o sistema socialista tem vantagens se comparado ao capitalista. As principais estão na segurança do sistema social (71% contra 13%), nas possibilidade de receber uma educação digna (63% contra 21%), no caráter acessível e de boa qualidade da assistência médica (60% contra 22%), na igualdade de oportunidades para todos os membros da sociedade (62% contra 17%), na harmonia de relações entre diversos povos e etnias (62% contra 17%), nas garantias de segurança pessoal e ordem pública (54% contra 18%).

• três ideias que são basilares: O princípio fundamental de que é ao Estado a obrigação de garantir o bem-estar comum; A defesa de uma economia de mercado triangular, regulada institucionalmente, onde se funde a iniciativa privada, a iniciativa pública e a iniciativa social; A preocupação progressista no desenvolvimento sustentável e a coesão social, respeitando sempre os direitos humanos;

Frases:

“A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes”.

(Karl Marx)

“Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu própio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez. (Simone de Beauvoir)”

Publicado el Miércoles, 30 Noviembre -0001 00:00

Escrito por Alan Woods

O grau de monopólio tem atingido uns extremos insuspeitados. Há pouco o conhecido escritor e jornalista progressista John Pilger publicou os seguintes dados muito reveladores da atual situação a nível mundial: a General Motors é maior que a economia da Dinamarca, a Ford maior que a África do Sul e assim muitos outros exemplos.Isso quer dizer que as diferenças entre ricos e pobres também estão aumentando a um ritmo vertiginoso. Para por um só exemplo: o salário de Tiger Woods, o jogador de golf norte-americano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com